Zooplâncton

Zooplâncton é um termo que se refere a organismos heterotróficos que vivem em suspensão no ambiente aquático e têm capacidade de locomoção reduzida.
O zooplâncton é formado por organismos heterotróficos.

Zooplâncton é uma das divisões do plâncton, formada por organismos exclusivamente heterotróficos. Denominamos plâncton o conjunto de organismos, normalmente microscópicos, que são encontrados vivendo em suspensão na água e que têm capacidade de locomoção reduzida, deslocando-se com as massas de água.

Diferentes organismos fazem parte do zooplâncton, tais como vermes, protozoários, crustáceos, moluscos e larvas de peixes. Alguns desses vivem no plâncton por toda a vida (holoplâncton), outros passam apenas uma parte do ciclo de vida no grupo (meroplâncton). O zooplâncton faz parte da cadeia alimentar aquática, sendo, portanto, extremamente importante para o equilíbrio do ecossistema.

Leia também: Pirâmides ecológicas — úteis na representação dos níveis tróficos de um ecossistema

Resumo sobre zooplâncton

  • Plâncton é o nome dado a um conjunto de organismos, geralmente microscópicos, que ficam suspensos na água.

  • Zooplâncton é a divisão do plâncton que engloba organismos heterotróficos.

  • Protozoários, invertebrados, moluscos, ovos e larvas de peixes são alguns dos seus componentes.

  • Alguns dos seus componentes passam toda a sua vida no plâncton, sendo chamados de holoplâncton, e os que passam apenas uma parte da vida no conjunto são os meroplâncton.

  • Pode ser herbívoro, carnívoro, onívoro ou detritívoro a depender da espécie.

  • Desempenha importante papel nos ecossistemas aquáticos atuando no fluxo de energia e ciclo de nutrientes.

O que é zooplâncton

Zooplâncton é um termo derivado do grego, zoon, que significa “animal”, e plankton, que significa “à deriva”. Refere-se a uma comunidade de organismos, pertencente a diferentes grupos de seres vivos, que apresentam em comum o fato de serem heterotróficos e sua movimentação depender do movimento das águas. Vale destacar que, apesar de algumas espécies apresentarem capacidade de locomoção muito baixa ou quase nula, alguns componentes do zooplâncton podem se mover extensivamente.

Características dos zooplâncton

Como mencionado, zooplâncton são organismos heterotróficos que vivem em suspensão na água. Para isso, eles contam com algumas importantes características, tais como massa corporal reduzida, pequeno tamanho, alto teor de água em seu corpo, e superfície corporal maior que o volume.

No que diz respeito à coloração, geralmente, os organismos que compõem o zooplâncton são transparentes, o que ajuda na proteção contra predadores. Em algumas espécies, observa-se a ocorrência do fenômeno da bioluminescência, ou seja, a capacidade de emitir luz.

O zooplâncton pode ser encontrado em diferentes ecossistemas aquáticos, tais como rios, lagos ou oceanos. Nesses ambientes o grupo encontra seu alimento, sendo observadas diferentes dietas a depender da espécie estudada.

Alguns componentes do zooplâncton são herbívoros, alimentando-se de microalgas que formam o fitoplâncton, outras espécies, no entanto, podem comer pequenos invertebrados e até mesmo larvas de peixes, sendo, portanto, carnívoras. Há ainda espécies com dieta mista (onívoros) e aquelas que se alimentam de matéria orgânica morta (detritívoros).

Alterações no ambiente podem afetar drasticamente a comunidade de zooplâncton. Mudanças na temperatura, vento, nutrientes disponíveis na água e pH, por exemplo, podem afetar tanto na abundância de espécies como na composição do zooplâncton. Isso faz dele um importante indicador biológico da qualidade da água.

Leia também: Decompositores — seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes

Componentes do zooplâncton

Pequenos crustáceos estão entre os organismos que formam o zooplâncton.

O zooplâncton é formado por diferentes grupos de seres vivos, incluindo, por exemplo, protozoários, crustáceos, moluscos, cnidários, insetos, vermes e larvas de diferentes espécies. Quando comparamos o ambiente marinho com o ambiente de água doce, é possível perceber que naquele há uma maior diversidade biológica que neste.

Meroplâncton ou holoplâncton

Os componentes do zooplâncton podem ficar apenas uma parte do seu ciclo de vida no plâncton ou então viver no grupo por toda sua vida. Os organismos do primeiro caso são chamados de meroplâncton, e os do segundo são denominados holoplâncton.

Como exemplos do holoplâncton, também conhecido como plâncton permanente, temos os copépodos e eufausiáceos (krill), dois grupos de crustáceos. Larvas de peixes e invertebrados nos primeiros estágios de desenvolvimento são exemplos de meroplâncton ou plâncton temporário.

Leia mais: Tipos de ciclos de vida — haplobionte haplonte, haplobionte diplonte e diplobionte

Importância do zooplâncton

O zooplâncton é extremamente importante para os ecossistemas, uma vez que faz parte da cadeia alimentar aquática, exercendo, portanto, papel de condutor do fluxo de energia. Seus componentes podem ser herbívoros, carnívoros, onívoros ou detritívoros, existindo espécies que se alimentam de microalgas até pequenos vertebrados, como larvas de peixes. O zooplâncton serve de alimento para diferentes animais, fazendo parte da dieta de invertebrados, peixes e até grandes mamíferos, como baleias.

Quando as comunidades zooplanctônicas são afetadas, algumas populações de peixes, por exemplo, também são impactadas. Caso essas espécies tenham valor econômico, grandes prejuízos podem ser vistos. Não podemos nos esquecer ainda de que o zooplâncton é cultivado para alimentar peixes e camarões, além de ser usado para identificação da qualidade da água.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos