Whatsapp icon Whatsapp

Geologia

A geologia é um campo de estudos das ciências naturais e da Terra que aborda as características da Terra. Possui grande importância em estudos econômicos e ambientais.
Geólogo, o profissional da área da geologia, analisando diferentes rochas.
A geologia estuda as características naturais da Terra.

A geologia é um campo de estudo voltado para as características naturais da Terra. Essa ciência concentra seus estudos em aspectos como a composição e a estruturação planetária. As áreas da geologia envolvem estudos diversos em campos como a História, a economia e o meio ambiente. A importância do estudo da geologia está ligada ao melhor entendimento da origem e da história do planeta.

Leia também: O que são as eras geológicas?

Resumo sobre geologia

  • A geologia é a ciência que busca conhecer a composição, a estruturação e a evolução dos aspectos naturais da esfera terrestre.

  • São suas áreas de interesse: mineralogia, petrografia, estratigrafia, sedimentologia, hidrogeologia, astrogeologia, sismologia e vulcanologia.

  • Seus principais conceitos são: minerais, rochas, solos, vulcanismo, tectonismo, intemperismo e erosão.

  • A geologia tem grande aplicação prática, em estudos de impacto ambiental, exploração mineral e viabilidade econômica.

  • O curso superior de Geologia envolve diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, Física e Química.

  • A atuação do geólogo é muito ampla, especialmente pela atuação em diversos setores econômicos, desde empresas privadas até o setor público.

Videoaula sobre geologia

O que é geologia?

A geologia é a ciência que estuda os aspectos naturais da Terra. O foco da ciência geológica é o estudo da composição, da estruturação e da evolução da esfera terrestre, assim como os diversos processos naturais que ocorrem na modificação do planeta. O profissional formado em geologia é chamado de geólogo.

O que se estuda na geologia?

A geologia é uma ciência situada no campo das ciências naturais e da Terra, logo, seu estudo concentra-se nos aspectos naturais do planeta, com destaque para a sua estrutura e composição.

Ademais, a geologia estuda ainda os diferentes processos que atuam na modificação do planeta, como fenômenos geomorfológicos, geológicos e hidrológicos diversos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Áreas de estudo da geologia

A geologia é uma ciência muito ampla, visto que compreende os diversos aspectos naturais do planeta, o que envolve as características físicas dele. As principais áreas da geologia são:

  • geologia histórica;

  • geologia estrutural;

  • geologia econômica;

  • geologia ambiental;

  • mineralogia;

  • petrografia;

  • estratigrafia;

  • sedimentologia;

  • hidrogeologia;

  • astrogeologia;

  • sismologia;

  • vulcanologia.

Geólogo, o profissional da área da geologia, colhendo uma amostra de rocha com um martelo geológico.
O estudo das rochas está enquadrado na geologia.

Termos importantes da geologia

A geologia é um campo científico que utiliza diversos termos das ciências naturais, muitos deles de uso cotidiano, que são objetos de estudo dessa ciência. São termos importantes da geologia:

  • Minerais: são compostos inorgânicos formados no meio natural que possuem diversos usos. Um exemplo de mineral é o quartzo.

  • Rochas: são formações naturais compostas por dois ou mais minerais que possuem características específicas. Um exemplo de rocha é o granito.

  • Solos: são recursos naturais formados por compostos orgânicos e inorgânicos frutos de processos como a pedogênese.

  • Vulcanismo: é um termo generalista que designa o conjunto de fenômenos relacionados à ascensão do magma do interior até a superfície terrestre.

  • Tectonismo: é um conceito que compreende o conjunto de processos ligados à movimentação das placas tectônicas que formam a esfera terrestre.

  • Intemperismo: é o processo que aborda o conjunto de modificação das rochas. O intemperismo é classificado em físico, químico e biológico.

  • Erosão: é o fenômeno que traduz o conjunto de transformações da superfície terrestre por meio do desgaste provocado por agentes como a água e o vento.

Importância da geologia

A geologia possui grande importância no estudo de processos naturais diversos, como no entendimento do surgimento e do funcionamento da Terra. Ademais, essa ciência possui grande aplicação prática, em estudos de impacto ambiental, exploração mineral, viabilidade econômica, entre outros.

A geologia é um campo estratégico da ciência, pois trabalha com a descoberta de grandes reservas de recursos minerais, como ferro e petróleo. Ademais, a sua aplicação possibilita o melhor entendimento dos processos terrestres, contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias em áreas como a mineração.

Saiba mais: Geografia humana — o campo da ciência geográfica que trabalha as relações entre a sociedade e a natureza

Faculdade de Geologia

A Geologia é um campo da ciência que possui graduação específica com duração de aproximadamente cinco anos. O curso é caracterizado pela interface entre diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, Física e Química.

A grade curricular do curso envolve matérias como mineralogia, petrografia, sedimentologia, além de muitas aulas em laboratórios e em campo, nas quais são desenvolvidas as habilidades práticas dos geólogos.

Os trabalhos de campo são parte fundamental da formação desse profissional. O curso de geologia envolve ainda questões de meio ambiente e economia, campos importantes para a formação do geólogo.

Atuação do geólogo

A atuação do geólogo é muito ampla, especialmente pela atuação em diversos setores econômicos, desde empresas privadas até o setor público. Esse profissional é muito requisitado por empresas de mineração, como as ligadas às atividades de produção de petróleo e gás natural e também de exploração de minerais de interesse econômico, além de atuações para a construção de projetos e consultorias diversas.

Os geológicos também atuam em estudos de impacto ambiental e vulnerabilidade natural. No setor público, esse profissional é muito requisitado nos setores de defesa civil e engenharia civil, especialmente em prefeituras. Os geólogos também atuam como fiscais em organizações econômicas e ambientais.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Eras geológicas
Saiba quais são as eras geológicas da Terra. Veja um resumo sobre as principais características que marcam as grandes eras geológicas terrestres.
Escala de tempo geológico
Você sabia que tempo geológico é diferente de tempo histórico? Clique aqui e entenda como se estrutura a temporalidade do planeta Terra!
Estruturas Geológicas
Conheça as estruturas geológicas da Terra, classificação que nos permite compreender melhor a formação do relevo terrestre.
Falha Geológica
Conheça o conceito de falha geológica e quais são os seus principais tipos e características.
Geografia Ambiental
Confira esta seção que se destina à Geografia Ambiental, ou seja, à relação da produção do espaço geográfico com o meio ambiente.
Geografia Física
Clique aqui, saiba o que é Geografia Física, conheça seus principais campos de estudo e descubra qual é a sua importância.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.