Whatsapp icon Whatsapp

Eslováquia

A Eslováquia é um país da Europa Central conhecido pelas belas paisagens naturais. A sua economia está alicerçada na produção de bens de consumo voltados para exportação.
Bandeira da Eslováquia
Bandeira da Eslováquia

 A Eslováquia é um país da Europa Central. Historicamente, sempre esteve ligada aos checos, por meio da formação da Checoslováquia. foi alcançada em 1993.

Sua geografia é caracterizada pelo relevo montanhoso e pelo grande número de lagos. A população local, bastante envelhecida, desfruta de um elevado padrão de vida. Na economia, destaca-se a produção de bens manufaturados como automóveis e eletrônicos.

A cultura da Eslováquia mescla elementos de diversas populações eslavas. A capital, Bratislava, é um dos principais centros turísticos da Europa Central.

Leia também: A organização do espaço geográfico europeu

Resumo sobre a Eslováquia

  • A Eslováquia formava com Chéquia um único país, a Checoslováquia, sendo que a independência pacífica dos dois países foi alcançada em 1993.

  • Seu relevo montanhoso contribui para a formação de diversos lagos e cavernas, predominantes nas paisagens naturais do país.

  • Tem uma população bastante envelhecida em razão da baixa taxa de natalidade e da alta expectativa de vida.

  • Sua economia tem forte base industrial, com destaque para a produção de bens manufaturados, como automóveis e eletrônicos.

  • O turismo é uma atividade importante da Eslováquia e tem apresentado crescimento constante ao longo dos últimos anos.

  • É uma região de transição da Europa Central que reúne tradições culturais de diversos povos eslavos.

Dados gerais sobre a Eslováquia

  • Nome oficial: República Eslovaca

  • Gentílico: eslovaco

  • Extensão territorial: 49.035 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Central

  • Capital: Bratislava

  • Clima: temperado

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: eslovaco

  • Religiões: 74% (cristianismo), 14% (ateísmo), 12% (outras)

  • População: 5.460.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 113 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,860 (muito elevado)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 116,75 bilhões

  • PIB per capita: US$ 21.380

  • Gini: 25%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    • União Europeia (UE).

  • Divisão administrativa: oito regiões, sendo elas:

Bratislava

Trenčín

Prešov

Banská Bystrica

Nitra

Trnava

Žilina

Košice

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Eslováquia

O território eslovaco foi historicamente ocupado por povos como os checos, húngaros e austríacos. A população eslovaca, mesmo com um forte sentimento nacionalista, sempre esteve ligada a outros grupos étnicos. A reconfiguração do território local aconteceu após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando os checos e eslováquios, com boêmios e morávios, formaram um único Estado chamado de Checoslováquia.

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também interferiu diretamente na configuração territorial dos povos eslovacos. A invasão das forças soviéticas no território checoslovaco, em contraponto à influência nazista local, fomentou a construção de um governo central em Praga (Chéquia). Portanto, a Eslováquia permaneceu reunida com a Chéquia até 1993, quando se tornou oficialmente independente.

Etimologia da Eslováquia

O termo Eslováquia deriva do idioma eslavo, bastante comum na porção centro-oriental europeia, havendo algumas interpretações para ele. Há pesquisadores que apontam que o nome significa “terra dos povos que falam a mesma língua”, mas há também aqueles linguistas que defendem que Eslováquia refere-se à “terra dos povos da água”.

Geografia da Eslováquia

A Eslováquia é um país localizado na Europa Central (não sendo banhada pelo mar) que faz fronteira com:

O território eslovaco é marcado pelo relevo bastante montanhoso e acidentado, com pontos de elevada altitude. Há a presença de uma grande cordilheira de montanhas chamada Cárpatos. O pico de Gerlachov, com 2655 metros de altitude, é o mais elevado da Eslováquia.

O país tem uma extensa rede de cursos de água, com grande presença de lagos, tanto naturais quanto artificiais. O rio Danúbio é o principal da Eslováquia.

O clima eslovaco é do tipo temperado continental, com registros de grandes amplitudes térmicas ao longo do ano, além de fortes nevascas no inverno. A vegetação eslovaca é predominantemente formada por florestas boreais.

Mapa da Eslováquia

Mapa da Eslováquia

Demografia da Eslováquia

A Eslováquia é um país pouco populoso, mas que apresenta concentrações populacionais significativas, em razão do diminuto território. A população local é formada, além dos eslovacos, por grupos étnicos de húngaros, romenos, checos e polacos. As maiores cidades do país em termos populacionais são Bratislava e Kosice. Ainda, a Eslováquia possui um grande número de habitantes que vivem nas áreas rurais do país.

Demograficamente, a Eslováquia apresenta uma população bastante envelhecida, devido à baixa taxa de natalidade e à alta expectativa de vida. O país registra um grande volume de saída de população em direção a outros países europeus, logo, apresenta um decréscimo populacional significativo. Já em termos sociais, a população eslovaca desfruta de um elevado padrão de vida, com indicadores de desenvolvimento humano bastante satisfatórios.

Leia também: Envelhecimento demográfico na Europa — o que explica esse fenômeno?

Economia da Eslováquia

A economia da Eslováquia é muito desenvolvida e altamente diversificada. O país é muito desenvolvido e industrializado e tem como base econômica a produção de bens manufaturados. Assim, o setor secundário é caracterizado pela produção de bens de alta tecnologia, como eletrônicos, além de uma vasta indústria química, plástica e principalmente automobilística.

Já o setor terciário está baseado no comércio e nos serviços, com destaque para a exportação de artigos industrializados, especialmente para países da União Europeia. Por sua vez, o setor primário é caracterizado pela produção de grãos como trigo, aveia, cevada e centeio, assim como o plantio de batata e beterraba, além da criação de porcos. O extrativismo é uma atividade primária importante por meio de exploração de minas de ferro, cobre, zinco e chumbo.

  • Turismo na Eslováquia

O turismo, parte integrante do setor terciário, é muito importante para a economia da Eslováquia. O país possui diversas paisagens naturais, com destaque para o relevo montanhoso e a presença de lagos, além de elementos humanos, como os castelos, que atraem um grande número de turistas todos os anos.

A Eslováquia possui uma moderna rede de atendimento aos turistas, por meio de hotéis, restaurantes e centros comerciais, que fornecem a estrutura necessária para a exploração do território local.

Castelo de Bratislava, na Eslováquia.
O Castelo de Bratislava é o principal ponto turístico da Eslováquia.

Infraestrutura da Eslováquia

A Eslováquia possui uma moderna infraestrutura de transportes e comunicações, uma parte importante para a integração dos países da Europa Central, especialmente em termos de comércio e serviços. No setor de transportes, destaca-se o uso de rodoviais e ferrovias, além da hidrovia do Danúbio, que corta parte do país. Já nas telecomunicações, ressalta-se o elevado índice de acesso à internet.

A população eslovaca também desfruta de redes modernas de saneamento básico e energia. O país possui uma matriz energética muito diversificada, com base na produção nuclear e na hidrelétrica.

Governo da Eslováquia

A Eslováquia é uma democracia, cujos representantes são escolhidos por meio do voto direto da população, havendo ampla liberdade de expressão e forte presença da sociedade civil organizada. O pluripartidarismo e a repartição de poderes são característicos da democracia eslovaca.

O país possui um sistema governamental de república parlamentarista, logo, o chefe de Estado é o presidente e o chefe de governo é o primeiro-ministro. A divisão dos poderes na Eslováquia segue o clássico compartilhamento de poder entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Leia também: Você sabe o que é o Estado Democrático de Direito?

Cultura da Eslováquia

A Eslováquia é uma região de transição da Europa Central, reunindo tradições culturais de diversos povos locais, desde austríacos até húngaros. A base da cultura da Eslováquia são os eslavos, povos tradicionais que habitam vastas extensões da Europa, especialmente a centro-oriental.

A Eslováquia tem grande tradição culinária, por meio da produção de laticínios e carne de porco. Os bolinhos de queijo e bacon são o principal prato local. A produção de vinho também tem grande fama regional. Já no esporte, destaca-se o futebol.

Curiosidades da Eslováquia

  • A estátua do Cumil, um operário saindo de um bueiro, é um dos principais pontos turísticos de Bratislava.

Estátua do Cumil (um operário saindo de um bueiro), na Eslováquia.
A estátua do Cumil está situada na capital eslovaca.
  • O Divórcio de Veludo é como é comumente chamada a separação pacífica entre Chéquia e Eslováquia, em 1993.

  • A capital da Eslováquia, Bratislava, faz fronteira com dois países centro-europeus, Áustria e Hungria.

  • As montanhas Tatras, localizadas no Cárpatos, são um importante ponto turístico natural da Eslováquia.

  • As cavernas e os lagos são dois símbolos nacionais da Eslováquia, que possui belas paisagens naturais. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.
União Europeia
Saiba quais são as principais características da União Europeia, e veja a lista de países-membros que fazem parte do bloco econômico mais importante do mundo.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.