Whatsapp icon Whatsapp

Hidrografia

A hidrografia é uma área da Geografia que estuda as águas do planeta. O termo hidrografia também remete ao conjunto de características de determinada localidade.
Rio fazendo zigue-zague como uma representação da hidrografia, área da Geografia que estuda as águas do planeta Terra.
Hidrografia, área que estuda as águas do planeta Terra, também remete ao conjunto de formas de água de dada localidade.

A hidrografia é um campo da Geografia que estuda o conjunto de águas presente no planeta Terra. O termo hidrografia também é compreendido como um conceito que remete diretamente a esse conjunto de reservas de água presentes no planeta, nas formas superficial, subterrânea ou atmosférica.

Leia também: Geologia — uma área da Geografia que estuda as características naturais da Terra

Resumo sobre hidrografia

  • A hidrografia é a área da Geografia que estuda o conjunto de águas da Terra.

  • Também é um termo usado para caracterizar aspectos das águas superficiais, subterrâneas e atmosféricas.

  • O ciclo da água é formado por processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

  • A bacia hidrográfica é a unidade espacial delimitada por formas de relevo e que reúne a rede hidrográfica local.

  • São bacias hidrográficas importantes do mundo: bacia Amazônica, bacia do Congo, bacia do Mississipi e bacia da Prata.

  • As bacias hidrográficas mais importantes do Brasil são: bacia Amazônica, bacia do Tocantins-Araguaia, bacia do rio São Francisco e bacia do rio Paraná.

  • Os rios foram fundamentais para o processo de ocupação humana e para o desenvolvimento econômico de diversas localidades.

  • Os principais rios do Brasil são: rio Amazonas, rio Paraná, rio São Francisco, rio Tocantins, rio Negro e rio Solimões.

  • A hidrografia é fundamental, pois permite o estudo e a caracterização de fontes de água.

  • Ela também é importante porque garante a conservação da vida humana e a manutenção dos ciclos físicos planetários.

Videoaula sobre hidrografia

O que é hidrografia?

A hidrografia é um ramo da Geografia física que estuda o conjunto de águas que existe no planeta Terra.

Além disso, o termo hidrografia também é um conceito que remete aos aspectos das reservas de água presentes no planeta, sendo o termo que reúne as formas de água superficiais, como oceanos, mares, rios, lagos e geleiras e, ainda, as águas subterrâneas e atmosféricas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciclo da água

O ciclo da água reúne o conjunto de processos que ocorrem no sistema hidrológico do planeta. Esse sistema natural é fechado, ou seja, é formado por um processo em que as trocas ocorrem dentro de um mesmo espaço, especificamente, a Terra. O ciclo da água é fundamental para a manutenção dos processos físicos do planeta e para a continuação das diferentes formas de vida terrestre.

Esse ciclo pode ser dividido em cinco fases:

  • Evaporação: a água superficial, notadamente por meio da ação do calor proveniente da radiação solar, é evaporada, ou seja, passa de um estado líquido, como rios e lagos, para o estado gasoso, na atmosfera.

  • Condensação: a água em estado gasoso concentrada na atmosfera é condensada, ou seja, transformada em estado líquido. Assim, há a passagem do estado gasoso para o estado líquido da água. Esse processo dá origem às nuvens de chuva.

  • Precipitação: a água em estado líquido concentrada nas nuvens em grande volume é precipitada para a litosfera por meio da chuva. A precipitação pode ocorrer no estado líquido ou ainda, no estado sólido, como em casos de granizo e neve.

  • Infiltração: a água precipitada da atmosfera chega até a superfície terrestre. Essa água é infiltrada no solo, e, por sua vez, alimenta as reservas de água subterrânea, contribuindo para diferentes formas de vida.

  • Transpiração: a água acumulada durante processos como a precipitação, especialmente pelas plantas, é devolvida para a atmosfera em estado gasoso, por meio da ação da evapotranspiração.

Ilustração do ciclo da água, um dos aspectos estudados pela hidrografia.
Ilustração do ciclo da água.

Bacia hidrográfica

A bacia hidrográfica é um conceito que se refere à unidade espacial que reúne o conjunto de córregos, rios e lagos de determinada localidade. Essa unidade espacial é delimitada por formas de relevo, e esse conjunto de córregos, rios e lagos é chamado de rede hidrográfica.

Quais são as bacias hidrográficas do mundo?

A Terra apresenta uma infinidade de bacias hidrográficas. Elas possuem diversas escalas espaciais, e, ainda, estão localizadas em todos os países do globo. As quatro maiores bacias hidrográficas, em extensão territorial, do planeta são:

Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?

O Brasil possui 12 bacias hidrográficas. São elas:

  • bacia Amazônica;

  • bacia do Tocantins-Araguaia;

  • bacia do São Francisco;

  • bacia do Parnaíba;

  • bacia do Paraná;

  • bacia do Uruguai;

  • bacia do Paraguai;

  • bacia do Atlântico Nordeste Ocidental;

  • bacia do Atlântico Nordeste Oriental;

  • bacia do Atlântico Leste;

  • bacia do Atlântico Sudeste;

  • bacia do Atlântico Sul.

Hidrografia do mundo

A Terra conta com uma extensa rede hidrográfica, especialmente em países situados em médias e baixas latitudes, nas zonas tropicais e equatoriais do planeta. Os rios foram fundamentais para o processo de ocupação humana e desenvolvimento econômico de diversas localidades.

Dentre os principais rios da hidrografia mundial, destacam-se:

  • rio Amazonas;

  • rio Nilo;

  • rio Mississipi;

  • rio Paraná;

  • rio Danúbio;

  • rio Reno;

  • rio Volga;

  • rio Ganges;

  • rio Huang-Ho;

  • rio Yang-Tsé;

  • rio Congo;

  • rio Tigre;

  • rio Eufrates.

Hidrografia do Brasil

Vista superior do rio Amazonas, que faz parte de uma das principais bacias hidrográficas do mundo, a bacia Amazônica.
O rio Amazonas é o principal rio do Brasil.

O Brasil possui uma extensa rede hidrográfica, especialmente por questões geográficas e climáticas, já que a maior parte do país está situada em uma zona de clima tropical, com grandes volumes de precipitação. O território brasileiro está dividido em 12 unidades hidrográficas. Essas unidades são formadas por diversas sub-bacias, que, por sua vez, contêm uma infinidade de cursos de água alimentados por nascentes.

Os principais rios do Brasil são:

Veja também: Aquífero Guarani — uma das mais importantes reservas subterrâneas de água doce do planeta

Por que a hidrografia é importante?

A hidrografia é importante, pois permite o estudo e a caracterização de fontes de água. Esses recursos são fundamentais para a conservação da vida humana e a manutenção dos ciclos físicos planetários.

Ademais, a rede hidrográfica possui grande protagonismo no desenvolvimento econômico e social do planeta, além de grande papel histórico e até mesmo simbólico para as comunidades locais.

Ainda, em um contexto de intensa transformação da paisagem e de alteração das condições climáticas, os estudos da hidrografia são fundamentais para conservação e valorização das fontes de água planetárias.

Exercícios resolvidos sobre hidrografia

Questão 1

(Uece)

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

O Bioma Cerrado. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado. Acesso em 03.04.2019.

Considerando algumas das principais características do bioma Cerrado, é correto afirmar que nele

A) encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata.

B) devido à ocupação e as atividades humanas, hoje restam apenas 29% de sua cobertura original, mesmo assim, ainda está disposto em 17 estados.

C) são encontradas formações florestais nativas como a Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Estacional Semidecidual.

D) vivem cerca de 80 milhões de pessoas e sua biodiversidade ampara atividades econômicas voltadas para fins agrosilvopastoris e industriais.

Resolução:

Alternativa A

O bioma Cerrado possui grande importância em termos hidrográficos, pois é uma unidade espacial que detém nascentes de grandes bacias hidrográficas, sendo elas Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata.

Questão 2

(Uece) Sobre o ciclo da água, é correto afirmar-se que

A) o ciclo, através das chuvas, contribui para aumentar a umidade do ar e dos solos, alimentar os lençóis de água subterrânea e o escoamento fluvial.

B) a infiltração da água tende a ser maior em terrenos impermeáveis e de rochas pouco porosas pertencentes ao embasamento cristalino.

C) a descarga fluvial, ou débito de um rio, é sempre igual à pluviosidade total que incide sobre a região da bacia hidrográfica.

D) a evaporação e a evapotranspiração tendem a um decréscimo em regiões de baixas latitudes, aumentando, consideravelmente, nas regiões de altas latitudes.

Resolução:

Alternativa A

O ciclo da água é o responsável pela movimentação das formas de água no sistema planetário. Ele promove a evaporação, a condensação, a precipitação e a infiltração da água nos diferentes ambientes. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bacia Hidrográfica
Clique e veja o que são bacias hidrográficas. Entenda também quais são os tipos e os elementos das bacias, além de conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil.
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Formas de relevo
Saiba quais são as grandes formas de relevo existentes na superfície terrestre e veja suas características. Conheça as principais formas de relevo do Brasil.
Formação dos solos
Descubra aqui como ocorre a formação dos solos e como se estrutura esse importante meio de vida e recurso natural.
Hidrografia do Brasil
Hidrografia do Brasil, quais são as principais hidrografias do Brasil, Bacia Amazônia, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina, quais são as influências das bacias hidrográficas.
Relevo
Aprenda o conceito de relevo. Veja quais são as principais formas do relevo terrestre. Entenda o papel dos agentes da natureza na formação do relevo terrestre.
Solo
Clique e veja detalhes do processo de formação e composição dos solos. Entenda a composição dos solos, como evoluem e quais os tipos mais comuns no Brasil.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
Vegetações Mundiais
Vegetações mundiais, Quais são os tipos de Vegetações mundiais, Onde se desenvolvem as Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e os climas, As características das Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e umidade.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!