Whatsapp icon Whatsapp

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é um estado da região Centro-Oeste do Brasil. Foi desmembrado do Mato Grosso em 1979. A sua história está intimamente ligada ao processo de ocupação da fronteira oeste do Brasil. Na atualidade, é o estado menos populoso da região, com uma economia baseada no setor primário. É um importante centro logístico da zona de fronteira do Brasil, com uma boa infraestrutura de acesso aos países vizinhos, em especial, ao Paraguai.

A sua forma de governo está organizada nos Três Poderes, conforme o regime de federação brasileiro. O Mato Grosso do Sul possui pontos turísticos importantes, como a região do Pantanal, a maior planície inundável do mundo. O estado possui belas paisagens naturais, uma cultura diversificada, e uma rica culinária tradicional.

Leia também: Quais são os estados do Brasil?

Dados gerais do Mato Grosso do Sul

  • Região: Centro-Oeste
  • Capital: Campo Grande
  • Governo: Reinaldo Azambuja (2019-2022)
  • População: 2.809.394 habitantes (IBGE, 2020)
  • Densidade demográfica: 6,86 hab./km² (IBGE, 2010)
  • Fuso: UTC -3
  • Clima: Tropical

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Mato Grosso do Sul

O atual território do Mato Grosso do Sul foi ocupado pelos portugueses, após 1750, por meio da assinatura do Tratado de Madri (1750), que determinava a posse da região por Portugal. A partir disso, várias bandeiras desbravaram o território do estado em busca, principalmente, de riquezas minerais. Nos primórdios da ocupação do Mato Grosso do Sul, o estado ainda fazia parte do Mato Grosso, formando uma única unidade política do Brasil.

O estado teve uma importância histórica muito grande durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), quando serviu de base para as tropas brasileiras, porém foi duramente atingido pelo conflito, com amplas perdas materiais e humanas. O conflito com o Paraguai fomentou a ocupação das terras do sul do Mato Grosso, em especial por meio do surgimento de cidades atreladas aos antigos fortes utilizados na guerra, como Dourados e Miranda.

A maior importância política e demográfica da porção sul do Mato Grosso culminou no interesse de separação da região em relação ao norte do estado. O processo foi demorado e envolveu diferentes esferas políticas e econômicas da região, mas, em 1979, o Mato Grosso do Sul foi oficializado como um estado brasileiro, desmembrado do Mato Grosso.

A cidade de Corumbá é umas das mais antigas do Mato Grosso do Sul e teve sua fundação atrelada ao processo da ocupação da região. [1]
A cidade de Corumbá é umas das mais antigas do Mato Grosso do Sul e teve sua fundação atrelada ao processo da ocupação da região. [1]

Geografia do Mato Grosso do Sul

O estado do Mato Grosso do Sul está localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Faz divisa com os estados de:

Faz fronteira com os países Paraguai e Bolívia.

O relevo sul-mato-grossense é formado principalmente por planícies. No centro-sul do estado, há o predomínio de planaltos, com destaque para formações de alta altitude, como a serra de Maracaju e a serra de Borborema. No estado está localizado, ainda, a maior parte da planície do Pantanal, considerada a maior área de planície de inundação do país. Os dois maiores rios que cortam o Mato Grosso do Sul são o Paraná e o Paraguai.

A vegetação do Mato Grosso do Sul é muito diversa e formada por formações de Cerrado, Mata Tropical e Pampas. O Pantanal apresenta diversas espécies de várias formações vegetais brasileiras, sendo considerado um dos biomas de maior biodiversidade do Brasil.

O clima prenominante é o tipo Tropical e suas variações. Na maior parte do estado, há a ocorrência do tipo Tropical Típico, com duas estações bem definidas. Já nas áreas de planalto, ocorre o tipo Tropical de Altitude, em razão das maiores elevações registradas nessas regiões. O tipo Subtropical ocorre no sul do estado, caracterizado pelas temperaturas mais amenas e até mesmo pela ocorrência de geadas no inverno.

Leia também: Qual é a diferença entre tempo e clima?

Mapa do Mato Grosso do Sul

Fonte: IBGE
Fonte: IBGE

Divisão geográfica do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul possui 79 municípios que estão agrupados em três regiões intermediárias e 12 imediatas. Essa divisão foi atualizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, por meio de diferentes critérios de regionalização. As divisões das regiões do Mato Grosso do Sul são:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

 

 

Campo Grande

Campo Grande

Três Lagoas

Paranaíba-Chapadão do Sul-

Cassilândia

Coxim

 

 

Dourados

Dourados

Naviraí-Mundo Novo

Nova Andradina

Ponta Porã

Amambaí

 

Corumbá

Corumbá

Jardim

Aquidauana-Anastácio

Demografia do Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul possui cerca de 2,8 milhões de habitantes. A maior parte da população local está concentrada na porção centro-sul do estado, em especial, na capital Campo Grande, que possui cerca de 900 mil habitantes. O estado sofreu um forte crescimento demográfico a partir da segunda metade do século XX, em especial, por meio da migração.

Além dos imigrantes europeus, como os portugueses, a população local é formada por imigrantes de outras regiões do Brasil, principalmente sulistas. O número de paraguaios e descendentes também é muito significativo, assim como de índios.

O estado de Mato Grosso do Sul possui cerca de 30 mil indígenas de 38 grupos, com destaque para a tribo dos guaranis. As maiores cidades em população do estado, além da capital, são: Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, é a cidade mais populosa e importante do estado.
A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, é a cidade mais populosa e importante do estado.

Economia do Mato Grosso do Sul

A economia do Mato Grosso do Sul possui uma base primária. Os principais bens produzidos são de origem vegetal, animal e mineral. Na agricultura, destaca-se a produção de soja, milho e cana-de-açúcar. Já na pecuária, as produções de carne bovina e de carne de aves são as mais importantes economicamente. Por sua vez, no ramo extrativista, há zonas de exploração de ferro, manganês e calcário.

A indústria é composta principalmente pelos ramos alimentício, de celulose e da construção civil. Já no setor terciário, além do comércio, muito forte nas áreas de fronteira, há a predominância do turismo. O Mato Grosso do Sul possui pontos turísticos, como a região pantaneira, de grande interesse dos ecoturistas. Bonito é a principal cidade turística do estado.

Veja também: Revolução Verde – modernização da agricultura em escala global

Governo do Mato Grosso do Sul

O governo do Mato Grosso do Sul é formado pela atuação dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O Executivo está representado pelo governador e sua equipe de gestão. Já o Legislativo pelo corpo de deputados e senadores. O estado do Mato Grosso do Sul possui oito deputados federais, três senadores e 24 deputados estaduais. Por fim, a esfera do Judiciário é representada pelas unidades de justiça do estado.

Bandeira do Mato Grosso do Sul

Infraestrutura do Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul está localizado em uma região de fronteira, sendo um centro logístico importante para o escoamento da produção local e regional, para os países vizinhos e para as regiões mais desenvolvidas do Brasil. O estado possui uma rede moderna de transportes, com destaque para as rodovias federais, que ligam as principais regiões estaduais, assim como as ferrovias Noroeste e Ferronorte, e as hidrovias existentes nos rios Paraná e Paraguai.

O estado conta, ainda, com três aeroportos internacionais e outros de pequeno porte. O abastecimento de água e luz é muito abrangente, sendo a Usina Engenheiro Sousa Dias, a principal hidrelétrica do estado. No mais, as redes de saúde e educação possuem boa distribuição espacial, com destaque para a educação indígena, que abrange as tribos indígenas do estado.

Cultura do Mato Grosso do Sul

A cultura do Mato Grosso do Sul possui forte influência indígena e também dos paraguaios, devido à proximidade geográfica e cultural entre o estado e o Paraguai. Há também uma forte influência do campo e do ambiente rural no modo de vida da população local.

O tererê é a bebida típica do Mato Grosso do Sul, que possui, ainda, pratos típicos como o arroz carreteiro, o macarrão boiadeiro e a sopa paraguaia. Na música, destacam-se ritmos regionais, pouco conhecidos no Brasil, como o rasqueado, o cururu e o siriri. Já no esporte, o futebol e o automobilismo são os mais admirados pelos sul-mato-grossenses.

Crédito da imagem

[1] Judson Castro / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Campo Grande
Campo Grande
Saiba mais sobre o processo histórico de fundação do município de Campo Grande. Veja também dados relacionados à economia, demografia e infraestrutura da cidade.
Distrito Federal
Conheça as características do Distrito Federal. Entenda a divisão geográfica e a forma de administração pública que são específicas desse ente federado brasileiro.
Goiás
Conheça a história do estado de Goiás. Veja os principais elementos constitutivos da geografia goiana e saiba mais sobre a dinâmica econômica e demográfica local.
Mato Grosso
Conheça as principais características do Mato Grosso. Veja dados sobre sua população e economia, e saiba mais sobre a ocupação do território mato-grossense.
Figuras locais dispostas sobre a bandeira do MS
Mato Grosso do Sul
Clique e conheça algumas curiosidades do estado do Mato Grosso do sul.
Paraná
Conheça os aspectos geográficos do estado do Paraná. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica estadual, assim como sobre o seu desenvolvimento econômico.
Região Centro-Oeste
Conheça os aspectos físicos e humanos da região Centro-Oeste. Saiba mais sobre a geografia centro-oestina e faça exercícios sobre as características dessa região.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.