Eslováquia
A Eslováquia é um país da Europa Central. Historicamente, sempre esteve ligada aos checos, por meio da formação da Checoslováquia. foi alcançada em 1993.
Sua geografia é caracterizada pelo relevo montanhoso e pelo grande número de lagos. A população local, bastante envelhecida, desfruta de um elevado padrão de vida. Na economia, destaca-se a produção de bens manufaturados como automóveis e eletrônicos.
A cultura da Eslováquia mescla elementos de diversas populações eslavas. A capital, Bratislava, é um dos principais centros turísticos da Europa Central.
Leia também: A organização do espaço geográfico europeu
Resumo sobre a Eslováquia
-
A Eslováquia formava com Chéquia um único país, a Checoslováquia, sendo que a independência pacífica dos dois países foi alcançada em 1993.
-
Seu relevo montanhoso contribui para a formação de diversos lagos e cavernas, predominantes nas paisagens naturais do país.
-
Tem uma população bastante envelhecida em razão da baixa taxa de natalidade e da alta expectativa de vida.
-
Sua economia tem forte base industrial, com destaque para a produção de bens manufaturados, como automóveis e eletrônicos.
-
O turismo é uma atividade importante da Eslováquia e tem apresentado crescimento constante ao longo dos últimos anos.
-
É uma região de transição da Europa Central que reúne tradições culturais de diversos povos eslavos.
Dados gerais sobre a Eslováquia
-
Nome oficial: República Eslovaca
-
Gentílico: eslovaco
-
Extensão territorial: 49.035 quilômetros quadrados
-
Localização: Europa Central
-
Capital: Bratislava
-
Clima: temperado
-
Governo: república parlamentarista
-
Idioma: eslovaco
-
Religiões: 74% (cristianismo), 14% (ateísmo), 12% (outras)
-
População: 5.460.000 habitantes
-
Densidade demográfica: 113 habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,860 (muito elevado)
-
Moeda: Euro
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 116,75 bilhões
-
PIB per capita: US$ 21.380
-
Gini: 25%
-
Fuso horário: UTC+1
-
Relações exteriores:
-
Divisão administrativa: oito regiões, sendo elas:
Bratislava |
Trenčín |
Prešov |
Banská Bystrica |
Nitra |
Trnava |
Žilina |
Košice |
História da Eslováquia
O território eslovaco foi historicamente ocupado por povos como os checos, húngaros e austríacos. A população eslovaca, mesmo com um forte sentimento nacionalista, sempre esteve ligada a outros grupos étnicos. A reconfiguração do território local aconteceu após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando os checos e eslováquios, com boêmios e morávios, formaram um único Estado chamado de Checoslováquia.
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também interferiu diretamente na configuração territorial dos povos eslovacos. A invasão das forças soviéticas no território checoslovaco, em contraponto à influência nazista local, fomentou a construção de um governo central em Praga (Chéquia). Portanto, a Eslováquia permaneceu reunida com a Chéquia até 1993, quando se tornou oficialmente independente.
Etimologia da Eslováquia
O termo Eslováquia deriva do idioma eslavo, bastante comum na porção centro-oriental europeia, havendo algumas interpretações para ele. Há pesquisadores que apontam que o nome significa “terra dos povos que falam a mesma língua”, mas há também aqueles linguistas que defendem que Eslováquia refere-se à “terra dos povos da água”.
Geografia da Eslováquia
A Eslováquia é um país localizado na Europa Central (não sendo banhada pelo mar) que faz fronteira com:
O território eslovaco é marcado pelo relevo bastante montanhoso e acidentado, com pontos de elevada altitude. Há a presença de uma grande cordilheira de montanhas chamada Cárpatos. O pico de Gerlachov, com 2655 metros de altitude, é o mais elevado da Eslováquia.
O país tem uma extensa rede de cursos de água, com grande presença de lagos, tanto naturais quanto artificiais. O rio Danúbio é o principal da Eslováquia.
O clima eslovaco é do tipo temperado continental, com registros de grandes amplitudes térmicas ao longo do ano, além de fortes nevascas no inverno. A vegetação eslovaca é predominantemente formada por florestas boreais.
Mapa da Eslováquia
Demografia da Eslováquia
A Eslováquia é um país pouco populoso, mas que apresenta concentrações populacionais significativas, em razão do diminuto território. A população local é formada, além dos eslovacos, por grupos étnicos de húngaros, romenos, checos e polacos. As maiores cidades do país em termos populacionais são Bratislava e Kosice. Ainda, a Eslováquia possui um grande número de habitantes que vivem nas áreas rurais do país.
Demograficamente, a Eslováquia apresenta uma população bastante envelhecida, devido à baixa taxa de natalidade e à alta expectativa de vida. O país registra um grande volume de saída de população em direção a outros países europeus, logo, apresenta um decréscimo populacional significativo. Já em termos sociais, a população eslovaca desfruta de um elevado padrão de vida, com indicadores de desenvolvimento humano bastante satisfatórios.
Leia também: Envelhecimento demográfico na Europa — o que explica esse fenômeno?
Economia da Eslováquia
A economia da Eslováquia é muito desenvolvida e altamente diversificada. O país é muito desenvolvido e industrializado e tem como base econômica a produção de bens manufaturados. Assim, o setor secundário é caracterizado pela produção de bens de alta tecnologia, como eletrônicos, além de uma vasta indústria química, plástica e principalmente automobilística.
Já o setor terciário está baseado no comércio e nos serviços, com destaque para a exportação de artigos industrializados, especialmente para países da União Europeia. Por sua vez, o setor primário é caracterizado pela produção de grãos como trigo, aveia, cevada e centeio, assim como o plantio de batata e beterraba, além da criação de porcos. O extrativismo é uma atividade primária importante por meio de exploração de minas de ferro, cobre, zinco e chumbo.
-
Turismo na Eslováquia
O turismo, parte integrante do setor terciário, é muito importante para a economia da Eslováquia. O país possui diversas paisagens naturais, com destaque para o relevo montanhoso e a presença de lagos, além de elementos humanos, como os castelos, que atraem um grande número de turistas todos os anos.
A Eslováquia possui uma moderna rede de atendimento aos turistas, por meio de hotéis, restaurantes e centros comerciais, que fornecem a estrutura necessária para a exploração do território local.
Infraestrutura da Eslováquia
A Eslováquia possui uma moderna infraestrutura de transportes e comunicações, uma parte importante para a integração dos países da Europa Central, especialmente em termos de comércio e serviços. No setor de transportes, destaca-se o uso de rodoviais e ferrovias, além da hidrovia do Danúbio, que corta parte do país. Já nas telecomunicações, ressalta-se o elevado índice de acesso à internet.
A população eslovaca também desfruta de redes modernas de saneamento básico e energia. O país possui uma matriz energética muito diversificada, com base na produção nuclear e na hidrelétrica.
Governo da Eslováquia
A Eslováquia é uma democracia, cujos representantes são escolhidos por meio do voto direto da população, havendo ampla liberdade de expressão e forte presença da sociedade civil organizada. O pluripartidarismo e a repartição de poderes são característicos da democracia eslovaca.
O país possui um sistema governamental de república parlamentarista, logo, o chefe de Estado é o presidente e o chefe de governo é o primeiro-ministro. A divisão dos poderes na Eslováquia segue o clássico compartilhamento de poder entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
Leia também: Você sabe o que é o Estado Democrático de Direito?
Cultura da Eslováquia
A Eslováquia é uma região de transição da Europa Central, reunindo tradições culturais de diversos povos locais, desde austríacos até húngaros. A base da cultura da Eslováquia são os eslavos, povos tradicionais que habitam vastas extensões da Europa, especialmente a centro-oriental.
A Eslováquia tem grande tradição culinária, por meio da produção de laticínios e carne de porco. Os bolinhos de queijo e bacon são o principal prato local. A produção de vinho também tem grande fama regional. Já no esporte, destaca-se o futebol.
Curiosidades da Eslováquia
-
A estátua do Cumil, um operário saindo de um bueiro, é um dos principais pontos turísticos de Bratislava.
-
O Divórcio de Veludo é como é comumente chamada a separação pacífica entre Chéquia e Eslováquia, em 1993.
-
A capital da Eslováquia, Bratislava, faz fronteira com dois países centro-europeus, Áustria e Hungria.
-
As montanhas Tatras, localizadas no Cárpatos, são um importante ponto turístico natural da Eslováquia.
-
As cavernas e os lagos são dois símbolos nacionais da Eslováquia, que possui belas paisagens naturais.