Espaço rural
O espaço rural é uma porção do espaço geográfico formada predominantemente por objetos ligados às atividades primárias da economia. Nesse recorte espacial, ainda há uma forte presença de objetos naturais, ao contrário do espaço urbano. O espaço rural passou por profundas transformações ao longo do tempo, com destaque para a modernização das atividades agrícolas e mineradoras. A Revolução Verde, ocorrida de forma intensa no Brasil, é um exemplo do processo de modificação do espaço rural. A produção econômica do espaço rural é fundamental para o fornecimento de matérias-primas para a sociedade.
Leia também: Qual é a diferença entre rural e agrário?
Resumo sobre espaço rural
-
O espaço rural é uma área geográfica caracterizada pela prevalência de objetos ligados aos setores da agropecuária e do extrativismo.
-
Atualmente, o espaço rural encontra-se altamente modificado em razão do desenvolvimento das atividades humanas.
-
O espaço rural é muito importante para as sociedades, já que nele é produzida grande parte das matérias-primas.
-
Em meados da segunda metade do século XX, o Brasil deixou de ser um país predominantemente rural para tornar-se urbano.
-
O espaço rural contemporâneo brasileiro é caracterizado pela modernização das atividades agropecuárias e pela oferta de diversos serviços.
Características do espaço rural
O espaço rural é um recorte geográfico formado predominantemente por elementos do setor primário da economia. Nesse espaço há a prevalência de objetos ligados aos setores da agropecuária e do extrativismo.
As áreas rurais são pouco povoadas, possuem menos objetos artificiais e dispõem de uma estrutura restrita de transportes e comunicações. Essas áreas são tradicionalmente ocupadas por fazendas, plantações, reservas florestais e outros elementos ligados a atividades produtoras de matéria-prima.
Um outro elemento que caracteriza o espaço rural são as paisagens naturais, comumente encontradas nessas áreas mesmo com todas as modificações empreendidas pela ação antrópica.
Evolução do espaço rural
O espaço rural passou por profundas modificações ao longo do processo de modernização das sociedades humanas. A fixação do ser humano no espaço e o consequente desenvolvimento de atividades de subsistência foram fundamentais para a formação de um espaço rural. Esse espaço foi central no processo inicial de desenvolvimento capitalista das sociedades, mas acabou perdendo protagonismo ao longo dos séculos, em razão de fenômenos como a urbanização e a industrialização.
Nesse contexto, destaca-se especialmente a chamada Revolução Verde, processo datado de meados do século XX que culminou na intensa modernização das áreas rurais e, por consequência, no aumento da desigualdade social e da concentração fundiária. A Revolução Verde impulsionou o processo de mecanização do campo, de utilização de insumos químicos e de implantação de monoculturas. Ela também foi uma das responsáveis pela intensificação do êxodo populacional do campo.
Atualmente, o espaço rural, em maior parte da superfície terrestre, encontra-se altamente modificado pelas atividades humanas. O fenômeno da globalização, advindo da modernização dos transportes e das comunicações, contribui para a integração dos espaços rurais e, ainda, para a sua dinamização econômica. Atualmente, esses espaços são caracterizados pela presença de atividades primárias, mas também pela oferta de uma gama de serviços, com destaque para o turismo e a hotelaria.
Espaço rural brasileiro
Assim como ocorreu com outras sociedades humanas, o espaço rural brasileiro passou por profundas mudanças ao longo do tempo, especialmente em razão do processo de modernização do campo.
A colonização brasileira foi marcada pelo protagonismo do espaço rural na produção de bens agropecuários e minerais, como o ouro e o café. À medida que o país se tornou independente, houve um forte crescimento da urbanização e da industrialização, impactando a superfície urbana local e influenciando nas dinâmicas populacionais e econômicas do campo.
Esse cenário foi especialmente relevante ao longo do século XX, marcado pela Revolução Verde, no qual as modificações advindas da modernização do campo resultaram em fenômenos como o êxodo rural (saída da população do campo em direção à cidade).
Nesse momento histórico, o Brasil deixou de ser um país predominantemente rural, logo tornou-se um país urbano. Já o campo brasileiro passou a caracterizar-se por uma estrutura produtiva moderna, marcada pela produção mecanizada, em larga escala, baseada na monocultura e voltada para o mercado externo.
Por sua vez, com essa transformação do espaço rural brasileiro, fortemente mediada pela modernização do campo, houve ainda uma mudança no padrão econômico dessas regiões. O espaço rural, antes fortemente atrelado à produção de matérias-primas, por meio de atividades como a agropecuária e o extrativismo, passou a ofertar também uma grande gama de serviços. Nesse contexto, destacam-se principalmente as atividades de turismo e lazer, além da construção de condomínios fechados, parques ambientais, centros comercias, equipamentos de hotelaria etc.
Veja também: Como é o espaço urbano brasileiro?
Importância do espaço rural
O espaço rural é de suma importância para as sociedades, visto que é nele que é produzida grande parte das matérias-primas necessárias à sobrevivência humana, com destaque para os alimentos, materiais minerais e florestais. O campo possui grande importância no fornecimento de frutas, legumes e verduras, além de outros recursos naturais que auxiliam na produção de energia, água e equipamentos humanos diversos. O espaço rural também tem sua importância na conservação de paisagens naturais, como as florestas.
Diferenças entre espaço rural e espaço urbano
-
Espaço rural: é caracterizado pelo predomínio de poucos objetos artificiais e pela atividade econômica voltada para a produção de matérias-primas.
-
Espaço urbano: é marcado pela grande quantidade de objetos artificiais na sua superfície e pelo predomínio de uma lógica econômica marcada pela indústria, pelo comércio e pelos serviços.
Espaço rural no Enem
O espaço rural é um assunto muito cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O perfil dessa avaliação, marcada por temas atuais e contextualizados, favorece a cobrança de assuntos ligados ao meio rural, como:
-
distribuição das atividades agrícolas e mineradoras no espaço econômico mundial;
-
fenômeno do êxodo rural e as suas consequências no espaço urbano e no rural;
-
modernização da prática agropecuária por meio da mecanização do meio rural;
-
registro de impactos ambientais e sociais atrelados ao meio rural;
-
utilização de insumos, tecnologias e equipamentos nas atividades agropecuárias.
Exercícios resolvidos sobre espaço rural
Questão 1
(Enem)
No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.
O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada
A) pela exigência de abastecimento das populações urbanas, que trabalham majoritariamente no setor primário da economia.
B) pela imposição de governos que criam políticas econômicas para o favorecimento do crédito agrícola.
C) pela incorporação homogênea dos agricultores às técnicas de modernização, sobretudo na relação latifúndio-minifúndio.
D) pela dinamização econômica desse setor e utilização de novas técnicas e equipamentos de produção pelos agricultores.
E) pelo acesso às novas tecnologias, o que fez com que áreas em altas latitudes, acima de 66°, passassem a ser grandes produtoras agrícolas.
Resolução:
Alternativa D.
O despovoamento das zonas rurais foi causado, entre outros fatores, pela forte modernização da agropecuária, que gerou a substituição da mão de obra agrícola braçal por máquinas e equipamentos diversos.
Questão 2
(Enem)
Atualmente não se pode identificar o espaço rural apenas com a agropecuária, pois no campo não há somente essa atividade, embora ela possa ser a mais importante na maioria das regiões situadas no interior do país. Não é procedente se pensar no campo dissociado das cidades.
HESPANHOL, A. N. O desenvolvimento do campo no Brasil. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007 (adaptado).
A realidade contemporânea do espaço rural descrita no texto deriva do processo de expansão
A) de áreas cultivadas.
B) do setor de serviços
C) da proporção de idosos.
D) de regiões metropolitanas.
E) da mecanização produtiva.
Resolução:
Alternativa B.
O espaço rural contemporâneo não é marcado somente pelas atividades agropecuárias, mas também pela oferta de inúmeros serviços, como, por exemplo, os ligados aos setores de turismo e lazer.
Fontes
BERNARDO, C. H. C. et al. Espaço rural e espaço urbano: pluralidade conceitual e as tecnologias de informação e comunicação. Revista Rua, v. 1, n. 23, p. 141-153, jun. 2017. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/rua/paginasartigo/viewpagina?numeroPagina=1&artigo_id=81.
CANAL AGRO. Área rural: o que é e como é definida?. Estadão, 2022. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/area-rural-o-que-e-e-como-e-definida/.
MARQUES, M. I. M. O conceito de espaço rural em questão. Terra Livre, São Paulo, v. 2, n. 19, p. 95-112, 2015. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/grupos/nera/usorestrito/MARTA.pdf.