Demonstração das fórmulas das coordenadas do vértice

A demonstração das fórmulas das coordenadas do vértice de uma parábola depende das raízes da função do segundo grau.
O vértice é o ponto mais alto de uma parábola com concavidade voltada para baixo

Toda parábola pode ser usada como representação geométrica de alguma função na forma f(x) = ax2 + bx + c, que é chamada de função do segundo grau. Toda função do segundo grau pode possuir a concavidade voltada para cima, e consequentemente um ponto de mínimo, ou a concavidade voltada para baixo, e consequentemente um ponto de máximo. Esse ponto de mínimo (ou de máximo) é chamado de vértice da parábola.

Seja V o vértice de uma parábola e (xv, yv) suas coordenadas, as fórmulas usadas para encontrar essas coordenadas são:

Para demonstrar essas fórmulas, é necessário conhecer uma outra técnica que também pode ser usada pra encontrar as coordenadas do vértice.

Coordenadas do vértice

Observe os pontos em destaque, vértice e raízes, na figura a seguir.

Perceba que a coordenada x do vértice (xv) fica no ponto médio do segmento entre as raízes da parábola, portanto, para encontrar a coordenada xv, podemos calcular a média aritmética entre as raízes da função:

Note também que a imagem da função aplicada no ponto xv é justamente yv, ou seja, f(xv) = yv.

Tendo essas informações como base, podemos realizar alguns cálculos simples para encontrar as fórmulas usadas para calcular xv e yv.

Demonstrações das fórmulas

Dada a função f(x) = ax2 + bx + c, podemos usar a fórmula de Bháskara para determinar as fórmulas de xv e yv. Sabendo que as raízes de uma função do segundo grau podem ser encontradas da seguinte maneira:

Logo,

Lembre-se de que:

Podemos, então, substituir os valores de x1 e x2 para encontrar:

Que é justamente a fórmula usada para determinar xv.

A fórmula usada para determinar yv pode ser obtida ao encontrar a imagem da função no ponto xv:

Substituindo o valor de xv, temos:

Para finalizar, basta fazer o procedimento adequado de adição (e subtração) de frações. Esse procedimento depende do mínimo múltiplo comum.

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos Relacionados

Cinco passos para construir o gráfico de uma função do 2º grau
Aprenda a construir o gráfico de uma função do 2º grau em cinco passos!
Concavidade da parábola
Clique e descubra o que é concavidade da parábola e entenda como é possível analisá-la a partir do coeficiente A da equação do segundo grau.
Coordenadas do Vértice de uma Parábola
Determinando o ponto de retorno da parábola relativa ao gráfico da função do 2º grau.
Domínio, contradomínio e imagem de uma função
Conheça a definição de função, de domínio, de contradomínio e de imagem de uma função. Saiba qual a relação entre todos esses elementos observando os exemplos.
Função do 2º grau ou função quadrática
Entenda o que é uma função quadrática e aprenda a construir o gráfico desse tipo função. Veja como calcular o vértice e as raízes dessa função.
Fórmula de Bhaskara
Clique para aprender a utilizar a fórmula de Bhaskara para encontrar raízes de equações do segundo grau!
Interseções entre uma reta e uma parábola
Clique e aprenda o que são as interseções entre uma reta e uma parábola e conheça uma maneira de encontrar as coordenadas referentes a esses pontos.
Parábolas
Clique e aprenda o que são parábolas para a Geometria Analítica, conheça seus elementos e saiba encontrar as equações reduzidas dessa figura.
Pontos Notáveis da Parábola
Determinando o vértice da parábola.
Pontos notáveis da parábola
Função do segundo grau, Função, Gráfico de função, parábola, concavidade, parábola para baixo, concavidade para cima, Construção de gráfico, coeficiente a positivo, Coeficiente a negativo, raízes de uma função, quantidade de raízes.
Ângulos opostos pelo vértice
Clique e aprenda o que são ângulos opostos pelo vértice e ângulos adjacentes, bem como as propriedades mais importantes que os envolvem.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos