Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul é um estado da região Centro-Oeste do Brasil. Foi desmembrado do Mato Grosso em 1979. A sua história está intimamente ligada ao processo de ocupação da fronteira oeste do Brasil. Na atualidade, é o estado menos populoso da região, com uma economia baseada no setor primário. É um importante centro logístico da zona de fronteira do Brasil, com uma boa infraestrutura de acesso aos países vizinhos, em especial, ao Paraguai.
A sua forma de governo está organizada nos Três Poderes, conforme o regime de federação brasileiro. O Mato Grosso do Sul possui pontos turísticos importantes, como a região do Pantanal, a maior planície inundável do mundo. O estado possui belas paisagens naturais, uma cultura diversificada, e uma rica culinária tradicional.
Leia também: Quais são os estados do Brasil?
Dados gerais do Mato Grosso do Sul
- Região: Centro-Oeste
- Capital: Campo Grande
- Governo: Reinaldo Azambuja (2019-2022)
- População: 2.809.394 habitantes (IBGE, 2020)
- Densidade demográfica: 6,86 hab./km² (IBGE, 2010)
- Fuso: UTC -3
- Clima: Tropical
História do Mato Grosso do Sul
O atual território do Mato Grosso do Sul foi ocupado pelos portugueses, após 1750, por meio da assinatura do Tratado de Madri (1750), que determinava a posse da região por Portugal. A partir disso, várias bandeiras desbravaram o território do estado em busca, principalmente, de riquezas minerais. Nos primórdios da ocupação do Mato Grosso do Sul, o estado ainda fazia parte do Mato Grosso, formando uma única unidade política do Brasil.
O estado teve uma importância histórica muito grande durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), quando serviu de base para as tropas brasileiras, porém foi duramente atingido pelo conflito, com amplas perdas materiais e humanas. O conflito com o Paraguai fomentou a ocupação das terras do sul do Mato Grosso, em especial por meio do surgimento de cidades atreladas aos antigos fortes utilizados na guerra, como Dourados e Miranda.
A maior importância política e demográfica da porção sul do Mato Grosso culminou no interesse de separação da região em relação ao norte do estado. O processo foi demorado e envolveu diferentes esferas políticas e econômicas da região, mas, em 1979, o Mato Grosso do Sul foi oficializado como um estado brasileiro, desmembrado do Mato Grosso.
Geografia do Mato Grosso do Sul
O estado do Mato Grosso do Sul está localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Faz divisa com os estados de:
Faz fronteira com os países Paraguai e Bolívia.
O relevo sul-mato-grossense é formado principalmente por planícies. No centro-sul do estado, há o predomínio de planaltos, com destaque para formações de alta altitude, como a serra de Maracaju e a serra de Borborema. No estado está localizado, ainda, a maior parte da planície do Pantanal, considerada a maior área de planície de inundação do país. Os dois maiores rios que cortam o Mato Grosso do Sul são o Paraná e o Paraguai.
A vegetação do Mato Grosso do Sul é muito diversa e formada por formações de Cerrado, Mata Tropical e Pampas. O Pantanal apresenta diversas espécies de várias formações vegetais brasileiras, sendo considerado um dos biomas de maior biodiversidade do Brasil.
O clima prenominante é o tipo Tropical e suas variações. Na maior parte do estado, há a ocorrência do tipo Tropical Típico, com duas estações bem definidas. Já nas áreas de planalto, ocorre o tipo Tropical de Altitude, em razão das maiores elevações registradas nessas regiões. O tipo Subtropical ocorre no sul do estado, caracterizado pelas temperaturas mais amenas e até mesmo pela ocorrência de geadas no inverno.
Leia também: Qual é a diferença entre tempo e clima?
Mapa do Mato Grosso do Sul
Divisão geográfica do Mato Grosso do Sul
O Mato Grosso do Sul possui 79 municípios que estão agrupados em três regiões intermediárias e 12 imediatas. Essa divisão foi atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, por meio de diferentes critérios de regionalização. As divisões das regiões do Mato Grosso do Sul são:
Regiões geográficas intermediárias |
Regiões geográficas imediatas |
Campo Grande |
Campo Grande |
Três Lagoas |
|
Paranaíba-Chapadão do Sul- Cassilândia |
|
Coxim |
|
Dourados |
Dourados |
Naviraí-Mundo Novo |
|
Nova Andradina |
|
Ponta Porã |
|
Amambaí |
|
Corumbá |
Corumbá |
Jardim |
|
Aquidauana-Anastácio |
Demografia do Mato Grosso do Sul
O estado de Mato Grosso do Sul possui cerca de 2,8 milhões de habitantes. A maior parte da população local está concentrada na porção centro-sul do estado, em especial, na capital Campo Grande, que possui cerca de 900 mil habitantes. O estado sofreu um forte crescimento demográfico a partir da segunda metade do século XX, em especial, por meio da migração.
Além dos imigrantes europeus, como os portugueses, a população local é formada por imigrantes de outras regiões do Brasil, principalmente sulistas. O número de paraguaios e descendentes também é muito significativo, assim como de índios.
O estado de Mato Grosso do Sul possui cerca de 30 mil indígenas de 38 grupos, com destaque para a tribo dos guaranis. As maiores cidades em população do estado, além da capital, são: Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.
Economia do Mato Grosso do Sul
A economia do Mato Grosso do Sul possui uma base primária. Os principais bens produzidos são de origem vegetal, animal e mineral. Na agricultura, destaca-se a produção de soja, milho e cana-de-açúcar. Já na pecuária, as produções de carne bovina e de carne de aves são as mais importantes economicamente. Por sua vez, no ramo extrativista, há zonas de exploração de ferro, manganês e calcário.
A indústria é composta principalmente pelos ramos alimentício, de celulose e da construção civil. Já no setor terciário, além do comércio, muito forte nas áreas de fronteira, há a predominância do turismo. O Mato Grosso do Sul possui pontos turísticos, como a região pantaneira, de grande interesse dos ecoturistas. Bonito é a principal cidade turística do estado.
Veja também: Revolução Verde – modernização da agricultura em escala global
Governo do Mato Grosso do Sul
O governo do Mato Grosso do Sul é formado pela atuação dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Executivo está representado pelo governador e sua equipe de gestão. Já o Legislativo pelo corpo de deputados e senadores. O estado do Mato Grosso do Sul possui oito deputados federais, três senadores e 24 deputados estaduais. Por fim, a esfera do Judiciário é representada pelas unidades de justiça do estado.
Bandeira do Mato Grosso do Sul
Infraestrutura do Mato Grosso do Sul
O estado de Mato Grosso do Sul está localizado em uma região de fronteira, sendo um centro logístico importante para o escoamento da produção local e regional, para os países vizinhos e para as regiões mais desenvolvidas do Brasil. O estado possui uma rede moderna de transportes, com destaque para as rodovias federais, que ligam as principais regiões estaduais, assim como as ferrovias Noroeste e Ferronorte, e as hidrovias existentes nos rios Paraná e Paraguai.
O estado conta, ainda, com três aeroportos internacionais e outros de pequeno porte. O abastecimento de água e luz é muito abrangente, sendo a Usina Engenheiro Sousa Dias, a principal hidrelétrica do estado. No mais, as redes de saúde e educação possuem boa distribuição espacial, com destaque para a educação indígena, que abrange as tribos indígenas do estado.
Cultura do Mato Grosso do Sul
A cultura do Mato Grosso do Sul possui forte influência indígena e também dos paraguaios, devido à proximidade geográfica e cultural entre o estado e o Paraguai. Há também uma forte influência do campo e do ambiente rural no modo de vida da população local.
O tererê é a bebida típica do Mato Grosso do Sul, que possui, ainda, pratos típicos como o arroz carreteiro, o macarrão boiadeiro e a sopa paraguaia. Na música, destacam-se ritmos regionais, pouco conhecidos no Brasil, como o rasqueado, o cururu e o siriri. Já no esporte, o futebol e o automobilismo são os mais admirados pelos sul-mato-grossenses.
Crédito da imagem
[1] Judson Castro / Shutterstock