Inglaterra

A Inglaterra é um país localizado na ilha da Grã-Bretanha, situada no litoral da Europa Ocidental. Os ingleses são conhecidos pelo consumo de chá e pela paixão por futebol.
Bandeira da Inglaterra

A Inglaterra é um país da Europa. A nação inglesa possui grande importância histórica. Ela foi berço de movimentos importantes, como a industrialização.

 O território inglês está localizado na ilha da Grã-Bretanha. Por sua vez, a Inglaterra faz parte do Reino Unido. A população local é de cerca de 56 milhões de habitantes. Seu governo é formado por uma monarquia parlamentarista.

A economia inglesa tem como setor predominante o terciário. A infraestrutura nacional é bastante moderna e desenvolvida. Já a cultura dos ingleses é muito simbólica em todo o mundo. A Inglaterra é um dos países que possuem grande influência em nível internacional, em diversos âmbitos.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra

Resumo sobre a Inglaterra

  • A Inglaterra é um país independente situado na ilha da Grã-Bretanha, localizada no Oceano Atlântico, no litoral da Europa Ocidental.

  • Os ingleses foram protagonistas em diversos momentos da história da humanidade, como no pioneirismo da industrialização.

  • A geografia do território inglês tem como principal característica a ocorrência de vegetação e clima temperados.

  • Em população, as maiores cidades são Londres, Manchester, Birmingham e Leeds.

  • A economia é muito desenvolvida, com enfoque nas atividades terciárias, como os setores bancário e turístico.

  • O Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) é uma referência mundial em termos de saúde pública.

  • O rock é um dos gêneros musicais mais admirados pelos ingleses. São bandas locais famosas os Beatles, Rolling Stones e The Who.

  • São peculiaridades dos ingleses a pontualidade, o elevado consumo de chá e a admiração pelo futebol.

  • A Inglaterra é um país independente que forma, junto com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido.

Dados gerais da Inglaterra

  • Nome oficial: Inglaterra.

  • Gentílico: inglês.

  • Extensão territorial: 130.395 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa Ocidental.

  • Capital: Londres.

  • Clima: temperado.

  • Governo: monarquia parlamentarista.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões: 59,4% — cristianismo, 24,7% — ateísmo, 5% — islamismo, 15,4% — outras.

  • População: 55.619.400 habitantes.

  • Densidade demográfica: 259 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Reino Unido — 0,932 (muito alto).

  • Moeda: libra esterlina.

  • Produto Interno Bruto (PIB): Reino Unido — US$ 2,708 trilhões de dólares.

  • PIB per capita: Reino Unido — US$ 40.284 de dólares.

  • Gini: Reino Unido — 0,36%.

  • Fuso horário: UTC+0.

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa: 9 regiões, sendo elas:

    Londres

    Leste

    Yorkshire e Humber

    Sudeste

    Midlands Ocidentais

    Midlands Orientais

    Nordeste

    Sudoeste

    Noroeste

História da Inglaterra

A Inglaterra possui uma história muito antiga, pois foi habitada há milhares de anos por tribos celtas. Posteriormente, o atual território inglês foi invadido por vários grupos, com destaque para os anglos, que consolidaram a ocupação de parte da ilha da Grã-Bretanha.

Mais tarde, por meio da chegada dos normandos, foi instituído o período moderno da história da Inglaterra, marcado pelo papel da monarquia e da Igreja na formação do país.

A partir de então, a Inglaterra assumiu um papel de protagonismo no contexto mundial, principalmente por meio das expansões marítimas. O Império Britânico invadiu e controlou vastas terras ao redor do mundo, inclusive colônias importantes, como Estados Unidos e Índia.

Ademais, o Império Britânico foi precursor de grandes marcos da humanidade, como a Revolução Industrial. Atualmente, apesar da perda de poder econômico e militar, a Inglaterra é uma das nações mais importantes do mundo.

Leia também: Rainha Vitória e o apogeu do Império Britânico

Geografia da Inglaterra

A Inglaterra está localizada na ilha da Grã-Bretanha, na porção ocidental da Europa, situada entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte. O território inglês é formado por um relevo suavemente ondulado, além de planícies em torno dos cursos d’água. O maior pico da Inglaterra é o Scafell. Já o maior rio da Inglaterra é o Tâmisa.

O clima da Inglaterra é tipicamente temperado. O país possui invernos bastante frios e verões amenos. As precipitações de chuva são constantes ao longo do ano. Já a vegetação da Inglaterra é formada por florestas temperadas.

Mapa da Inglaterra

Demografia da Inglaterra

A Inglaterra possui uma população aproximada de 56 milhões de habitantes. Esse número corresponde à maior parte da população de todo o Reino Unido.

A população inglesa foi formada ao longo do tempo pelos povos nativos, como anglos e saxões, bem como pelo grande número de imigrantes, com destaque para os provenientes de ex-colônias britânicas. Atualmente, o território da Inglaterra conta com um grande número de imigrantes, com destaque para a Região Metropolitana de Londres.

Os aspectos demográficos são típicos de países com alta renda, apresentando relativa queda da taxa de natalidade e alta expectativa de vida. Sendo assim, os ingleses apresentam uma tendência de envelhecimento populacional, que já é visível em sua pirâmide etária.

O crescimento populacional local ocorre, principalmente, pelos movimentos de imigração. Além disso, a população inglesa possui um elevado índice de desenvolvimento humano e desfruta de uma ótima qualidade de vida.

A capital e maior cidade em população da Inglaterra é Londres. Ela conta com cerca de 9 milhões de habitantes. Além desta, são cidades inglesas com mais de 1 milhão de habitantes: Manchester, Birmingham e Leeds.

Leia também: Envelhecimento demográfico da Europa

Economia da Inglaterra

A Inglaterra possui uma economia industrializada e altamente desenvolvida. O país tem como principal setor econômico as atividades terciárias, com destaque para o comércio e serviços diversos, como o bancário e o turístico.

O setor secundário também é expressivo, principalmente nas áreas química, farmacêutica, aeroespacial, automobilística, entre outras. A produção industrial inglesa é extremamente diversificada e baseada no uso intensivo de tecnologias de ponta.

Por sua vez, o setor primário, apesar de diminuto, é importante para o país. As atividades primárias concentram-se na produção de grãos e tubérculos — como trigo, cevada, centeio, aveia e batata —, além da criação de bovinos e ovinos.

Londres é um dos principais centros econômicos da Europa.

Infraestrutura da Inglaterra

A infraestrutura de transportes, telecomunicações e serviços diversos é bastante moderna na Inglaterra. Os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário são os mais importantes na área de transportes. Nesse contexto, destaca-se o Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França por uma estrutura tecnológica, abaixo do Canal da Mancha.

Já na área de telecomunicações, a cobertura de redes de internet e serviços afins é espacialmente abrangente e possui ótima qualidade. Em relação a energia, água e esgoto, a Inglaterra possui redes de abastecimento interligadas e muito avançadas, que garantem uma abrangência total desses serviços para os seus habitantes.

Os setores de educação e saúde também são desenvolvidos e reconhecidos pela sua qualidade. O Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) é uma referência mundial em termos de saúde pública.

Governo da Inglaterra

A Inglaterra é um país independente que integra, junto com outros três países, o chamado Reino Unido. Desse modo, a sua estrutura de governo obedece as regras dessa formação, ou seja, está representada por meio de uma monarquia.

Por sua vez, em complemento à atividade da monarquia, há um sistema parlamentar, que assume o protagonismo das decisões governamentais. Sendo assim, o governo inglês está calcado em uma estrutura complexa, que envolve decisões por meio da monarquia e do parlamento, além de seu primeiro-ministro.

Leia também: Elizabeth II — a monarca que por mais tempo reinou na história britânica

Cultura da Inglaterra

A cultura da Inglaterra é diversa e reconhecida em todo o mundo. A língua inglesa, por exemplo, é um elemento de referência da importância cultural e econômica da Inglaterra no mundo.

Por sua vez, a cultura local também apresenta grande destaque mundial, no âmbito da literatura, da música, da alimentação e até mesmo do esporte. São escritores ingleses de sucesso William Shakespeare e Charles Dickens.

Já na música, destacam-se gêneros como o rock e o jazz. São bandas inglesas famosas os Beatles, Rolling Stones e The Who. Em relação à culinária, há a utilização de alimentos como peixes e batata. O consumo de chá, leite e determinadas bebidas alcoólicas também é um hábito entre os ingleses. Ademais, o futebol é o esporte mais praticado e admirado pelos ingleses.

Diferenças entre a Inglaterra e o Reino Unido

A Inglaterra é um país independente que forma, junto com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido. Sendo assim, a diferença entre a Inglaterra e Reino Unido está no fato de que a primeira é um país independente, enquanto o segundo é formado pelo agrupamento político-administrativo de quatro países.

Curiosidades sobre a Inglaterra

  • O futebol, assim como outros esportes, foi criado na Inglaterra. O país possui grandes times de futebol em nível internacional.

  • A libra esterlina, moeda oficial inglesa, é considerada a moeda mais antiga ainda em uso.

  • O Eurotúnel, que faz a ligação entre Inglaterra e França, é o maior túnel subterrâneo do mundo.

  • A Biblioteca Britânica, localizada em Londres, é considerada atualmente a maior biblioteca de todas.

  • A cidade de Londres, capital da Inglaterra, já sediou os Jogos Olímpicos de Verão em três oportunidades: 1908, 1948 e 2012.

  • A Inglaterra possui várias universidades de renome internacional, com destaque para Oxford e Cambridge.

Publicado por Mateus Campos
Geografia
Biomassa
Assista à videoaula e entenda o que é biomassa. Saiba quais são suas utilizações no mundo e sua importância.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos