Whatsapp icon Whatsapp

Café

O café é uma bebida apreciada em todo o mundo, sendo conhecida principalmente pelo seu poder estimulante. Apesar de estar relacionado com maior energia e atenção, o café apresenta outros benefícios, mas, assim como qualquer bebida ou alimento, deve ser apreciado com moderação.

O cafeeiro, planta responsável pela produção do café, é cultivado em várias regiões do mundo. Atualmente, o Brasil se destaca como o maior produtor e exportador de café de todo o planeta. Apesar de muitas pessoas associarem o cafeeiro apenas à bebida, os frutos do cafeeiro e suas sementes são usados para outros fins, como a produção de medicamentos, cosméticos, biomassa para geração de energia e fertilizantes.

Leia também: Cacau — a planta utilizada na fabricação do chocolate

Cafeeiro

O cafeeiro é uma planta que produz um fruto do qual se extraem sementes que são usadas na fabricação do café. Ele faz parte da família Rubiaceae, mais precisamente do gênero Coffea. Existem diferentes espécies de café, porém a mais importante economicamente é a Coffea arabica, a qual representa cerca de 70% da produção mundial.

O cafeeiro é uma planta pertencente ao gênero Coffea e apresenta um grande valor econômico.
O cafeeiro é uma planta pertencente ao gênero Coffea e apresenta um grande valor econômico.

O café arábica, como é chamada a espécie Coffea arabica, destaca-se por ser um arbusto grande, o qual pode atingir cerca de quatro metros. As folhas dessa planta apresentam formato ovalado ou sublanceolado, cor verde-escura e bordos ondulados. As flores estão agrupadas em inflorescências. Os frutos do cafeeiro possuem coloração vermelha ou amarela e formato oval. No interior do fruto são observadas, normalmente, duas sementes achatadas.

Um fato curioso a respeito da espécie é que esta se difere geneticamente dos outros cafeeiros por apresentar quatro conjuntos de cromossomos ao invés dos dois conjuntos observados em outras espécies.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O café e seus benefícios

O café é uma bebida produzida atualmente a partir da infusão dos grãos produzidos pelo cafeeiro. Para fazer a bebida, usamos a semente torrada, a qual é comercializada na forma de grãos ou então já moída.

Essa bebida é conhecida pelo seu papel estimulante, efeito associado à cafeína, uma substância que:

  • nos deixa em um maior estado de alerta;
  • favorece nossa capacidade de concentração;
  • melhora o desempenho em tarefas simples; e
  • diminui o cansaço e a sonolência.

Além da cafeína, o café é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas, o que faz com que seu consumo seja benéfico em muitas situações. Atualmente, reconhece-se, por exemplo, que o consumo do café está associado a:

  • uma redução na incidência de Parkinson e no risco de desenvolver diabetes tipo II;
  • papel neuroprotetor no desenvolvimento de Alzheimer;
  • proteção contra o desenvolvimento de cirrose hepática, especialmente a cirrose alcoólica;
  • menores chance de desenvolver sintomas usuais da asma do que aqueles que não consomem a bebida;
  • prevenção de alguns tipos de cânceres;
  • redução do risco de suicídio;
  • aumento da termogênese, o que induz a perda de peso, sendo a cafeína responsável por esse efeito.

Apesar de a cafeína ser responsável por ações benéficas no organismo, seu consumo em doses elevadas ou por pessoas sensíveis à substância pode produzir efeitos negativos. Entre os sintomas provocados pelo excesso de cafeína, podemos citar taquicardia, insônia, ansiedade, dor de cabeça, tremores, náuseas e palpitações.

O café pode fazer mal à saúde?

Apesar de o consumo do café ser benéfico, em alguns casos não é recomendado.
Apesar de o consumo do café ser benéfico, em alguns casos não é recomendado.

Vimos anteriormente que o café apresenta inúmeros benefícios para a saúde, porém o seu consumo não é indicado em alguns casos. A bebida é contraindicada, por exemplo, para pacientes que possuem úlcera ou gastrite. Essa recomendação é feita, pois o café possui ação estimulante na secreção ácida e na liberação de pepsina no estômago.

O café também apresenta uma ação inibitória na absorção do ferro. Essa informação é extremamente relevante, principalmente para pessoas que apresentam carência de ferro ou anemia. Muitos estudos também associam o consumo do café a um efeito negativo sobre o balanço de cálcio no organismo. Desse modo, recomenda-se que idosos consumam doses moderadas de café, incluam alimentos ricos em cálcio na sua alimentação e estejam atentos aos seus níveis de vitamina D.

Leia também: Gastrite combina com limão?

Dia Mundial do Café

O café é uma bebida com grandes benefícios à saúde e bastante consumida em todo o planeta. Sendo assim, não é de se assustar que essa bebida tenha um dia voltado apenas para celebrá-la. Entretanto, se você procurar mais a fundo, descobrirá que o café não é comemorado apenas em um dia no Brasil, mas sim em três dias:

  • Dia Mundial do Café;
  • Dia Nacional do Café;
  • Dia Internacional do Café.

O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril, enquanto o Dia Nacional do Café é celebrado em 24 de maio. Já o Dia Internacional do Café é comemorado em 1º de outubro. Fato é que não importa a data, todo dia é dia de um bom café.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A redução de glóbulos vermelhos
Anemia
Anemia, o que é anemia, o que a anemia provoca, a concentração de glóbulos vermelhos no ser humano, sintomas da anemia, principais tipos de anemia, como prevenir a anemia.
Asma
Já ouviu falar em asma? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença conhecendo seus sintomas e os tratamentos disponíveis.
Café, uma das maiores fontes de cafeína
Cafeína
Cafeína, a cafeína, uso da cafeína como estimulante, o café, refiregerante, efeitos da cafeína, efeitos do uso contínuo da cafeína e as conseqüências pelo consumo exagerado da cafeína.
A principal causa da doença é o uso excessivo de álcool.
Cirrose Hepática
Cirrose Hepática, doença crônica do fígado, doença caracterizada por fibrose e formação de nódulos, funções do fígado, sintomas da cirrose hepática, tratamento da cirrose hepática, prevenção da cirrose hepática.
O câncer pode atingir qualquer órgão e tecido do nosso corpo.
Câncer
Clique aqui e descubra o que é câncer, os principais fatores relacionados ao seu desenvolvimento, seus principais tipos, e conheça os tratamentos mais utilizados.
O diabetes tipo 2 é a mais comum entre os portadores de diabetes
Diabetes tipo 2
Saiba mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da diabetes tipo 2.
Doença de Parkinson
Aprenda mais sobre a doença de Parkinson clicando aqui. Entenda o que é essa doença, suas manifestações clínicas e o tratamento disponível.
O café reorganizou o cenário econômico brasileiro do século XIX e XX.
Economia Cafeeira
Economia cafeeira, Segundo Reinado, café, economia Brasileira, Vale do Paraíba, Oeste Paulista, mão-de-obra escrava, mão-de-obra assalariada, dinamização da economia, técnicas de plantio, investimento financeiro.
A gastrite provoca desconforto abdominal.
Gastrite
Gastrite, o que é gastrite, como a gastrite pode ocorrer, os sintomas da gastrite, como detectar a gastrite, o tratamento para a gastrite, como prevenir a gastrite.
Limão: o ácido que pode ser base.
Gastrite combina com limão?
Dá para acreditar? Conheça as propriedades benéficas do limão para o tratamento da desagradável gastrite.
Café: bebida rica em cafeína.
Você é viciado em café?
Você se sente viciado em café? Descubra aqui o porquê.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida na Medicina, com Dr. José Guilherme Schwam Jr.
Quer ter mais informações sobre o curso de Medicina e a profissão? Confira uma entrevista com o médico José Guilherme Schwam Jr., que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.