Rios
Os rios são cursos de água doce que cobrem parte da superfície terrestre. As suas características estão relacionadas com outros aspectos geográficos, como relevo, clima e vegetação. Os rios possuem elementos diversos que fazem parte do seu alto, médio e baixo curso. Eles são classificados em perenes e intermitentes. A importância dos rios está atrelada especialmente ao fornecimento de água doce. Os rios do mundo possuem grande destaque em termos econômicos. No Brasil, os principais rios são o Amazonas, o São Francisco e o Paraná.
Veja também: Quais são os oceanos do mundo?
Resumo sobre rios
-
Os rios são cursos de água doce que cortam a superfície terrestre.
-
Eles são um importante sistema ambiental que possibilita a manutenção do equilíbrio ecológico e a conservação da vida no planeta.
-
Eles são utilizados para atividades como geração de energia, produção agropecuária, produção industrial e abastecimento doméstico.
-
Os principais elementos geográficos que compõem a formação do alto, médio e baixo curso de um rio são: a nascente, o curso e a foz.
-
Os rios perenes, intermitentes, nivais, glaciais e pluviais são classificações comuns empregadas para a diferenciação dos tipos de rios.
-
A preservação dos rios perpassa especialmente pela conservação das características naturais e minimização dos impactos ambientais.
-
Alguns dos principais rios do mundo são o rio Amazonas, o rio Volga, o rio Ganges, o rio Nilo e o rio Murray.
-
Os principais rios brasileiros, em termos geográficos e econômicos, são o rio Amazonas, o rio São Francisco e o rio Paraná.
O que são rios?
Os rios são cursos de água doce que cortam a superfície terrestre. Essas formações de água nascem, geralmente, em pontos mais altos do relevo e correm pela superfície, formando uma rede de cursos de água, também chamada de rede hidrográfica. Os rios constituem um importante sistema ambiental que possibilita a manutenção do equilíbrio ecológico e a conservação da vida no planeta. A região de drenagem de um rio, em conjunto com as formas de relevo e a rede de afluentes, é chamada de bacia hidrográfica.
Elementos de rios
Os trechos do curso de um rio são classificados conforme suas características geográficas. A classificação mais clássica dos elementos dos rios envolve a sua divisão em alto, médio e baixo curso, assim como as suas partes geomorfológicas e hidrológicas, como a nascente e a foz. Os elementos que compõem os rios estão indicados a seguir:
-
Nascente: é o ponto de origem de um rio, ou seja, o local onde a água aflora do meio subterrâneo para o meio superficial, formando o início do curso de água.
-
Curso: é o comprimento total do rio, desde a nascente até a foz, compreendendo toda a sua extensão de água.
-
Alto curso: é o ponto mais elevado do rio, também conhecido como cabeceira, onde predomina elevada altitude e declividade.
-
Médio curso: é a extensão intermediária do rio, que compreende uma região de altitude média e de relevo mais suave.
-
Baixo curso: é o ponto final do rio, logo compreende a região da foz, que marca o término da extensão de determinado curso de água.
-
Foz: é o ponto geográfico final do rio. Ela pode ocorrer em formato de estuário ou delta e ainda desaguar em outros rios, lagos e até mesmo oceanos.
Tipos de rios
Os rios são classificados conforme a sua formação e constância do seu fluxo de água, em diferentes tipos. São eles:
-
Rios perenes: são aqueles que apresentam um fluxo contínuo de água ao longo do ano, independentemente das condições climáticas locais.
-
Rios intermitentes: são aqueles que, especialmente durante o período de estiagem, secam, ou seja, não possuem um fluxo contínuo de água.
-
Rios nivais: são aqueles que são originados do degelo da neve presente em zonas de elevada altitude de clima frio.
-
Rios glaciais: são aqueles formados a partir do descongelamento de geleiras e calotas polares nas zonas frias do planeta.
-
Rios pluviais: são aqueles compostos por água proveniente da chuva, ou seja, formados a partir da contribuição da precipitação.
Principais características dos rios
Rios são sistemas ambientais bastante complexos que têm como função principal a distribuição da água doce pela superfície terrestre por meio de canais. Eles possuem características distintas entre si, mas no geral são formados em zonas de elevada altitude e percorrem trechos de diferentes condições geográficas, contribuindo para o funcionamento dos ecossistemas.
Os rios estão comumente associados com outros aspectos geográficos, como relevo, clima e vegetação. As suas características dependem, em sua maior parte, desses aspectos, assim como de possíveis impactos antrópicos no seu leito, como barragens e canalizações.
Importância dos rios
A importância dos rios está atrelada especialmente ao fornecimento de água doce, visto que eles são importantes para o abastecimento humano, sendo muito utilizados também em outras atividades, como geração de energia, produção agropecuária, turismo e lazer.
Esses ecossistemas contribuem para o equilíbrio ecológico e ambiental, e para o desenvolvimento das atividades humanas, logo são um importante vetor em termos naturais e sociais. A importância dos rios também está atrelada à preservação das espécies nativas, tanto de fauna quanto de flora, que dependem de suas águas. Os rios também são fundamentais para a regulação climática, a cobertura vegetal e os processos geomorfológicos.
→ Preservação dos rios
A preservação dos rios perpassa especialmente pela conservação das suas características naturais. Nesse sentido, torna-se importante destacar a necessidade de manutenção da vegetação nativa, da proteção das nascentes, da despoluição da água, etc. Os rios necessitam de maior atenção por parte do poder público e privado, para haver minimização dos impactos provocados pelas atividades humanas e também garantia das suas funções em termos ambientais e sociais.
Quais são os principais rios do mundo?
Os rios estão distribuídos de forma bastante heterogênea pela superfície mundial. Os principais rios do mundo em nível continental são:
-
América: rio Missouri, rio Grande, rio Mississipi e rio Amazonas.
-
Europa: rio Reno, rio Danúbio, rio Volga, rio Pó, rio Tâmisa e rio Sena.
-
Ásia: rio Ganges, rio Yan-Tsé, rio Indo, rio Tigre e rio Eufrates.
-
África: rio Nilo, rio Níger, rio Congo, rio Orange e rio Zambebe.
-
Oceania: rio Murray, rio Darling e rio Sepik.
Quais são os principais rios do Brasil?
O Brasil é conhecido pela presença de rios volumosos que abastecem boa parte do território do país. Os rios brasileiros são muito utilizados para atividades humanas e econômicas, como geração de energia, produção agropecuária, produção industrial e abastecimento doméstico. Ademais, eles possuem grande importância em termos ecológicos e ambientais. Os principais rios brasileiros são:
-
Rio Amazonas: é o rio mais extenso do mundo e o principal rio da Bacia Amazônica.
-
Rio São Francisco: é o rio que abastece boa parte da região Nordeste e o principal rio da Bacia do São Francisco, a mais extensa das bacias hidrográficas exclusivamente nacionais.
-
Rio Paraná: é o segundo maior rio da América do Sul e o principal rio da Bacia do Paraná.
Veja também: Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?
Exercícios resolvidos sobre rios
Questão 1
(IFPR) Com cerca de 15% da água doce do mundo, o Brasil tem duas das maiores bacias hidrográficas do mundo, ou seja, um conjunto de rios e seus afluentes, que recolhem as águas de uma região em função do seu relevo. Dessa forma, podemos afirmar apenas que:
A) a maior bacia do planeta também tem um grande potencial hidrelétrico e posiciona-se na direção da linha do Equador (Solimões-Amazonas).
B) a bacia que contém a usina de Tucuruí, fundamental para a produção de alumínio, situa-se no Sudeste do país (Tocantins-Araguaia).
C) com início nos estados do Nordeste e desaguando em Minas Gerais, a Bacia do São Francisco é importante fonte de navegação.
D) a Bacia do Rio Paraná tem grande potencial hidrelétrico, mas tem menor exploração nessa área do que outras bacias brasileiras.
Resolução:
Alternativa A.
A Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas é a maior do mundo e conta com um grande potencial em termos ambientais e econômicos, como a geração de energia.
Questão 2
(UFT) A foz (desembocadura) dos rios pode apresentar diferentes formas. É CORRETO afirmar que a foz do rio que desemboca diretamente no mar, criando um ambiente de encontro de águas doces e salgadas, é chamada de:
A) senil.
B) delta.
C) radial.
D) estuário.
Resolução:
Alternativa D.
A foz do tipo estuário, muito comum em rios brasileiros, é caracterizada pela entrada direta da água doce do rio em direção ao mar.
Crédito de imagem
[1] Baramyou0708 / Shutterstock
Fontes
ANA. Rios. ANA, [s.d.]. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/regulacao-e-fiscalizacao/quem-regula/rios.
IBGE. Rios do Brasil. IBGE Educa Jovens, c2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18305-rios-do-brasil.html.