Whatsapp icon Whatsapp

Nomenclatura dos peróxidos

A nomenclatura dos peróxidos utiliza uma regra fixa, como a usada em outras funções inorgânicas, variando apenas com relação ao nome do elemento presente nesses compostos.
Exemplo clássico da nomenclatura de um peróxido
Exemplo clássico da nomenclatura de um peróxido

A nomenclatura dos peróxidos, assim como a de outros compostos (por exemplo, óxidos, ácidos, bases e sais), segue obrigatoriamente uma regra para facilitar o reconhecimento desses compostos.

A regra de nomenclatura dos peróxidos é:

Peróxido + de + nome do elemento

Vale ressaltar que os elementos químicos que formam os peróxidos são os metais alcalinos, os metais alcalinoterrosos, o hidrogênio, a prata e o zinco, por isso não é utilizado algarismo romano após o nome do elemento indicando o NOX, já que esses elementos apresentam NOX fixo. Metais alcalinos, hidrogênio e prata apresentam NOX fixo +1, e os metais alcalinoterrosos e o zinco apresentam NOX +2.

Além disso, as fórmulas dos elementos químicos que formam os peróxidos sempre apresentam dois átomos de oxigênio, com um ou dois átomos desses elementos:

YO2 ou X2O2

Observação: A fórmula do peróxido apresenta dois átomos do metal (X2O2) apenas no caso da presença de metais alcalinos ou prata.

Acompanhe a seguir alguns exemplos de aplicação da nomenclatura dos peróxidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1º Exemplo: peróxido com lítio

Li2O2

Seguindo a regra de nomenclatura e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento lítio, o nome desse composto é peróxido de lítio.

2º Exemplo: peróxido com magnésio

MgO2

Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento magnésio, logo seu nome é peróxido de magnésio.

3º Exemplo: peróxido com prata

Ag2O2

Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento prata, logo seu nome é peróxido de prata.

4º Exemplo: peróxido com zinco

ZnO2

Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento zinco, logo seu nome é peróxido de zinco.

5º Exemplo: peróxido com hidrogênio

H2O2

Seguindo a regra de nomenclatura, e observando que na composição desse peróxido há a presença do elemento hidrogênio, logo seu nome é peróxido de hidrogênio.

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
Nomenclatura das bases
Conheça todas as particularidades da regra de nomenclatura das bases e aprenda a utilizá-la com exemplos práticos.
Nomenclatura dos sais
Clique e aprenda a realizar a nomenclatura dos sais neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen.
Nomenclatura dos ácidos
Você sabe qual é a nomenclatura dos ácidos? Leia o texto e entenda como é feita essa nomenclatura. Veja as regras usadas para nomear os ácidos.
Nomenclatura dos óxidos
Clique e conheça as regras de nomenclatura utilizadas para realizar a nomenclatura de óxidos (iônicos e moleculares).
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!