Enchentes no Brasil

Enchentes no Brasil provocam um grande número de vítimas fatais todos os anos. Esses eventos estão relacionados aos aspectos naturais e aos condicionantes sociais do país.
As enchentes são fenômenos recorrentes no território brasileiro.[1]

As enchentes no Brasil são fenômenos recorrentes causados por fatores naturais e condicionantes sociais. A ação do homem no meio, em especial por meio da transformação do espaço natural, é um potencializador das enchentes. Suas consequências estão atreladas às perdas econômicas e materiais.

O Brasil registra um alto número de enchentes todos os anos. O início do ano de 2022, por exemplo, foi marcado por inundações pelo país. As enchentes têm sido recorrentes no Brasil devido a questões naturais, sociais e climáticas. Esses eventos podem ser minimizados por meio de ações como a preservação do meio ambiente.

Leia também: Principais problemas ambientais brasileiros

Resumo sobre enchentes no Brasil

  • As enchentes têm como causas as questões naturais e os condicionantes sociais. Elas são potencializadas pela intervenção humana no meio natural.
  • O termo enchente difere-se dos conceitos de alagamento e inundação, sendo a enchente o transbordamento de um curso de água.
  • A desigualdade social característica do Brasil é um fator que provoca o aumento do volume de estragos causados pelas enchentes no país.
  • As consequências das enchentes envolvem prejuízos materiais e humanos. O número de vítimas fatais de enchentes no Brasil é considerado elevado.
  • As mudanças climáticas têm sido apontadas pelos especialistas como um fator que influenciará no aumento da ocorrência de enchentes no Brasil.
  • O Brasil registra todos os anos um alto número de enchentes. O início do ano de 2022 ficou marcado por desastres naturais relacionados às enchentes em diversas regiões do país.
  • As enchentes podem ser minimizadas por ações de controle do uso e ocupação do solo. A preservação da vegetação nativa também contribui para a minimização delas.

Quais as causas das enchentes no Brasil?

As enchentes são fenômenos naturais potencializados pela ação humana. No Brasil, elas estão comumente ligadas ao período chuvoso, que, apesar da diversidade climática do país, acontece principalmente no verão. Nesse período, o intenso volume de precipitações resulta no aumento do volume de água presente nos cursos de água do país.

Para além das questões naturais, as enchentes são influenciadas diretamente pelo processo de transformação do espaço natural pelo homem. Esse cenário é ainda mais preponderante no território brasileiro, considerando a marcante desigualdade social do país em conjunto com a fragilidade da legislação e fiscalização ambiental nacional.

O cenário econômico e social brasileiro resulta na potencialização das enchentes.[2]

Sendo assim, são exemplos de motivos comumente apontados para a potencialização das enchentes no Brasil:

  • ocupação desordenada do espaço;
  • remoção da vegetação nativa;
  • descarte inadequado de resíduos sólidos;
  • aumento da impermeabilização do solo;
  • canalização dos cursos de água, entre outros.

Como impedir as enchentes no Brasil?

As enchentes são fenômenos naturais e têm forte recorrência no território brasileiro devido às questões naturais do país. No entanto, há de se destacar que os desdobramentos das enchentes, em especial a sua potencialização, são causados pelas ações antrópicas. Sendo assim, tais consequências podem e devem ser evitadas tendo em vista o grande volume de prejuízos humanos e econômicos causados pelas enchentes. Assim, são exemplos de ações que podem ser adotadas para a minimização delas:

  • planejamento urbano e territorial;
  • processo adequado de uso e ocupação do solo;
  • criação de políticas habitacionais;
  • preservação das matas ciliares;
  • destinação correta de resíduos sólidos;
  • criação de reservas de preservação ambiental;
  • combate aos processos de erosão e sedimentação dos rios;
  • limpeza, monitoramento e conservação dos cursos de água.

Leia também: 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente

Quais as consequências das enchentes no Brasil?

As enchentes que ocorrem no território brasileiro provocam um grande volume de prejuízos humanos e econômicos. Essas inundações resultam em perdas econômicas para áreas residenciais, comerciais e industriais, especialmente nas zonas urbanas, além de contribuir para a disseminação de doenças e animais peçonhentos.

Ademais, destaca-se o prejuízo provocado pelas enchentes nas zonas rurais, por meio da perda de plantações, criações de animais e meios de infraestrutura, como as estradas. As enchentes no Brasil são responsáveis ainda por um número considerável de mortes, especialmente no período chuvoso.

Quais as diferenças entre enchente, alagamento e inundação?

Os termos enchente, alagamento e inundação são comumente apontados como sinônimos, porém eles possuem particularidades importantes, que devem ser consideradas para a sua utilização. Veja, a seguir, a conceituação correta de cada um deles:

  • Enchente: é o fenômeno natural que ocorre a partir do aumento do volume de água nos  cursos de água; está diretamente vinculado às questões humanas que provocam a sua potencialização.
  • Alagamento: é o processo de acumulação de água em determinada área; está vinculado especialmente às zonas urbanas, onde o escoamento de água da chuva, muitas vezes, é dificultado pelas intervenções humanas.
  • Inundação: é o processo provocado pelo transbordamento de água em determinado espaço; ocorre por meio natural, em rios e lagos, e também por meio antrópico, a partir do rompimento de uma represa, por exemplo.

Há uma frequência maior de enchentes no Brasil?

As enchentes são um fenômeno recorrente no Brasil, porém evidências científicas explicitam que esse fenômeno se tornou mais forte e recorrente nas últimas décadas. Esse cenário é explicado, em partes, pelo processo de predação do recursos naturais e de crescimento desordenado das zonas urbanas do país.

A desigualdade social característica do Brasil implica condições de moradia e economia que refletem diretamente na ocorrência de enchentes. Por sua vez, outro componente que explica a recorrência de enchentes no país é o cenário de mudanças climáticas em nível global. O aquecimento do planeta, em conjunto com outros fenômenos atmosféricos que sofrem com a intervenção humana, tem o potencial de provocar cada vez mais eventos chuvosos de grande escala, influenciando assim diretamente no transbordamento dos rios.

Leia também: Problemas ambientais rurais — os impactos que recaem sobre o espaço do campo

Quais foram as maiores enchentes ocorridas no Brasil?

As grandes enchentes no Brasil são um fenômeno comum e que ocorre todos os anos, provocando um grande volume de prejuízos humanos e econômicos. A lista a seguir apresenta desastres naturais de larga escala no Brasil atrelados a ocorrências de enchentes.

1967

Fortes chuvas atingiram o litoral norte do estado de São Paulo. A cidade de Caraguatatuba foi a mais atingida e registrou cerca de 436 mortes relacionadas às chuvas.

1979

As enchentes foram muito fortes na região do Vale do Rio Doce, entre Minas Gerais e Espírito Santo. Os registros apontam que houve 74 mortes.

2008

O estado de Santa Catarina foi atingindo por grandes enchentes no ano citado. Houve grandes prejuízos econômicos e cerca de 150 vítimas fatais.

2010

A região de Angra dos Reis (RJ) foi atingida por fortes chuvas. Houve mais de 50 vítimas fatais.

2011

Considerados o pior evento relacionado às chuvas no Brasil, enxurradas e deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro provocaram mais de 900 mortes.

2022

Muita chuva na Bahia e em Minas Gerais. Houve prejuízos materiais e humanos em centenas de cidades desses estados.

2024

As chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, desde o dia 29 de abril de 2024, causaram o que é considerada a maior tragédia socioambiental da história do estado. Os níveis de vários rios que atravessam o estado subiram, causando inundações em centenas de cidades. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas em mais de 440 municípios. Conforme a Defesa Civil, foram contabilizados 147 óbitos até o dia 13 de maio de 2024.

  • Videoaula sobre problemas ambientais brasileiros 

Créditos das imagens

[1] Joa Souza / Shutterstock

[2] Joa Souza / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Assoreamento
Entenda o que é o assoreamento, as suas causas e os fatores que intensificam esse problema socioambiental.
Ação antrópica
Saiba mais sobre o que é ação antrópica e quais são seus efeitos no meio ambiente. O texto a seguir irá ajudá-lo na compreensão do impacto (positivo ou negativo) causado pelas alterações provocadas pelo homem no meio ambiente. Saiba também quais são as ações antrópicas que podem favorecer a preservação do meio ambiente.
Doenças típicas de enchentes
Pobreza e enchentes: fator de risco para transmissão de doenças.
Enchentes
Saiba quais são as principais causas naturais e humanas das enchentes. Veja também as consequências geradas pelo transbordamento dos rios no espaço geográfico.
Leptospirose
Acesse o texto para conhecer os sintomas da leptospirose e o que ela causa no ser humano. Entenda também a relação entre enchentes e a transmissão da doença.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Os Problemas Provocados pelo Lixo
Os problemas provocados pelo Lixo, Quais são os problemas provocados pelo Lixo, As doenças provocadas pelo contato com o Lixo, a poluição das águas são problemas provocados pelo Lixo.
Regime fluvial
A variação do nível das águas de um rio em determinados período do ano.
Saneamento Ambiental
Saiba como se estrutura o saneamento ambiental, item primordial para a qualidade de vida no espaço das cidades.
Água: agente modelador do relevo
A influência das águas na superfície terrestre.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos