Goiânia

A cidade de Goiânia é uma das mais arborizadas do Brasil. Está situada no Planalto Central, em uma zona geográfica de clima tropical e marcada pela vegetação de Cerrado.
Bandeira de Goiânia

Goiânia é a capital do estado de Goiás. Está localizada na Região Centro-Oeste do Brasil, em uma zona planáltica de relevo suave. A cidade foi planejada, ou seja, foi construída a partir de um projeto urbanístico específico. A sua construção ocorreu entre 1933 e 1942 e foi um importante marco para o povoamento do estado de Goiás.

 Na atualidade, Goiânia possui mais de 1,4 milhão de habitantes. É um importante centro de comércio e serviços do Brasil, além de possuir uma infraestrutura moderna e ser muito arborizada. Além disso, é bastante representativa no que toca aos elementos da cultura de Goiás, como a culinária.  

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo

  • A cidade de Goiânia foi planejada como a capital do estado de Goiás. Ela foi construída entre 1933 e 1942, em um contexto histórico marcado pelo incentivo governamental para a ocupação da porção Centro-Oeste do território brasileiro.

  • A construção de Brasília, cidade também planejada e atual capital do Brasil, contribuiu para o crescimento econômico e populacional de Goiânia, uma vez que ambas as cidades são geograficamente próximas.

  • A geografia de Goiânia é caracterizada pelo relevo de planalto, pela vegetação de Cerrado e pelo clima tropical.

  • Em termos populacionais, a cidade conta com cerca de 1,4 milhão de habitantes. Goiânia, junto com a sua região metropolitana, forma um dos principais aglomerados populacionais da Região Centro-Oeste e também do Brasil.

  • A economia de Goiânia está ancorada nas atividades terciárias, como comércio e serviços. A cidade possui uma infraestrutura moderna. Além disso, possui muitos parques urbanos e zonas arborizadas.

  • A cultura goianiense é bastante diversificada. A cidade oferece muitas opções de lazer e cultura. São pratos típicos da cidade o arroz com pequi e a pamonha.

Dados gerais de Goiânia

Localização de Goiânia

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Goiás.

  • Região intermediária: Goiânia.

  • Região imediata: Goiânia.

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Goiânia.

  • Municípios limítrofes: Abadia de Goiás, Aragoiânia, Aparecida de Goiânia, Goianápolis, Goianira, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo e Trindade.

Geografia de Goiânia

  • Área total: 728,841 quilômetros quadrados.

  • População total: 1.466.105 habitantes.

  • Densidade demográfica: 2.011,6 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: goianiense.

  • Clima: tropical.

  • Altitude: 749 metros.

  • Fuso horário: UTC-3.

Histórico de Goiânia

  • Fundação: 24 de outubro de 1933.

Leia também: Construção de Brasília — o contexto de criação da nova capital federal

História de Goiânia

A cidade de Goiânia foi idealizada como a nova capital do estado de Goiás desde séculos passados, sendo oficialmente construída a partir de 1933, em um contexto de incentivo estatal para a ocupação da porção Centro-Oeste do território brasileiro.

A ideia da construção de uma nova capital para Goiás estava ancorada na necessidade de estabelecimento de um centro urbano moderno, mais adequado as anseios de crescimento econômico do estado. A antiga capital de Goiás, também chamada Goiás, era um núcleo urbano pequeno, considerado espacialmente isolado, com características naturais inapropriadas para o desenvolvimento de um sítio urbano de maior complexidade.

Dessa maneira, o representante político goiano, Pedro Ludovico Teixeira, junto com o presidente do Brasil na época, Getúlio Vargas, capitaneou a construção da nova capital, que durou entre 1933 e 1942, sendo o projeto urbanístico assinado por Atílio Correia Lima.

A construção de Goiânia foi um importante marco para o desenvolvimento de Goiás, assim como para toda a Região Centro-Oeste do Brasil, em razão da centralidade implementada pela nova capital, em termos políticos e econômicos. A cidade de Goiânia foi construída de maneira planejada, com áreas residenciais, comerciais, industriais e administrativas bem delimitadas. Além disso, o centro urbano foi concebido com inúmeros parques e áreas verdes.

A partir do crescimento da mancha urbana da cidade, foram surgindo áreas de ocupação que não estavam previstas no projeto original, sendo inclusive notável na cidade, nos dias atuais, o fenômeno de conurbação com municípios vizinhos. A construção de Goiânia gerou ainda um intenso processo de migração para a região, e os vários grupos de imigrantes assentados na cidade possibilitaram o desenvolvimento local e o enriquecimento cultural goianiense.

Goiânia é uma cidade planejada. O município conta com inúmeras áreas verdes, uma característica presente no planejamento urbano local.

Vista panorâmica de um parque em Goiânia, cercado por muitos edifícios modernos e árvores.

Geografia de Goiânia

A cidade de Goiânia é capital de Goiás, estado do Brasil localizado na Região Centro-Oeste do país. O território goianiense está situado na região geomorfológica denominada Planalto Central do Brasil, caracterizada pela estrutura de relevo planáltica, em uma área predominantemente plana.

A cidade possui uma altitude média de 700 metros, sendo o ponto mais elevado do município o Morro do Mendanha, com cerca de 841 metros de altitude. Situa-se em seu território um único rio, o Meia Ponte, um dos afluentes do Rio Paranaíba. Há também um conjunto de pequenos cursos de água que banham diversas partes da cidade.

Em termos climáticos, o município de Goiânia está localizado em uma zona tipicamente tropical. Portanto, o clima local é caracterizado pela ocorrência de duas estações bem definidas: uma quente e úmida e outra mais amena e seca. Entre os meses de outubro a abril, há o registro de grandes volumes de chuva. Já nos meses mais secos, entre maio e setembro, a cidade registra baixíssimos índices de umidade relativa do ar.

Em relação à vegetação, em Goiânia o tipo vegetacional é totalmente de Cerrado, vegetação típica dessa porção do Centro-Oeste do Brasil. A cidade possui poucas regiões de vegetação nativa, porém tem vários parques ambientais urbanos e muitas áreas arborizadas.

Leia também: Cerrado e a água no Brasil — entenda por que o bioma é considerado o berço das águas brasileiras

Mapa de Goiânia

Mapa do estado de Goiânia, com destaque para a localização de Goiânia.

Demografia de Goiânia

A cidade de Goiânia possui cerca de 1.466.105 habitantes. O município é a segunda maior aglomeração urbana do Centro-Oeste do Brasil, logo atrás da capital federal, a cidade de Brasília. O crescimento urbano goianiense é caraterizado pelos movimentos migratórios, uma vez que, desde a sua construção, Goiânia recebeu várias levas de imigrantes.

A primeira onda de migração para o município ocorreu logo após a sua construção, como resposta aos incentivos empregados pelo governo central para a ocupação da região. Por sua vez, a construção de Brasília, em 1950, resultou em uma segunda onda de imigrantes para a cidade, que está localizada relativamente próximo da capital federal. Já no fim do século XX, predominou-se a imigração de população do interior de Goiás para a capital. Na atualidade, a cidade ainda recebe muitos imigrantes, internos e também de outros estados brasileiros, em especial das regiões Norte e Nordeste.

Em termos demográficos, Goiânia é a principal cidade em população de Goiás, sendo a sua região metropolitana a maior zona de concentração populacional do estado. O crescimento da cidade culminou na expansão da mancha urbana e, por consequência, no processo de conurbação com cidades vizinhas, como Aparecida de Goiânia.

A população local, descendente de grupos de índios, europeus e africanos, apresenta aspectos demográficos satisfatórios, como baixa mortalidade infantil e expectativa de vida em expansão. Ademais, o nível de desenvolvimento humano é considerado elevado. Porém, a cidade apresenta um grande índice de desigualdade social. O crescimento urbano exacerbado resultou em problemas relacionados à construção de bairros irregulares, ao crescimento da violência e ao aumento do trânsito e da poluição.

