Líbano

O Líbano é um pequeno país localizado na costa mediterrânica do Oriente Médio. Essa nação enfrentou, ao longo de sua história, uma infinidade de conflitos de cunho religioso.
Bandeira do Líbano

Líbano é um país do Oriente Médio. Essa pequena nação possui uma história relacionada ao domínio da região por diversas potências estrangeiras. Os turcos e os franceses, por exemplo, dominaram o território libanês por muitos anos.

Atualmente, o Líbano é uma nação com grande instabilidade financeira e política. O país conta com setores econômicos frágeis e apresenta intensas disputas internas. Sua infraestrutura foi duramente atingida por conflitos locais. Por sua vez, apesar do cenário adverso, o Líbano reúne belas paisagens e um povo hospitaleiro. O país é banhado pelo Mar Mediterrâneo e detém várias práticas culturais típicas das populações árabes e cristãs.

Leia também: Quais países fazem parte do Oriente Médio?

Resumo sobre o Líbano

  • O Líbano foi dominado por diferentes potências ao longo da história. O país conquistou a independência da França em 1943.

  • O território libanês é banhado pelo Mar Mediterrâneo. O Líbano faz fronteira com Síria e Israel.

  • A população do Líbano é de quase 7 milhões de habitantes. O território libanês é pouco populoso, mas muito povoado.

  • A economia do Líbano é frágil e está concentrada nas atividades de comércio e serviços, turismo, indústria e agricultura.

  • A infraestrutura libanesa foi duramente atingida pelos conflitos político-religiosos presentes no país.

  • A estrutura de governo libanesa está centrada na divisão de poder entre os principais grupos religiosos presentes no país.

  • A cultura do Líbano é marcada pela diversidade de línguas e religiões. O país detém várias influências culturais externas.

Dados gerais sobre o Líbano

  • Nome oficial: República do Líbano.

  • Gentílico: libanês.

  • Extensão territorial: 10.400 quilômetros quadrados.

  • Localização: Oriente Médio.

  • Capital: Beirute.

  • Clima: mediterrânico.

  • Governo: república parlamentarista unitária.

  • Idioma: árabe.

  • Religiões: 54% — islamismo, 40% — cristianismo, 6% — outras.

  • População: 6.825.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 652 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,730 (elevado).

  • Moeda: libra libanesa.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 33,3 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 11.960.

  • Gini: 31,8%.

  • Fuso horário: UTC+2.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial do Comércio (OMC), Liga Árabe.

  • Divisão administrativa: oito províncias, sendo elas:

Beirute

Nabatieh

Monte Líbano

Líbano Meridional

Líbano Setentrional

Aakkâr

Bekaa

Baalbek-Hermel

História do Líbano

O atual território do Líbano era habitado por diversos povos antigos, com destaque para os fenícios, que realizavam atividades de agricultura, pecuária e comércio. Porém, a região foi dominada pelo poderoso Império Otomano, que detinha o domínio de grande parte do Oriente Médio. O território libanês foi libertado dos otomanos somente após a Primeira Guerra Mundial (1914–1918), por meio da ação da França, que passou a controlar o país. A independência do Líbano ocorreu oficialmente em 1943.

Por sua vez, essa independência resultou em diversos conflitos religiosos pela disputa de poder, principalmente entre muçulmanos e cristãos. Logo, tal cenário transformou-se em uma intensa guerra civil, que durou entre 1975 e 1990. A contenda resultou em grandes perdas para o Líbano, sendo a principal delas um grande número de vítimas.

Ademais, o país ainda sofre com a instabilidade política e econômica gerada pelo conflito. Atualmente, o Líbano passa por uma grave crise institucional, que tem como causa justamente os embates internos do país.

Leia também: Guerra Civil Síria — conflito iniciado como consequência da Primavera Árabe

Geografia do Líbano

O Líbano é um pequeno país localizado no Oriente Médio. Ele é banhado pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com Israel e Síria. A influência do Mar Mediterrâneo é importante na caracterização da geografia do Líbano.

O país, diferentemente de grande parte das nações da região, apresenta temperaturas amenas, volumes de umidade elevados e chuvas recorrentes, em razão da influência da maritimidade. O clima do Líbano, assim como sua vegetação, é tipicamente mediterrânico, principalmente ao longo de sua costa. Ainda assim, é possível encontrar zonas semiáridas no interior do país.

O relevo do Líbano também segue essa dualidade, já que há presença de planícies litorâneas na costa mediterrânica e formação de cadeias montanhosas no interior do país. O principal rio do Líbano é o Litani.

Mapa do Líbano

Demografia do Líbano

A população do Líbano é de, aproximadamente, 7 milhões de habitantes. O país, apesar de pouco populoso, é muito povoado, em razão da pequena extensão territorial. A maior parte da população do Líbano é urbana e está concentrada ao longo do litoral mediterrânico.

Os libaneses, apesar de contarem com indicadores sociais medianos, enfrentam vários problemas relacionados à economia e à política local. A capital do Líbano, Beirute, é a maior cidade em população. Ela possui cerca de 2 milhões de habitantes e concentra a maior parte dos serviços públicos e privados libaneses.

Os habitantes do Líbano são formados prioritariamente por árabes. Os conflitos registrados ao longo de sua história geraram um grande fluxo de emigrantes. Há, inclusive, uma grande comunidade libanesa no Brasil.

Atualmente, a população do Líbano apresenta uma taxa de crescimento positiva, principalmente devido à considerável taxa de natalidade. Porém, o fluxo de saída do país ainda é elevado. Em contrapartida, o Líbano recebe um número elevado de refugiados, principalmente sírios e palestinos.

Economia do Líbano

O Líbano é considerado um país subdesenvolvido que enfrenta vários problemas econômicos. Sua economia é frágil e está atrelada principalmente à instabilidade política do país.

O setor terciário é o principal da economia nacional. Nesse setor, destacam-se as atividades de comércio e serviços diversos, como os bancários e mesmo os turísticos. Por sua vez, o país conta com algumas indústrias importantes, como químicas, cimenteiras, têxteis e alimentícias, que sustentam o seu setor secundário. Já as atividades primárias estão atreladas ao cultivo de frutas e grãos, especialmente ao longo da costa mediterrânica e dos vales férteis do país.

Infraestrutura do Líbano

A infraestrutura do Líbano foi duramente atingida ao longo dos conflitos ocorridos no país. Há, na atualidade, um conjunto de equipamentos que sofreram com as perdas registradas em contendas. A deterioração de estruturas também é comum.

A explosão registrada no Porto de Beirute em 2020, por exemplo, é um indicativo das condições de segurança dos equipamentos de infraestrutura locais. No mesmo sentido, a crise econômica local impacta o fornecimento de serviços básicos para a população. O abastecimento de energia, por exemplo, é precário e sofre com quedas constantes.

Atualmente, o Aeroporto Internacional de Beirute é o principal equipamento de infraestrutura libanês. Ele é conexão comercial e civil primária do país com o exterior.

Governo do Líbano

A estrutura governamental libanesa é complexa e reflete as divisões religiosas presentes em sua sociedade. O Líbano é uma democracia parlamentarista. A lógica de poder do país é dividida entre os âmbitos Executivo, Legislativo e Judiciário. A principal peculiaridade política do país é o seu sistema Executivo.

No Líbano, há uma clara divisão envolvendo os cargos políticos e a religião. O presidente do país é obrigatoriamente um cristão maronita, o primeiro-ministro é um muçulmano sunita e o porta-voz do governo é um muçulmano xiita. Logo, essa divisão reflete a diversidade religiosa e a instabilidade política libanesa.

Leia também: Diferença entre o Estado laico e o Estado religioso

Cultura do Líbano

A cultura libanesa é diversificada e muito representativa das práticas cotidianas dos países árabes. O Líbano foi povoado e dominado por diversas nações estrangeiras. A cultura local sofreu grande influência desses povos, desde turcos até franceses.

A prática linguística do país, por exemplo, envolve falantes de árabe, francês e inglês. Já as práticas religiosas estão ligadas à dualidade entre cristãos e muçulmanos. Ademais, há predominância de aspectos da cultura árabe, como a culinária baseada em pães e laticínios, além da música composta por ritmos tradicionais locais. Já no esporte destacam-se o futebol e o basquetebol.

O Líbano é um país culturalmente mais aberto quando comparado a seus vizinhos. Mesmo assim, é bastante conservador em relação aos costumes.

A paisagem do Líbano é repleta de símbolos islâmicos e cristãos.[1]

Curiosidades do Líbano

  • A bandeira do Líbano é vermelha e branca e possui um cedro verde em sua porção central. O cedro é a árvore símbolo do país.

  • O Líbano passou por vários conflitos ao longo da história. A guerra civil pós-independência destruiu grande parte do país.

  • É um dos países com maior diversidade religiosa em todo o mundo. Há, além de cristãos e muçulmanos, praticantes de várias outras vertentes religiosas.

  • Há um grande número de descendentes libaneses em diferentes partes do mundo. O Brasil destaca-se por sua grande comunidade libanesa.

  • O arak é a bebida tradicional do Líbano. Ela é feita com o uso de tâmaras e uvas produzidas na costa mediterrânica do país.

Créditos da imagem

[1] Mikhail Varushichev / Shutterstock.com 

Publicado por Mateus Campos
Inglês
Simple Future | Will
Hello guys! Meu nome é Richard e sou professor de Inglês. Hoje vamos aprender sobre o Simple future com o verbo Will, mas antes, não se esqueça de se inscrever no nosso canal, ativar o sininho e ficar ligado em todas as nossas atualizações, right?
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos