Whatsapp icon Whatsapp

Fruta

Fruta é um termo, sem valor botânico, que se refere a um fruto ou pseudofruto que apresenta sabor adocicado, aroma característico e, geralmente, é rico em suco. As frutas são extremamente importantes na nossa alimentação, sendo um alimento rico em fibras, vitaminas e sais minerais. Elas podem ser consumidas in natura ou ainda ser usadas na fabricação de doces, geleias e sucos, porém o processamento da fruta pode provocar perda de nutrientes. São exemplos de fruta: acerola, laranja, banana, limão, maçã e abacaxi.

Leia mais: Vitaminas – moléculas orgânicas fundamentais para o funcionamento do nosso corpo

O que é fruta?

Fruta é um termo popular utilizado para referir-se às estruturas originadas das flores (frutos e pseudofrutos) que apresentam, geralmente, um sabor adocicado e são ricas em suco. A laranja, por exemplo, é um tipo de fruto que, popularmente, recebe a denominação de fruta. O termo fruta não apresenta significado botânico.

A jaca é uma fruta que pode ser consumida in natura, usada na fabricação de doces e até mesmo para substituir o frango em receitas.
A jaca é uma fruta que pode ser consumida in natura, usada na fabricação de doces e até mesmo para substituir o frango em receitas.

Todo fruto é fruta?

A resposta para essa pergunta é não, uma vez que temos frutos que não obedecem aos critérios para serem considerados frutas. Popularmente, considera-se que a fruta deve ter um sabor adocicado. Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes. É importante deixar claro aqui que o termo legume, nesse caso, está sendo usado no seu sentido popular. No que diz respeito à botânica, legume é o fruto típico da maioria das leguminosas e caracteriza-se por ser um fruto seco deiscente com duas aberturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Toda fruta é fruto?

Nem toda fruta é um fruto. Fruto é um termo botânico utilizado para referir-se à estrutura formada a partir do desenvolvimento do ovário, geralmente, após a fecundação dos óvulos. Algumas vezes, no entanto, o que pensamos tratar-se de um fruto é, na verdade, um pseudofruto ou fruto acessório.

Essa denominação é dada quando a parte carnosa dos alimentamos que é originada de outra parte da flor que não o ovário. Quando nos alimentamos da parte suculenta do caju, por exemplo, estamos ingerindo uma porção que se originou do pedicelo floral. O fruto verdadeiro é, na realidade, a castanha. Podemos perceber, portanto, que o que denominamos fruta nem sempre se trata de um fruto, pois pode ter se originado de outra porção da flor.

 A parte suculenta do caju não se trata de um fruto verdadeiro.
A parte suculenta do caju não se trata de um fruto verdadeiro.

Importância das frutas na alimentação

Como sabemos, os vegetais, incluindo as frutas, não devem ser excluídos da nossa alimentação, uma vez que fornecem fibras, sais minerais, como potássio e ferro, e vitaminas, tais como vitaminas A e C. Além de fornecer vários nutrientes importantes para o nosso corpo, as frutas destacam-se ainda por sua baixa densidade energética, apresentando poucas calorias, portanto, ajudando na manutenção do peso corporal.

O consumo de frutas pode ainda ajudar na absorção de outros elementos presentes na alimentação, sendo esse o caso das frutas ricas em vitamina C, que atua aumentando a absorção de ferro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “um consumo diário suficiente de frutas e verduras pode ajudar a prevenir doenças não transmissíveis (DNT), como cardiopatias, diabetes tipo 2, obesidade e certos tipos de câncer”.

  • Qual a quantidade de frutas que devemos ingerir diariamente?

Incluir frutas na alimentação garante um melhor funcionamento do organismo.
Incluir frutas na alimentação garante um melhor funcionamento do organismo.

De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira do Ministério da Saúde, devemos ter um consumo de três porções de frutas nas refeições diárias. As frutas podem ser consumidas de diferentes formas, entretanto o consumo da fruta fresca apresenta maiores benefícios quando comparada, por exemplo, com o suco de fruta natural. Isso se deve ao fato de que o processamento da fruta pode provocar perda de fibras e nutrientes.

Quando consumir frutas frescas, é importante fazer bem a higienização, principalmente se forem consumidas com casca. Para higienizar as frutas, utilize, por exemplo, água com hipoclorito, atentando-se sempre às instruções no rótulo.

Leia também: Etileno e o amadurecimento de frutas

50 nomes de frutas

No Brasil e no mundo, há uma grande variedade de frutas, as quais apresentam variados aromas, sabores e texturas. Conheça, a seguir, o nome de 50 frutas:

  1. Abacate

  2. Abacaxi

  3. Açaí

  4. Acerola

  5. Ameixa

  6. Amora

  7. Araçá

  8. Araticum-do-cerrado

  9. Atemoia

  10. Bacuri

  11. Banana

A banana é um exemplo de fruta rica em potássio.
A banana é um exemplo de fruta rica em potássio.
  1. Cagaita

  2. Cajá

  3. Caju

  4. Caqui

  5. Carambola

  6. Cereja

  7. Coco

  8. Cupuaçu

  9. Figo

A amora é muito utilizada para fazer doces, sucos, sorvetes e geleias.
A amora é muito utilizada para fazer doces, sucos, sorvetes e geleias.
  1. Framboesa

  2. Fruta-pão

  3. Goiaba

  4. Graviola

  5. Jabuticaba

  6. Jaca

  7. Jambo

  8. Jenipapo

  9. Kiwi

  10. Laranja

 A laranja é uma fruta rica em vitamina C.
A laranja é uma fruta rica em vitamina C.
  1. Limão

  2. Maçã

  3. Mamão

  4. Manga

  5. Maracujá

  6. Melancia

  7. Melão

  8. Mexerica

  9. Morango

  10. Pera

  11. Pêssego

  12. Pitaia

  13. Pitanga

  14. Pitomba

  15. Romã

  16. Sapoti

  17. Seriguela

  18. Tamarindo

  19. Uva

  20. Veludo

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Flor e fruto: estruturas encontradas unicamente nas angiospermas.
Angiospermas
Angiospermas: plantas que formam flores verdadeiras e frutos.
As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal
Fibras
Entenda o que são fibras e compreenda os benefícios ocasionados pela sua ingestão.
A fenolftaleína é um exemplo de indicador ácido-base sintético que fica rosa em meio básico e incolor em meio ácido
Indicadores ácido-base
Conheça vários indicadores ácido-base usados nos laboratórios, como eles funcionam e como escolher o mais adequado para cada reação.
O boldo-do-chile é uma planta medicinal
O uso do boldo
Entenda quais propriedades medicinais o boldo possui e por que seu uso pode ser perigoso.
O sódio, presente no sal de cozinha, é um importante mineral para o nosso organismo
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.
Os frutos podem ser definidos como o ovário maduro
Tipos de frutos
Entenda a classificação dos diferentes tipos de frutos em simples, agregados e múltiplos e conheça alguns dos principais exemplos.
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diferentes alimentos
Vitaminas do complexo B
Saiba mais sobre as diferentes vitaminas do complexo B conhecendo a função de cada uma delas e onde podem ser encontradas.
video icon
Português
Pré-Enem | Intertextualidade
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Intertextualidade" com a professora Maria Beatriz!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!