Economia de Goiânia

A cidade de Goiânia é o maior polo econômico do estado de Goiás, principalmente no setor de serviços. Dessa maneira, o setor terciário é o principal da cidade. O município é o centro das atividades da esfera pública de Goiás. Além disso, é o principal centro comercial do estado.

A indústria e a construção civil também são ramos de destaque de Goiânia. O setor secundário é composto por indústrias alimentícias, farmacêuticas, têxteis, gráficas e metalúrgicas. O beneficiamento de produtos agrícolas também é uma atividade industrial muito presente na cidade. Por sua vez, o setor primário é muito restrito, sendo caracterizado por pequenos cultivos agrícolas e pecuários, voltados para abastecimento do mercado local.

A cidade de Goiânia é o principal centro comercial e de serviços de Goiás. [1]

Infraestrutura de Goiânia

A infraestrutura de Goiânia é considerada muito desenvolvida, em especial devido ao fato de que a cidade foi planejada. Dessa maneira, o município oferta uma boa estrutura de transportes e telecomunicações.

O município está localizado em um entroncamento rodoviário importante do Brasil, que permite a ligação terrestre da cidade com diversas regiões brasileiras. Já no caso do transporte aeroviário, a cidade conta com o Aeroporto Santa Genoveva, equipamento utilizado para viagens de maior distância.

Ademais, destaca-se ainda o acesso da população ao saneamento básico. A cidade conta com uma ampla cobertura de água potável, tratamento de esgoto e também de tratamento correto dos resíduos sólidos, por meio de aterro sanitário. Os serviços públicos de saúde e educação também oferecem uma boa cobertura para a população, assim como os de transporte público. A cidade de Goiânia é o principal centro de saúde e educação do estado de Goiás, cenário que atrai grande fluxo de população para o município.

Por sua vez, Goiânia é conhecida nacionalmente como sendo uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Há na cidade mais de 20 parques urbanos, que se constituem como grandes áreas verdes, voltadas também para o lazer da população.

A estrutura administrativa da cidade de Goiânia é formada por 7 regiões, que são compostas por 641 bairros oficiais. O grande número de bairros é resultado do crescimento do município nas últimas décadas, fato que gerou problemas de infraestrutura pontuais, principalmente nas zonas periféricas da cidade.

Leia também: Metrópoles brasileiras — descubra quais são as cidades do Brasil enquadradas nessa classificação

Governo de Goiânia

A estrutura governamental da cidade de Goiânia é composta pelos Três Poderes, mais precisamente Executivo, Legislativo e Judiciário. O Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe, e o Legislativo, pelo conjunto de 35 vereadores. Os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador são escolhidos por meio do voto direto da população, nas eleições municipais, realizadas de quatro em quatro anos. O Poder Judiciário é formado pelas unidades de Justiça.

Cultura de Goiânia

A cena cultural de Goiânia é considerada moderna e diversificada, em razão da história da cidade, considerada um centro urbano de origem recente. O município é um polo de produção cultural do estado de Goiás e concentra importantes equipamentos de cultura, como cinemas, teatros e espaços de formação artística.

A cena musical goianiense é muito diversa, vai do rock até o sertanejo, além de vários ritmos urbanos. O entretenimento noturno é muito forte na cidade, por meio de uma boa estrutura de bares e centros de eventos. Já durante o dia, a cidade oferece muitas feiras, além dos parques urbanos, que são muito apreciados pela população local.

O esporte mais praticado é o futebol, e Goiânia possui três clubes futebolísticos de destaque nacional, além do Estádio Serra Dourada, um dos principais estádios do Centro-Oeste brasileiro. Por sua vez, a culinária local é bastante representativa do estado de Goiás, sendo pratos tradicionais goianienses o arroz com pequi, a pamonha, a galinhada e o empadão goiano.

Créditos da imagem

[1] Erich Sacco / Shutterstock.com   

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos