Whatsapp icon Whatsapp

Hezbollah

O Hezbollah é um grupo paramilitar de origem xiita que atua principalmente no Líbano, onde foi fundado. Ele tem como principais apoiadores os governos do Irã e da Síria.
Bandeira do Hezbollah, um importante agrupamento paramilitar do Oriente Médio.
O Hezbollah é um importante agrupamento paramilitar do Oriente Médio.

O Hezbollah é um agrupamento militar e político que possui forte atuação no Oriente Médio. Ele foi criado no Líbano, em meados dos anos 1980, como uma reposta militar à Guerra Civil do Líbano. Atualmente, o Hezbollah é uma importante força política do Líbano e possui um braço militar apoiado por Irã e Síria. É um dos principais grupos opositores do Estado de Israel. Ele possui influência da vertente xiita do islamismo e tem atuação concentrada no sul libanês.

Leia também: Al-Qaeda — organização fundamentalista islâmica de origem sunita que surgiu no final da década de 1980

Resumo sobre o Hezbollah

  • O Hezbollah é um grupo político e militar de origem xiita que possui forte atuação no Oriente Médio. É classificado como terrorista por alguns países, como os Estados Unidos.

  • Sua origem está ligada à Guerra Civil do Líbano (1975-1990). O grupo foi oficialmente fundado em 1985.

  • Tem como um dos seus principais objetivos a rejeição e a oposição à fundação do Estado de Israel.

  • Sua ideologia é baseada na vertente xiita do islamismo, logo, o grupo tem fortes laços com o Irã.

  • Possui uma atividade militar bastante significativa no sul do Líbano e já atuou em conflitos na Síria e em Israel.

  • Seu financiamento, além da doação de armas e do treinamento de soldados, é feito principalmente por Irã e Síria.

  • Hezbollah e Hamas são grupos paramilitares islâmicos. Enquanto o Hezbollah é de orientação xiita e atua na esfera política e militar libanesa, o Hamas é de orientação sunita e atua na defesa da fundação do Estado da Palestina.

O que é o Hezbollah?

O Hezbollah é um agrupamento paramilitar e um partido político de origem xiita que atua na esfera política e militar. Esse grupo atua principalmente no Líbano, país de origem da sua fundação, e conta com o apoio de outros países árabes, com destaque para Irã e Síria.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a origem do Hezbollah?

A origem do Hezbollah está ligada à Guerra Civil do Líbano (1975-1990). Desde a sua independência, o Líbano vivenciou inúmeros distúrbios político-militares, assim, enfrentou muitos problemas internos, com destaque para os conflitos entre vertentes do cristianismo e do islamismo.

Nesse contexto, surgiram dentro do país diversos grupos paramilitares, entre eles o Hezbollah, oficialmente fundado em 1985, mas com atuação desde meados de 1980. A partir de então, essa organização tomou o protagonismo da atuação de grupos paramilitares, especialmente no sul libanês, e, ainda, participa ativamente da política do país na forma de um partido político.

O Hezbollah é classificado como grupo terrorista por diferentes países, entre eles, os Estados Unidos, o Reino Unido e nações da União Europeia. Atualmente, ele possui forte atuação no sul do Líbano e é considerado um dos principais opositores da fundação do Estado de Israel.

Principais objetivos do Hezbollah

O principal objetivo do grupo Hezbollah está ligado à defesa da autonomia e da liberdade do Líbano, especialmente em relação à ocupação e influência de grupos estrangeiros. O Hezbollah também tem como um dos seus objetivos a rejeição da fundação do Estado de Israel, um dos principais adversários políticos do grupo.

Qual a ideologia do Hezbollah?

A ideologia do Hezbollah é baseada na vertente xiita do islamismo. Portanto, o país segue uma leitura mais extremista da religião islâmica e fortemente vinculada ao Irã, principal potência xiita do planeta. Nesse contexto, o Hezbollah defende uma atuação voltada para a defesa dos povos árabes por meio da leitura da vertente xiita da religião islâmica.

Saiba mais: Qual é a diferença entre xiitas e sunitas?

Organização do Hezbollah

A organização do Hezbollah dá-se por meio da esfera política e da esfera militar. No Líbano, o Hezbollah é um partido político importante, com forte atuação no cotidiano governamental do país. Já no campo militar, o grupo é bastante organizado, especialmente no sul do Líbano, e recebe apoio de países como Irã e Síria.

Atividades militares do Hezbollah

O Hezbollah possui uma atividade militar bastante significativa no sul do Líbano. Esse agrupamento já esteve diretamente envolvido em dois conflitos militares de grande magnitude:

As atividades militares do Hezbollah recebem forte apoio do Irã e da Síria. Atualmente, os esforços militares dessa organização estão concentrados no apoio aos governos centrais de Irã e Síria e também na oposição às forças militares de Israel, especialmente no sul do Líbano.

Quem financia o Hezbollah?

O financiamento do Hezbollah é feito principalmente por Irã e Síria, que, além de verbas financeiras, destinam armamentos, soldados e ações de inteligência para esse agrupamento paramilitar.

Quais as diferenças entre Hezbollah e Hamas?

O Hezbollah e o Hamas são dois diferentes agrupamentos paramilitares (muitas vezes classificados como grupos terroristas pelas nações ocidentais) que atuam no Oriente Médio. Eles podem ser definidos da seguinte maneira:

  • Hezbollah: é um grupo paramilitar islâmico de orientação xiita cuja sede é no Líbano e que atua na esfera política e militar libanesa.

  • Hamas: é um grupo paramilitar islâmico de orientação sunita cuja sede é na Faixa de Gaza e que atua na defesa da fundação do Estado da Palestina.

Relação do Hezbollah com o Brasil

A atuação do Hezbollah é concentrada em nações do Oriente Médio, como Líbano e Síria, portanto, é praticamente inexistente no território brasileiro. Apesar de o Brasil não classificar o Hezbollah como grupo terrorista, ao contrário de outras nações do mundo, o Brasil não possui nenhum laço diplomático ou vínculo político com o Hezbollah.

Fontes

CNN BRASIL. Mais perigoso que o Hamas para Israel, entenda o que é o Hezbollah. CNN Brasil, 16 out. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/mais-perigoso-que-o-hamas-para-israel-entenda-o-que-e-o-hezbollah/.

G1. Hamas, Jihad Islâmica e Hezbollah: o que querem, qual a força, onde e como agem os grupos armados islâmicos no Oriente Médio. G1, 19 out. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/10/19/hamas-jihad-islamica-e-hezbollah-o-que-querem-qual-a-forca-onde-e-como-agem-os-grupos-armados-islamicos-no-oriente-medio.ghtml.

PAREDES, N. Quem é o Hezbollah, o inimigo de Israel no Líbano que pode agravar conflito no Oriente Médio. BBC, 20 out. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c06r1780n70o.

POURAHMADI, A. Aos 40 anos, Hezbollah está isolado, mas mais poderoso do que nunca. CNN Brasil, 26 ago. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/aos-40-anos-hezbollah-esta-isolado-mas-mais-poderoso-do-que-nunca/.

UOL. Guerra psicológica? Por que silêncio do Hezbollah incomoda o Ocidente. Uol Notícias, 22 out. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/10/22/guerra-psicologica-por-que-silencio-do-hezbollah-incomoda-o-ocidente.htm.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As religiões no Oriente Médio
A região mais tensa do planeta e sua relação com as religiões.
Conflitos entre Israel e Palestina
Venha entender um pouco dos conflitos travados entre Israel e Palestina. Saiba como esses conflitos se iniciaram, e veja um resumo dos seus principais episódios.
Criação do Estado de Israel
Saiba quando e como ocorreu a criação do Estado de Israel. Entenda os conflitos que envolvem a criação do Estado de Israel, os palestinos e o sionismo.
Guerra Civil Síria
Clique para entender o que motivou a Guerra Civil Síria, conflito que se iniciou em 2011. Veja também os principais grupos envolvidos nessa guerra.
Israel
Conheça a história da fundação do Estado de Israel. Saiba mais sobre a origem dos conflitos políticos e religiosos que caracterizam o país desde a sua criação.
Oriente Médio
Saiba mais sobre o agrupamento de países que formam o Oriente Médio. Veja informações sobre as características geográficas, econômicas e culturais da região.
Palestina
Saiba mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Palestina. Entenda o processo de reconhecimento internacional da Palestina como um território soberano.
Primeira Guerra Árabe-Israelense
Saiba como ocorreu a Primeira Guerra Árabe-Israelense e o que ela significou para a região do Oriente Médio após a Segunda Guerra Mundial.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.