Nomenclatura dos peróxidos
A nomenclatura dos peróxidos, assim como a de outros compostos (por exemplo, óxidos, ácidos, bases e sais), segue obrigatoriamente uma regra para facilitar o reconhecimento desses compostos.
A regra de nomenclatura dos peróxidos é:
Peróxido + de + nome do elemento
Vale ressaltar que os elementos químicos que formam os peróxidos são os metais alcalinos, os metais alcalinoterrosos, o hidrogênio, a prata e o zinco, por isso não é utilizado algarismo romano após o nome do elemento indicando o NOX, já que esses elementos apresentam NOX fixo. Metais alcalinos, hidrogênio e prata apresentam NOX fixo +1, e os metais alcalinoterrosos e o zinco apresentam NOX +2.
Além disso, as fórmulas dos elementos químicos que formam os peróxidos sempre apresentam dois átomos de oxigênio, com um ou dois átomos desses elementos:
YO2 ou X2O2
Observação: A fórmula do peróxido apresenta dois átomos do metal (X2O2) apenas no caso da presença de metais alcalinos ou prata.
Acompanhe a seguir alguns exemplos de aplicação da nomenclatura dos peróxidos.
1º Exemplo: peróxido com lítio
Li2O2
Seguindo a regra de nomenclatura e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento lítio, o nome desse composto é peróxido de lítio.
2º Exemplo: peróxido com magnésio
MgO2
Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento magnésio, logo seu nome é peróxido de magnésio.
3º Exemplo: peróxido com prata
Ag2O2
Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento prata, logo seu nome é peróxido de prata.
4º Exemplo: peróxido com zinco
ZnO2
Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento zinco, logo seu nome é peróxido de zinco.
5º Exemplo: peróxido com hidrogênio
H2O2
Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento hidrogênio, logo seu nome é peróxido de hidrogênio.