Reações com sulfetos
Reações com sulfetos são processos químicos nos quais, obrigatoriamente, um dos reagentes é um sulfeto – composto inorgânico que apresenta em sua constituição o enxofre como o elemento mais eletronegativo.
Entre as substâncias que participam como reagentes das reações com sulfetos, podemos citar os ácidos, as bases e o gás oxigênio.
Reações de sulfetos com ácidos inorgânicos
Essas reações são denominadas de reações de dupla troca. Isso ocorre porque o cátion do sulfeto interage com o ânion do ácido, e o ânion do sulfeto interage com o cátion do ácido.
Nesse tipo de reação, os produtos formados são um novo ácido e um novo sulfeto. Acompanhe os exemplos a seguir:
-
Reação entre o sulfeto de cobre II (CuS) e o ácido nítrico (HNO3)
O sulfeto de cobre II apresenta o cátion cobre II (Cu+2) e o ânion sulfeto (S-2). No ácido nítrico, o cátion é o hidrônio, e o ânion é o nitrato (NO3-). Quando ocorre a reação entre esses compostos, temos a seguinte equação:
CuS + 2HNO3 → Cu(NO3)2 + H2S
Os produtos formados nessa reação são o nitrato de cobre II e o sulfeto de hidrogênio.
-
Reação entre o sulfeto de alumínio II (Al2S3) e o ácido sulfúrico (H2SO4)
O sulfeto de alumínio apresenta o cátion alumínio (Al+3) e o ânion sulfeto (S-2). No ácido sulfúrico, o cátion é o hidrônio (H+), e o ânion é o sulfato (SO4-2). Quando ocorre a reação entre esses compostos, temos a seguinte equação:
1 Al2S3 + 3 H2SO4 → Al2(SO4)3 + 3 H2S
Os produtos formados são sulfato de alumínio e sulfeto de hidrogênio.
Reações de sulfetos com bases inorgânicas
As reações químicas de sulfetos com bases inorgânicas também são denominadas de reações de dupla troca. Os produtos formados são um novo sulfeto e uma nova base. Acompanhe os exemplos a seguir:
-
Reação entre o sulfeto de magnésio (MgS) e o hidróxido de titânio IV [Ti(OH)4]
O sulfeto de magnésio apresenta o cátion magnésio (Mg+2) e o ânion sulfeto (S-2). No hidróxido de titânio IV, o cátion é o titânio IV (Ti+4), e o ânion é o hidróxido (OH-). Quando ocorre a reação entre esses compostos, temos a seguinte equação:
MgS + Ti(OH)4 → Mg(OH)2 + Ti2S4
Os produtos formados são o hidróxido de magnésio e o sulfeto de titânio IV.
-
Reação entre o sulfeto de sódio (Na2S) e o hidróxido de crômio III [Cr(OH)3]
O sulfeto de sódio apresenta o cátion sódio (Na+) e o ânion sulfeto (S-2). No hidróxido de crômio III, o cátion é o crômio III (Ti+4), e o ânion é o hidróxido (OH-). Quando ocorre a reação entre esses compostos, temos a seguinte equação:
Na2S + Cr(OH)3 → NaOH + Cr2S3
Os produtos formados são o hidróxido de sódio e o sulfeto de crômio III.
Reações de sulfetos com gás oxigênio
Quando os sulfetos reagem com o gás oxigênio, em uma reação denominada de ustulação, o produto é o dióxido de enxofre, que pode estar acompanhado de um óxido ou de um metal puro.
Para determinar se o produto será metal puro ou óxido, deve-se conhecer a natureza do metal que forma o sulfeto:
a) Sulfeto com metal nobre
Quando o sulfeto que reage com o oxigênio apresenta um metal nobre, os produtos da reação são metal puro e o dióxido de enxofre, como podemos observar na equação a seguir:
PtS + O2 → Pt(s) + SO2
Como a platina é um metal nobre, quando o sulfeto de platina reage com o gás oxigênio, forma-se platina sólida pura.
b) Sulfeto com metal não nobre
Quando o sulfeto que reage com o oxigênio apresenta um metal que não é nobre, os produtos da reação são um óxido e o dióxido de enxofre, como podemos observar na equação a seguir:
K2S + 3/2O2 → K2O + SO2
Como o potássio não é um metal nobre, quando o sulfeto de potássio reage com o gás oxigênio, forma-se o óxido de potássio.