Whatsapp icon Whatsapp

Área e perímetro

Área e o perímetro são grandezas de grande importância para o estudo das figuras planas, na geometria plana. Existem fórmulas específicas para calcular a área e o perímetro.
Para calcular a área do quadrado, multiplicamos a sua base e a sua altura.
Para calcular a área do quadrado, multiplicamos a sua base e a sua altura.

Área e perímetro são cálculos importantes no estudo de figuras planas. Conhecemos como área a medida da superfície da figura; já o perímetro é o comprimento do contorno da figura, e o seu valor é encontrado quando calculamos a soma de todos os lados da figura. Quando estudamos os polígonos, que são casos particulares de figuras planas, para encontrar o seu perímetro, basta realizar a soma do comprimento de todos os lados, enquanto a área é calculada por fórmulas específicas para cada polígono.

A área e o perímetro de uma figura são muito úteis na construção civil, em plantações, e também para termos noção do tamanho de superfícies no dia a dia, havendo diversas aplicações desses conceitos.

Leia mais: Diferenças entre figuras planas e figuras espaciais

Resumo sobre área e perímetro

  • A área é uma grandeza igual à medida da superfície de uma figura plana.

  • Cada figura plana possui uma fórmula específica para o cálculo da área.

  • As principais fórmulas de área são:

Fórmulas de área de figuras planas

  • O perímetro é igual à soma do comprimento de todos os lados de uma figura plana.

O que é área?

A área é uma grandeza importante da geometria. Dada uma figura geométrica, a área é a medida de superfície dessa figura. Para calcular a área das figuras planas, utilizamos fórmulas específicas para cada uma delas, quando necessário, dividimos a figura plana em figuras planas conhecidas e somamos as áreas. Vejamos, a seguir, as principais figuras planas e a fórmula para calcular a área de cada uma.

  • Videoaula sobre área das figuras planas

Área de um paralelogramo

Conhecemos como paralelogramos as figuras planas que possuem lados opostos paralelos. Para calcular a área de um paralelogramo qualquer, multiplicamos a sua base pela sua altura.

Paralelogramo com sua fórmula de área

Existem casos particulares de paralelogramo, são eles o quadrado, o retângulo e o losango. Os dois primeiros possuem fórmulas parecidas para o cálculo de área, já o losango usa uma fórmula um pouco diferente, mas que é deduzida da fórmula da área do paralelogramo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Área de retângulo

O retângulo é um caso particular de paralelogramo, pois ele possui todos os ângulos internos retos. Para calcular a sua área, utilizamos a mesma fórmula do paralelogramo, a diferença é que um dos seus lados coincide com a sua altura.

 Retângulo com sua fórmula de área

Área do quadrado

O quadrado também é um caso particular de paralelogramo. Além de possuir um ângulo reto, o quadrado possui todos os lados congruentes. Para calcular a sua área, multiplicamos a sua base e a sua altura, e, como os lados são congruentes, calculamos o quadrado da medida do lado.

Quadrado com sua fórmula de área

Área do losango

Diferentemente dos anteriores, para calcular a área de um losango, é necessário conhecer o comprimento das suas diagonais. O losango possui duas diagonais: a diagonal maior D e a diagonal menor d. Para saber a sua área, calculamos o produto entre as diagonais e dividimos por 2.

Losango com sua fórmula de área

Área do triângulo

O triângulo não é um paralelogramo, mas, ainda assim, é uma figura plana muito importante. Conhecemos como triângulo a figura plana que possui três lados, e, para saber a área de um triângulo, calculamos o produto entre a sua base e a sua altura e dividimos por 2.

Triângulo com sua fórmula de área

Área do trapézio

O trapézio é uma figura plana que possui dois lados paralelos e dois lados não paralelos. Os lados paralelos são chamados de base maior B e base menor b, e, para calcular a sua área, utilizamos a seguinte fórmula:

Trapézio com sua fórmula de área

Caso queira saber mais sobre o tema deste tópico, leia: Área do trapézio.

Área do círculo

O círculo também é uma figura plana muito importante, e, para calcular a sua área, é necessário conhecer o valor do seu raio.

Círculo com sua fórmula de área

O que é perímetro?

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

Como calcular o perímetro

O perímetro é sempre igual à soma de todos os lados da figura plana, então, em algumas figuras planas, é possível utilizar uma fórmula nesse sentido. Vejamos o perímetro das principais figuras planas.

Perímetro do paralelogramo e do retângulo

Para calcular o perímetro do paralelogramo e do retângulo, utilizamos a mesma fórmula. Como eles possuem lados opostos congruentes, podemos calcular a soma dos seus lados utilizando a fórmula a seguir:

 Paralelogramo e retângulo com sua fórmula de perímetro

Perímetro do quadrado e do losango

O quadrado e o losango possuem todos os lados congruentes, então, para calcular o perímetro dessas figuras planas, basta multiplicar o comprimento do seu lado por 4.

Quadrado e losango com sua fórmula de perímetro

Perímetro do triângulo

O triângulo não possui fórmula específica. Para calcular o seu perímetro, basta realizar a soma dos seus lados. Assim como no trapézio, não existe fórmula específica para essa figura:

 Triângulo com sua fórmula de perímetro

Exercícios resolvidos sobre área e perímetro

Questão 1

Um terreno possui formato de um trapézio, com base maior medindo 10 metros e base menor medindo 6 metros. Sabendo que a altura desse terreno é de 8 metros, então a sua área é igual a:

A) 40 m²

B) 45 m²

C) 52 m²

D) 64 m²

E) 96 m²

Resolução:

Alternativa D

Calculando a área do trapézio, temos que B = 10, b = 6 e h = 8. Então, temos que:

Cálculo da área de um trapézio com bases medindo B = 10 e b = 6 e altura medindo h = 8.

Questão 2

A quadra poliesportiva de uma escola possui 22 metros de largura e 44 metros de comprimento. Se um aluno percorrer essa quadra 8 vezes, ele percorrerá:

A) 1500 metros

B) 1320 metros

C) 1188 metros

D) 1100 metros

E) 1056 metros

Resolução:

Alternativa E

Calculando o perímetro, temos que:

P = 2 · (22 + 44)

P = 2 · (66)

P = 132 m

Sabendo que uma volta tem 132 metros, então 8 voltas terão:

132 · 8 = 1056 m

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira

Artigos Relacionados

Os problemas de Geometria no Enem exploram também conhecimentos em álgebra e aritmética
Geometria no Enem: o que estudar?
Quer saber o que estudar em Geometria para ter bons resultados no Enem? Clique aqui e conheça um roteiro de conteúdo para esse exame e veja uma boa forma de organizar seus estudos e elevar o aprendizado. Encontre também indicações de textos para os principais temas de Geometria presentes no Enem.
Geometria plana
Entenda os principais conceitos da geometria plana. Conheça as principais figuras geométricas, e aprenda a calcular a área e o perímetro de cada uma delas.
O perímetro é a medida do contorno de figuras geométricas planas
Perímetro
Entenda o que é perímetro e descubra como obter essa medida do contorno de figuras geométricas planas. Veja também algumas variações no cálculo do perímetro de acordo com propriedades específicas das figuras observadas e aprenda a calcular essa medida em figuras que apresentam parte de um polígono e de um círculo.
Perímetro do Círculo
Calculando o perímetro de uma circunferência em função da medida do raio.
O hexágono regular é um exemplo de polígono
Polígonos
Aprenda o que são polígonos, descubra algumas das propriedades dessas figuras e entenda a diferença entre polígonos convexos e regulares.
Polígono formado por outros polígonos com número de lados em progressão aritmética
Polígonos convexos e regulares
Compreenda a definição de polígonos, bem como todos os pré-requisitos para que eles sejam considerados convexos e regulares.
Imagem composta por diversos retângulos de tamanhos variados
Retângulos
Descubra o que é retângulo e algumas características básicas que ele possui, decorrentes de sua definição e da família de figuras a que eles pertencem.
Entre os erros mais frequentes em questões de Trigonometria, está o uso incorreto das razões trigonométricas
Três erros mais cometidos na Trigonometria
Descubra quais são os três erros mais cometidos em Trigonometria e saiba como resolver corretamente questões com esse conteúdo.
Demonstração do primeiro método usado para encontrar uma aproximação de pi
Valor de pi
Clique para aprender como o valor de pi pode ser obtido por meio da circunferência ou pelo método usado por Arquimedes. Essa constante representada pela letra grega π (pi) é considerada uma das mais importantes da Matemática.
Os polígonos regulares, como são hexágonos, possuem a mesma razão de semelhança.
Área de figuras semelhantes
Clique para aprender a razão entre as áreas de duas figuras semelhantes e saiba também a diferença entre ela e a razão de semelhança entre figuras.
Reservatórios com formato cilíndrico
Área do cilindro
Clique para aprender a calcular a área de um cilindro usando uma técnica que divide essa área em área lateral e área da base.
Exemplo de eneágono regular com destaque para um triângulo, que pode ser usado para calcular a área dessa figura
Área do polígono regular
Clique e aprenda a calcular a área de um polígono regular por meio de uma fórmula que utiliza as medidas de seu lado e seu apótema.
A área do trapézio é a soma das bases vezes a altura dividido por dois.
Área do trapézio
Aprenda a calcular a área de um trapézio. Conheça a fórmula para calcular a área desse polígono. Saiba classificar o trapézio como isósceles, escaleno ou retângulo.
Pirâmide que sofreu uma secção transversal
Área do tronco da pirâmide
Clique e aprenda a calcular a área do tronco da pirâmide e nunca mais erre em questões sobre esse assunto!
video icon
Matemática
Poligonos regulares inscritos
Nesta aula veremos o que é um polígono regular inscrito e seus principais elementos. Trabalharemos um quadrado inscrito na circunferência, um triângulo equilátero inscrito na circunferência e um hexágono regular inscrito na circunferência.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas