Whatsapp icon Whatsapp

Laguna

A laguna é um tipo de formação hidrogeomorfológica caracterizada pela concentração de água em zonas de relevo de depressão existentes nas bordas dos mares e dos oceanos.
Laguna dos Patos, uma laguna localizada no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
As lagunas são formadas pelo acúmulo de água em depressões nas bordas dos mares e dos oceanos.

A laguna é uma feição hidrogeomorfológica presente nas zonas litorâneas. Ela é caracterizada pelo acúmulo de água em regiões de relevo de depressão. Esses corpos de água se conectam, mesmo que de forma intermitente, com o oceano.

Os processos de erosão e sedimentação contribuem para a formação da feição geomorfológica de lagunas. Elas apresentam particularidades em termos de hidrologia e vegetação. A laguna de Araruama, no litoral brasileiro, é frequentemente apontada como uma das maiores lagunas do mundo.

Leia também: Dolina — uma feição geomorfológica caracterizada por uma formação arredondada e profunda do relevo

Resumo sobre laguna

  • As lagunas são uma feição com acúmulo de água localizada em uma forma de relevo de depressão.

  • Elas têm uma conexão com o oceano, mesmo que de forma intermitente, como por meio da ação das marés.

  • Também podem receber água de outras fontes, como de cursos de água ou até mesmo do nível freático.

  • O processo mais tradicional da formação dessa feição geomorfológica é por meio da acumulação de sedimentos ao longo do tempo na região litorânea.

  • Essas feições são encontradas nas bordas oceânicas, especialmente em regiões com presença de estuários de rios e outros cursos de água.

  • Os termos laguna e lagoa são diferentes, pois, em uma lagoa, não há uma conexão, mesmo de forma indireta, com o oceano, como ocorre no caso das lagunas.

  • A laguna dos Patos (Rio Grande do Sul) e a laguna de Araruama (Rio de Janeiro) são as principais formações lagunares brasileiras.

O que é laguna?

A laguna é uma feição geomorfológica de depressão que apresenta água, formando uma espécie de lago na borda de regiões litorâneas. Portanto, é uma espécie de canal, visto que a sua principal característica é a ligação com o mar e/ou oceano justamente por meio da presença de uma feição de relevo de menor altitude chamada de depressão. Ela também pode receber água de outros corpos de água, como córregos e rios, formando assim um ecossistema bastante específico que possui acentuada fragilidade ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se forma a laguna?

A formação de uma laguna ocorre tradicionalmente por meio da ação de processos geomorfológicos. Nesse contexto, destaca-se a ação da erosão e da sedimentação por meio de agentes que atuam no litoral oceânico, como o vento e a água. O processo mais tradicional da formação dessa feição geomorfológica é por meio da acumulação de sedimentos ao longo do tempo nas bordas litorâneas, especialmente em zonas como estuários de rios, que favorecem sua ocorrência. Essas zonas geográficas são caracterizadas pelo intenso transporte de sedimentos e, posteriormente, pela sua acumulação por meio da ação da sedimentação.

Quais são as características da laguna?

As lagunas são feições geomorfológicas caracterizadas pelo acúmulo de água dentro de formação de relevo do tipo depressão. Essas feições são encontradas nas bordas litorâneas, especialmente em regiões com presença de estuários de rios, e caracterizadas pela intensa atuação dos processos geomorfológicos de erosão e sedimentação.

As lagunas são separadas do oceano por meio de uma barreira natural composta por sedimentos diversos. Essas formações têm pequena profundidade. As características particulares de uma laguna interferem nas condições ambientais locais e, ainda, na fauna e na flora bastante específicas dessa zona geográfica.

Vista aérea da laguna Nichupté, separada do mar do Caribe pela praia Delfines.
Na parte superior da imagem, a laguna Nichupté. Na parte inferior da imagem, o mar do Caribe. Entre eles, a praia Delfines.

Elas estão conectadas por meio de um ou mais canais com o oceano, e podem receber água de outras fontes, como dos cursos de água doce e, até mesmo, do nível freático. Portanto, a água das lagunas pode ser salgada, salobra, ou doce, a depender das condições presentes no terreno.

O acesso ao oceano por meio de laguna pode ser bloqueado por meio de restingas, de mangues, de corais e de outras formações tipicamente litorâneas. Além disso, a atuação das marés também influencia diretamente a presença de água nessa feição, especialmente pela sua movimentação ao longo do dia.

Laguna x lagoa

Tradicionalmente, no âmbito do senso comum, os termos laguna e lagoa são tratados como sinônimos, porém os estudos geomorfológicos classificam essas feições de forma diferenciada:

  • Laguna: formação hidrogeomorfológica que possui abertura e/ou conexão com o oceano, mesmo que de forma intermitente, com essa conexão influenciando todo o ecossistema presente nessa feição.

  • Lagoa: formação hidrogeomorfológica que não possui abertura e/ou conexão com o oceano.

Veja também: Lago — a formação hidrogeomorfológica que se diferencia da lagoa pelo tamanho

Lagunas no Brasil

O Brasil, em razão do extenso litoral, possui diferentes formações de lagunas que abrangem várias zonas geográficas do país. No geral, as lagunas existentes no território brasileiro estão associadas ao processo de erosão e deposição por meio do acúmulo de diversos sedimentos, especialmente em regiões próximas ao leito dos rios.

Essas feições acompanham as baixas altitudes presentes no litoral brasileiro, e são diretamente influenciadas pelas vegetações litorâneas. O maior registro de lagunas ocorre nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A laguna dos Patos (Rio Grande do Sul) e a laguna de Araruama (Rio de Janeiro) são as principais formações lagunares brasileiras.

Maior laguna do mundo

O termo laguna é, muitas vezes, utilizado como sinônimo de lagoa. Esse cenário resulta em certas polêmicas, inclusive com relação à definição da maior laguna do mundo. O debate acadêmico aponta que a laguna de Araruama, também chamada de lagoa de Araruama, é a maior laguna do tipo hipersalina do mundo. Ela está localizada no estado do Rio de Janeiro e é um importante ponto turístico regional. Essa laguna é inclusive apontada como maior do que a laguna do Patos, presente no litoral do estado do Rio Grande do Sul.

Vista aérea da laguna de Araruama, a maior laguna do mundo.
A laguna de Araruama é apontada como a maior laguna do mundo.

A laguna de Araruama possui cerca de 160 quilômetros. Ela está conectada ao oceano Atlântico por meio do chamado canal de Itajuru, portanto, em razão de uma conexão com o mar, é corretamente classificada como laguna. Ela engloba os territórios dos municípios fluminenses de Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio. A laguna de Araruama é um importante polo turístico do estado do Rio de Janeiro. Ela sofre com impactos ambientais advindos da especulação imobiliária, da pesca predatória e da poluição da água.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bacia Hidrográfica
Clique e veja o que são bacias hidrográficas. Entenda também quais são os tipos e os elementos das bacias, além de conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil.
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Formas de relevo
Saiba quais são as grandes formas de relevo existentes na superfície terrestre e veja suas características. Conheça as principais formas de relevo do Brasil.
Formação dos solos
Descubra aqui como ocorre a formação dos solos e como se estrutura esse importante meio de vida e recurso natural.
Hidrografia do Brasil
Hidrografia do Brasil, quais são as principais hidrografias do Brasil, Bacia Amazônia, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina, quais são as influências das bacias hidrográficas.
Relevo
Aprenda o conceito de relevo. Veja quais são as principais formas do relevo terrestre. Entenda o papel dos agentes da natureza na formação do relevo terrestre.
Solo
Clique e veja detalhes do processo de formação e composição dos solos. Entenda a composição dos solos, como evoluem e quais os tipos mais comuns no Brasil.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
Vegetações Mundiais
Vegetações mundiais, Quais são os tipos de Vegetações mundiais, Onde se desenvolvem as Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e os climas, As características das Vegetações mundiais, Vegetações mundiais e umidade.