Whatsapp icon Whatsapp

Hezbollah

O Hezbollah é um grupo paramilitar de origem xiita que atua principalmente no Líbano, onde foi fundado. Ele tem como principais apoiadores os governos do Irã e da Síria.
Bandeira do Hezbollah, um importante agrupamento paramilitar do Oriente Médio.
O Hezbollah é um importante agrupamento paramilitar do Oriente Médio.

O Hezbollah é um agrupamento militar e político que possui forte atuação no Oriente Médio. Ele foi criado no Líbano, em meados dos anos 1980, como uma reposta militar à Guerra Civil do Líbano. Atualmente, o Hezbollah é uma importante força política do Líbano e possui um braço militar apoiado por Irã e Síria. É um dos principais grupos opositores do Estado de Israel. Ele possui influência da vertente xiita do islamismo e tem atuação concentrada no sul libanês.

Leia também: Al-Qaeda — organização fundamentalista islâmica de origem sunita que surgiu no final da década de 1980

Resumo sobre o Hezbollah

  • O Hezbollah é um grupo político e militar de origem xiita que possui forte atuação no Oriente Médio. É classificado como terrorista por alguns países, como os Estados Unidos.

  • Sua origem está ligada à Guerra Civil do Líbano (1975-1990). O grupo foi oficialmente fundado em 1985.

  • Tem como um dos seus principais objetivos a rejeição e a oposição à fundação do Estado de Israel.

  • Sua ideologia é baseada na vertente xiita do islamismo, logo, o grupo tem fortes laços com o Irã.

  • Possui uma atividade militar bastante significativa no sul do Líbano e já atuou em conflitos na Síria e em Israel.

  • Seu financiamento, além da doação de armas e do treinamento de soldados, é feito principalmente por Irã e Síria.

  • Hezbollah e Hamas são grupos paramilitares islâmicos. Enquanto o Hezbollah é de orientação xiita e atua na esfera política e militar libanesa, o Hamas é de orientação sunita e atua na defesa da fundação do Estado da Palestina.

O que é o Hezbollah?

O Hezbollah é um agrupamento paramilitar e um partido político de origem xiita que atua na esfera política e militar. Esse grupo atua principalmente no Líbano, país de origem da sua fundação, e conta com o apoio de outros países árabes, com destaque para Irã e Síria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a origem do Hezbollah?

A origem do Hezbollah está ligada à Guerra Civil do Líbano (1975-1990). Desde a sua independência, o Líbano vivenciou inúmeros distúrbios político-militares, assim, enfrentou muitos problemas internos, com destaque para os conflitos entre vertentes do cristianismo e do islamismo.

Nesse contexto, surgiram dentro do país diversos grupos paramilitares, entre eles o Hezbollah, oficialmente fundado em 1985, mas com atuação desde meados de 1980. A partir de então, essa organização tomou o protagonismo da atuação de grupos paramilitares, especialmente no sul libanês, e, ainda, participa ativamente da política do país na forma de um partido político.

O Hezbollah é classificado como grupo terrorista por diferentes países, entre eles, os Estados Unidos, o Reino Unido e nações da União Europeia. Atualmente, ele possui forte atuação no sul do Líbano e é considerado um dos principais opositores da fundação do Estado de Israel.

Principais objetivos do Hezbollah

O principal objetivo do grupo Hezbollah está ligado à defesa da autonomia e da liberdade do Líbano, especialmente em relação à ocupação e influência de grupos estrangeiros. O Hezbollah também tem como um dos seus objetivos a rejeição da fundação do Estado de Israel, um dos principais adversários políticos do grupo.

Qual a ideologia do Hezbollah?

A ideologia do Hezbollah é baseada na vertente xiita do islamismo. Portanto, o país segue uma leitura mais extremista da religião islâmica e fortemente vinculada ao Irã, principal potência xiita do planeta. Nesse contexto, o Hezbollah defende uma atuação voltada para a defesa dos povos árabes por meio da leitura da vertente xiita da religião islâmica.

Saiba mais: Qual é a diferença entre xiitas e sunitas?

Organização do Hezbollah

A organização do Hezbollah dá-se por meio da esfera política e da esfera militar. No Líbano, o Hezbollah é um partido político importante, com forte atuação no cotidiano governamental do país. Já no campo militar, o grupo é bastante organizado, especialmente no sul do Líbano, e recebe apoio de países como Irã e Síria.

Atividades militares do Hezbollah

O Hezbollah possui uma atividade militar bastante significativa no sul do Líbano. Esse agrupamento já esteve diretamente envolvido em dois conflitos militares de grande magnitude:

As atividades militares do Hezbollah recebem forte apoio do Irã e da Síria. Atualmente, os esforços militares dessa organização estão concentrados no apoio aos governos centrais de Irã e Síria e também na oposição às forças militares de Israel, especialmente no sul do Líbano.

Quem financia o Hezbollah?

O financiamento do Hezbollah é feito principalmente por Irã e Síria, que, além de verbas financeiras, destinam armamentos, soldados e ações de inteligência para esse agrupamento paramilitar.

Quais as diferenças entre Hezbollah e Hamas?

O Hezbollah e o Hamas são dois diferentes agrupamentos paramilitares (muitas vezes classificados como grupos terroristas pelas nações ocidentais) que atuam no Oriente Médio. Eles podem ser definidos da seguinte maneira:

  • Hezbollah: é um grupo paramilitar islâmico de orientação xiita cuja sede é no Líbano e que atua na esfera política e militar libanesa.

  • Hamas: é um grupo paramilitar islâmico de orientação sunita cuja sede é na Faixa de Gaza e que atua na defesa da fundação do Estado da Palestina.

Relação do Hezbollah com o Brasil

A atuação do Hezbollah é concentrada em nações do Oriente Médio, como Líbano e Síria, portanto, é praticamente inexistente no território brasileiro. Apesar de o Brasil não classificar o Hezbollah como grupo terrorista, ao contrário de outras nações do mundo, o Brasil não possui nenhum laço diplomático ou vínculo político com o Hezbollah.

Fontes

CNN BRASIL. Mais perigoso que o Hamas para Israel, entenda o que é o Hezbollah. CNN Brasil, 16 out. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/mais-perigoso-que-o-hamas-para-israel-entenda-o-que-e-o-hezbollah/.

G1. Hamas, Jihad Islâmica e Hezbollah: o que querem, qual a força, onde e como agem os grupos armados islâmicos no Oriente Médio. G1, 19 out. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10/19/hamas-jihad-islamica-e-hezbollah-o-que-querem-qual-a-forca-onde-e-como-agem-os-grupos-armados-islamicos-no-oriente-medio.ghtml.

PAREDES, N. Quem é o Hezbollah, o inimigo de Israel no Líbano que pode agravar conflito no Oriente Médio. BBC, 20 out. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c06r1780n70o.

POURAHMADI, A. Aos 40 anos, Hezbollah está isolado, mas mais poderoso do que nunca. CNN Brasil, 26 ago. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/aos-40-anos-hezbollah-esta-isolado-mas-mais-poderoso-do-que-nunca/.

UOL. Guerra psicológica? Por que silêncio do Hezbollah incomoda o Ocidente. Uol Notícias, 22 out. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/10/22/guerra-psicologica-por-que-silencio-do-hezbollah-incomoda-o-ocidente.htm.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
Conflitos entre Israel e Palestina
Venha entender um pouco dos conflitos travados entre Israel e Palestina. Saiba como esses conflitos se iniciaram, e veja um resumo dos seus principais episódios.
Criação do Estado de Israel
Saiba quando e como ocorreu a criação do Estado de Israel. Entenda os conflitos que envolvem a criação do Estado de Israel, os palestinos e o sionismo.
Guerra Civil Síria
Clique para entender o que motivou a Guerra Civil Síria, conflito que se iniciou em 2011. Veja também os principais grupos envolvidos nessa guerra.
Israel
Conheça a história da fundação do Estado de Israel. Saiba mais sobre a origem dos conflitos políticos e religiosos que caracterizam o país desde a sua criação.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Palestina
Saiba mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Palestina. Entenda o processo de reconhecimento internacional da Palestina como um território soberano.
Primeira Guerra Árabe-Israelense
Saiba como ocorreu a Primeira Guerra Árabe-Israelense e o que ela significou para a região do Oriente Médio após a Segunda Guerra Mundial.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.