Whatsapp icon Whatsapp

Núcleo terrestre

O núcleo terrestre é a camada mais interna e profunda da Terra e possui uma composição mineralógica de ferro e níquel. É dividido em núcleo externo e em núcleo interno.
Representação gráfica do núcleo terrestre.
O núcleo terrestre é a camada mais interna do planeta Terra.

O núcleo terrestre é uma camada terrestre formada basicamente por ferro e níquel. Ela é dividida em uma porção líquida, chamada de núcleo externo, e outra sólida, conhecida como núcleo interno. A temperatura e a pressão influenciam diretamente no estado das rochas e minerais encontrados no núcleo. Ele está envolvido em dinâmicas como o magnetismo terrestre e a pastosidade do manto.

Leia também: Movimentos da Terra — quais são eles?

Resumo sobre núcleo terrestre

  • O núcleo é uma camada pouco conhecida do planeta Terra, em razão das dificuldades técnicas e naturais para a sua exploração.

  • A temperatura e a pressão são extremamente elevadas no núcleo, contribuindo para a formação das suas características físicas.

  • O núcleo interno é predominantemente sólido, enquanto o núcleo externo é basicamente líquido.

  • Os materiais que compõem o núcleo são o ferro e o níquel. Eles são encontrados em estado sólido e líquido nessa camada.

  • O núcleo tem um papel decisivo na formação e no estado das rochas que formam as camadas terrestres.

  • A importância do estudo do núcleo está atrelada, dentre outros aspectos, à hipótese de que essa camada interfere no magnetismo terrestre.

Formação do núcleo terrestre

O núcleo terrestre foi formado há bilhões de anos por meio da consolidação de um conjunto de minerais e rochas em formato sólido. A partir da sua formação, outros processos terrestres foram surgindo, até o momento atual, no qual a esfera terrestre encontra-se dividida em três grandes camadas.

A composição do núcleo terrestre é basicamente de ferro e níquel. Em razão das suas características distintas de temperatura e pressão, esses materiais encontram-se em estados diferentes no núcleo, contribuindo para a formação das dinâmicas dessa camada terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do núcleo terrestre

O manto é a camada mais interna, profunda e a menos conhecida entre as três porções terrestres. A dificuldade de exploração dessa camada, que envolve aspectos físicos e tecnológicos, complexificam uma melhor caracterização das suas formações.

Os estudos mais recentes indicam que o núcleo é caracterizado pela presença de duas partes, uma mais externa formada por uma porção líquida e outra mais interna composta por uma formação sólida. O núcleo é caracterizado pelas altas temperaturas que ocorrem no seu interior, assim como pela elevada pressão presente especialmente na sua porção mais interna.

Representação gráfica do núcleo terrestre, que possui temperaturas extremamente elevadas.
As temperaturas do núcleo terrestre são extremamente elevadas.

Camadas do núcleo terrestre

O núcleo terrestre é composto por duas camadas que possuem características distintas em relação aos seus materiais. As camadas no núcleo são:

  • Núcleo interno: o núcleo interno é a porção sólida dessa camada terrestre. A solidez dessa parte do núcleo é fruto da elevada pressão encontrada nessa região, que contribui para a solidificação das rochas.

  • Núcleo externo: o núcleo externo é a porção mais líquida dessa camada terrestre. Ele apresenta elevada fluidez do seu material de origem, em razão das altas temperaturas registradas nessa camada, que provocam alteração das rochas para o estado líquido.

Dinâmica do núcleo terrestre

A dinâmica do núcleo terrestre envolve especialmente questões como a temperatura, visto que o calor que é emanado nessa porção do planeta contribui decisivamente para o estado das rochas, assim como para a formação do magma encontrado na camada do manto. Assim, o núcleo tem um papel decisivo na formação e no estado das rochas que formam as camadas terrestres.

Importância do núcleo terrestre

O núcleo terrestre, conforme estudos recentes, possui uma movimentação intensa, apontada como superior ao do movimento de rotação do planeta. Assim, a hipótese levantada seria de que o núcleo é o responsável pelo magnetismo terrestre. Portanto, essa porção do planeta se comportaria como um verdadeiro imã, gerando uma corrente elétrica específica.

Essa característica resulta em um cenário de interferência em diversos processos humanos e naturais, que implicam na importância do maior estudo dessa camada para o entendimento do seu complexo funcionamento.

Diferenças entre núcleo terrestre, manto terrestre e crosta terrestre

A crosta, o manto e o núcleo compõem as três camadas presentes no planeta:

  • Crosta terrestre: camada mais externa e estreita, é composta por diversas rochas e minerais em estado sólido, que contribuem decisivamente para as atividades humanas.

  • Manto terrestre: camada espessa e intermediária, tem como característica a influência em processos importantes da dinâmica terrestre, como o vulcanismo e o tectonismo.

  • Núcleo terrestre: camada mais profunda e interna, é dividido em duas porções de acordo com o estado dos seus materiais de origem.

As três camadas do planeta Terra: crosta, manto e núcleo (externo e interno).
O planeta Terra é formado por três camadas: a crosta, o manto e o núcleo.

Saiba mais: Deriva continental — a teoria que explica o surgimento dos continentes

Exercícios resolvidos sobre núcleo terrestre

Questão 1

O núcleo terrestre é formado basicamente por dois tipos de minerais. Quais são eles?

A) Ouro e prata.

B) Ferro e sílica.

C) Silício e ferro.

D) Ferro e níquel.

Resolução:

Alternativa D

O núcleo terrestre é formado basicamente por ferro e níquel. Esses materiais, junto à ação da temperatura e da pressão, adquire diferentes estados, formando os núcleos interno e externo.

Questão 2

O núcleo interno terrestre é caracterizado pela presença de materiais minerais e rochosos em estado sólido. A solidez dessa porção do núcleo está relacionada à elevada

A) altitude.

B) temperatura.

C) pressão.

D) liquefação.

Resolução:

Alternativa C

O núcleo interno do planeta Terra é sólido em razão dos elevados níveis de pressão que são encontrados nessa porção terrestre. A pressão contribui para a solidificação dos materiais de origem dessa camada, como o ferro e o níquel.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agentes Transformadores do Relevo
Os agentes modificadores do relevo, seus tipos e os impactos por eles causados.
Agentes de formação do relevo
Confira aqui quais são os agentes de formação do relevo e veja como eles atuam.
Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
Camadas da Terra
Saiba mais sobre as camadas da Terra e suas propriedades!
Crosta terrestre
Saiba quais são as principais características da crosta terrestre. Veja como funciona a dinâmica estrutural dessa porção importante da formação do planeta.
Formas de relevo
Saiba quais são as grandes formas de relevo existentes na superfície terrestre e veja suas características. Conheça as principais formas de relevo do Brasil.
Litosfera
Clique aqui, saiba quais são as principais características da litosfera e descubra qual é a importância da parte mais externa do planeta Terra.
Manto terrestre
Clique aqui, saiba quais são as principais características do manto e descubra a composição, as partes e a dinâmica da camada intermediária do planeta.
Placas tectônicas
Clique aqui, entenda a formação e a movimentação das placas tectônicas e saiba quais são as principais placas tectônicas do mundo.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
Zonas térmicas da Terra
Zonas térmicas da Terra, O que são zonas térmicas da Terra, Zonas térmicas da Terra e os raios solares, Quais são as zonas térmicas da Terra, O que são zonas polares, O que são zonas temperadas, O que são zonas tropicais.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.