Whatsapp icon Whatsapp

Minotauro

O Minotauro é uma criatura da mitologia grega conhecida por possuir o corpo humano, mas a cabeça e o rabo de um touro e por ter um comportamento feroz.
Representação do Minotauro no labirinto em que foi aprisionado.
Na mitologia grega, o Minotauro é uma criatura parte humana e parte touro.

O Minotauro é uma criatura mencionada na mitologia grega, sendo descrito como um ser monstruoso que possui o corpo de ser humano, mas sua cabeça e rabo são como de um touro. O Minotauro era temido nos mitos porque era uma criatura feroz que se alimentava de seres humanos, por isso era mantido aprisionado em um labirinto.

Leia também: Medusa — uma criatura da mitologia grega conhecida por sua aparência horrenda

Resumo sobre Minotauro

  • Minotauro é uma criatura da mitologia grega que tem o corpo de ser humano, mas a cabeça e o rabo são de touro.

  • Nasceu fruto da relação de Pasífae, esposa de Minos, o rei de Creta, com um touro dado a Minos por Poseidon.

  • Minotauro possuía um comportamento feroz e se alimentava de seres humanos.

  • Foi aprisionado em um labirinto e era alimentado por jovens enviados por Atenas para serem sacrificados em Creta.

  • Foi assassinado por Teseu, filho de Egeu, o rei de Atenas.

Minotauro na mitologia grega

O Minotauro é um personagem da mitologia grega, descrito como um ser monstruoso que possui o corpo de ser humano, mas a cabeça e o rabo de um touro. Essa criatura também é descrita como possuidora de um comportamento feroz, e sua condição bestial faz com que se alimente de seres humanos.

Os mitos gregos contam que o Minotauro possuía um nome próprio que foi dado por sua mãe. O nome dele era Astério, que significa “senhor das estrelas”. Já a palavra “minotauro” é resultado da junção de duas palavras do idioma grego: minos e tavros. A fusão das duas palavras em “minotauro” significa “touro de Minos”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como o Minotauro nasceu?

O nascimento de Minotauro tem relação com a disputa de Minos pelo trono de Creta. Ele disputava esse trono com os seus irmãos Radamanto e Sarpedão e, para demonstrar a sua superioridade, fez uma prece para Poseidon. Minos pediu que o deus dos mares desse a ele um belo touro para que ele pudesse sacrificá-lo em homenagem ao próprio Poseidon.

Assim aconteceu, e Minos recebeu o touro do deus dos mares, o que encantou os irmãos de Minos, fazendo com que eles cedessem o trono de Creta para seu irmão. Ao assumir, Minos demonstrou ser um rei tirano e tornou-se muito vaidoso por causa de sua posição. Ele expulsou seus irmãos da ilha e não cumpriu a promessa a Poseidon, sacrificando outro touro.

Isso não agradou a Poseidon, e Minos acabou sendo punido. Aqui, o mito se divide em diferentes versões, que afirmam que a punição pode ter sido causada por Poseidon; ou que a punição foi dada por Afrodite, após ser convencida por Poseidon; ou que essa punição foi dada por Afrodite, mas por outra razão que não tinha ligação com as ações de Minos.

A punição se abateu sobre Pasífae. A esposa de Minos foi colocada sob um encantamento que a fez se apaixonar pelo touro que Poseidon havia dado a Minos. Pasífae então solicitou que dois artesãos, chamados Ícaro e Dédalo, fabricassem uma vaca de madeira para que ela pudesse se abrigar no interior dela.

A vaca de madeira foi usada para chamar a atenção do touro, fazendo com que ele acasalasse com esse objeto. Acontece que no interior da vaca de madeira estava Pasífae, e, assim, o touro copulou com a esposa de Minos. Dessa união nasceu Astério, nome que ela deu ao Minotauro.

Veja também: Héstia — a deusa grega que era sempre a primeira a receber sacrifícios em eventos públicos

Minotauro e o aprisionamento no labirinto

Pasífae cuidou de Minotauro durante sua infância, mas à medida que ele foi crescendo, seu comportamento se tornou feroz, o que tornou inviável o convívio com ele. Para piorar, Minotauro passou a se alimentar de seres humanos, e com isso Minos decidiu aprisioná-lo em um labirinto, devido à sua ferocidade.

O labirinto foi construído por Ícaro e Dédalo, afinal eles haviam construído a vaca de madeira para que Pasífae pudesse trair Minos com o touro anos atrás. Depois que o labirinto foi construído, Minotauro foi lá aprisionado e passou a ser alimentado com jovens que eram enviados para Creta para serem sacrificados para a criatura.

Esses jovens eram parte de um tributo que era pago por Atenas para Creta, e esse tributo se estabeleceu depois de um conflito vencido por Creta. O conflito foi iniciado por Minos, porque seu filho, Androgeu, foi assassinado por atenienses que tinham inveja das habilidades atléticas dele. Outra versão fala que ele foi morto pelo touro que Minos havia recebido de Poseidon.

Como o Minotauro morreu?

Na terceira remessa dos jovens de Atenas para serem sacrificados estava Teseu. Ele era filho de Egeu, rei de Atenas, e solicitou que fosse enviado para Creta porque ele desejava assassinar o Minotauro. Chegando em Creta, Teseu foi ajudado por Ariadne, filha de Minos, porque a jovem apaixonou-se pelo herói ateniense.

Teseu foi orientado a amarrar uma das pontas de uma corda na saída do labirinto e outra em sua cintura, fazendo com que ele não perdesse a saída. Depois que entrou no labirinto, Teseu encontrou Minotauro e o assassinou, mas o mito grego tem diferentes versões sobre como isso aconteceu. Uma versão fala que ele usou uma espada de Egeu, outra fala que ele usou uma maça de armas e outra versão fala que Teseu usou as próprias mãos para matar a criatura.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Afrodite
Clique para conhecer mais sobre Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Conheça histórias dela na mitologia grega e como era o seu culto na Grécia.
Apolo
Acesse o link e saiba mais detalhes sobre Apolo, um dos principais deuses da mitologia grega. Conheça os amores frustrados desse deus.
Cretenses
Acesse e descubra detalhes dos cretences, civilização antiga que habitou a ilha de Creta. Entenda como se estabeleceram lá, e conheça o seu modo de vida.
Deuses gregos
Conheça mais sobre os deuses gregos. Acompanhe como a mitologia grega trata o surgimento desses deuses, e veja quais eram suas características principais.
Hera
Clique e saiba mais sobre Hera, importante deusa da mitologia grega. Veja as histórias que envolviam essa divindade nos mitos gregos.
Medusa
Clique aqui e saiba detalhes sobre Medusa, uma górgona presente na mitologia grega. Conheça o famoso mito a respeito de sua morte.
Poseidon
Clique e acesse para conhecer mais sobre Poseidon, deus grego dos mares e dos oceanos. Veja quando se iniciou o culto a esse deus e o que a mitologia fala dele.
Zeus
Saiba mais sobre Zeus, o deus supremo na religiosidade dos gregos antigos. Entenda como ele se tornou uma divindade de tamanha importância para essa civilização.