Lei dos cossenos

A lei dos cossenos é utilizada para calcular a medida de um lado desconhecido de um triângulo qualquer quando conhecemos dois de seus lados e um dos seus ângulos internos.
Lei dos cossenos.

A lei dos cossenos é uma relação entre os lados do triângulo e o cosseno de um dos seus ângulos. Conhecida também como teorema dos cossenos, essa relação é utilizada para encontrar a medida de lados desconhecidos de um triângulo cujos valores de dois lados são conhecidos e o valor de um ângulo interno é conhecido.

Dado um triângulo de lados a, b e c, com o ângulo  conhecido, a fórmula da lei dos cossenos é a² = b² + c² - 2bc cosÂ, ou seja, o comprimento do lado a é igual à soma do quadrado da medida dos lados b e c menos duas vezes o produto da medida dos lados b e c com o cosseno do ângulo oposto ao lado a.

Leia também: Seno, cosseno e tangente — qual a diferença?

Resumo sobre lei dos cossenos

  • A lei dos cossenos é uma relação entre a medida dos lados de um triângulo e o cosseno de um dos seus ângulos.
  • Utilizamos a lei dos cossenos para encontrar a medida de lados desconhecidos de um triângulo qualquer.
  • Dado um triângulo de lados a, b e c, as fórmulas da lei dos cossenos são:

Videoaula sobre lei dos cossenos

O que é a lei dos cossenos?

Conhecida também como teorema dos cossenos, a lei dos cossenos é uma relação entre a medida dos lados de um triângulo e o cosseno de um dos seus ângulos. A lei dos cossenos nos permite descobrir a medida de um lado do triângulo quando conhecemos a medida de outros dois lados e o ângulo oposto ao lado que queremos descobrir.

Qual é a fórmula da lei dos cossenos?

Seja a o lado do qual queremos descobrir o valor e b e c as medidas dos outros dois lados, a lei dos cossenos mostra que o quadrado do lado a é igual à soma dos quadrados dos lados b e c menos duas vezes os lados b vezes o cosseno do ângulo oposto ao lado a.

De modo geral, considerando um triângulo de lados a, b e c, podemos escrever a fórmula da lei dos cossenos de três maneiras

A fórmula a ser usada depende de qual dos ângulos é conhecido. Se é conhecido o valor do ângulo , utilizamos a primeira fórmula; caso seja o ângulo , a segunda fórmula; por fim, caso seja o ângulo , a terceira fórmula.

É importante perceber que as fórmulas sempre possuem um mesmo padrão. Logo, sabendo que o lado que fica sozinho na igualdade é o que está oposto ao ângulo conhecido, fica mais fácil saber como devemos aplicar a fórmula.

Quando se aplica a lei dos cossenos?

A lei dos cossenos é utilizada quando conhecemos dois lados e um ângulo do triângulo e queremos encontrar o comprimento do terceiro lado desse triângulo. Normalmente, a lei dos cossenos é aplicada para triângulos não retângulos, ainda que seja válida para triângulos retângulos.

Demonstração e aplicação da lei dos cossenos

Existem diferentes maneiras de demonstrar a lei dos cossenos. Faremos a seguir a demonstração por semelhança de triângulos. Primeiramente, construiremos o triângulo A, B e C, de lados a, b e c, e traçaremos a altura do vértice A, que será o segmento AP, dividindo a base em duas partes:

Com o segmento AP, são formados na imagem dois triângulos, o triângulo BPA e o triângulo APC. De início, analisando o triângulo BPA, sabemos que:

Então, temos que:

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo BPA:

Isolando h:

  • Exemplo:

Encontre a medida do lado representada por x na imagem:

Resolução:

Conhecemos o ângulo de 60°, e o lado oposto a ele mede x. Então, substituindo na fórmula da lei dos cossenos, será a incógnita x que ficará sozinha na igualdade:

Aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo APC:

Sabemos que:

Portanto:

Como x = c·cosB:

Note que nós encontramos a fórmula da lei dos cossenos. Para demonstrar as outras duas fórmulas, o processo é análogo a este, pois se traçarmos as alturas dos outros lados, encontramos as outras duas fórmulas da lei dos cossenos.

Acesse também: Demonstração da lei dos senos

Lei dos cossenos no triângulo retângulo

Durante a aplicação da lei dos cossenos em um triângulo retângulo, basta lembrar que o triângulo retângulo é aquele que possui 90° e que o cosseno de um ângulo de 90° é igual a 0, então temos que:

Note então que encontramos o teorema de Pitágoras, por isso utilizamos diretamente o teorema de Pitágoras em triângulos retângulos. A lei dos cossenos é interessante para triângulos não retângulos, pois sua aplicação em um triângulo retângulo nada mais é que o teorema de Pitágoras.

Exercícios resolvidos sobre lei dos cossenos

Questão 1

A medida do lado representado por x é igual a:

A) 9 cm

B) 8 cm

C) 7 cm

D) 6 cm

E) 6 cm

Resolução:

Alternativa B

Aplicando a lei dos cossenos:

Calculando as raízes da equação, temos que a = 1, b = -5 e c = -24, logo:

Agora, utilizando a fórmula de Bhaskara:

Como há duas soluções, o nosso interesse é somente na solução positiva, já que a resposta é a medida do lado de um triângulo:

Questão 2

(Uerj — adaptada) Ao coletar os dados para um estudo topográfico da margem de um lago a partir dos pontos A, B e T, um técnico determinou as medidas AT = 32 m, BT = 13 m e = 120°, representadas no esquema abaixo:

Calculando a distância, em metros, entre os pontos A e B, definidos pelo técnico nas margens desse lago, a distância é de, aproximadamente:

A) 38 metros

B) 39 metros

C) 40 metros

D) 41 metros

E) 42 metros

Resolução:

Alternativa C

Aplicando a lei dos cossenos:

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.