Whatsapp icon Whatsapp

Equações Termoquímicas

As equações termoquímicas servem para representar as reações ou processos que envolvem trocas de calor, cujo valor é mostrado na variação da entalpia simbolizada pelo ?H.
Nunca mais fique com dúvida quando o seu professor passar aquelas equações termoquímicas no quadro!
Nunca mais fique com dúvida quando o seu professor passar aquelas equações termoquímicas no quadro!

As equações termoquímicas são uma forma de representar os aspectos quantitativos e qualitativos das reações químicas ou processos físicos que envolvem trocas de calor. Em uma equação termoquímica devemos indicar os seguintes aspectos:

1- Substâncias que reagem do lado esquerdo da seta e substâncias que são produzidas do lado direito da seta. Cada substância deve vir acompanhada do seu respectivo coeficiente estequiométrico, que indica a quantidade de matéria, isto é, o número de mols de reagentes e produtos. Isso significa que a equação deve estar devidamente balanceada;

2- A equação termoquímica deve apresentar a quantidade de calor que foi perdida ou absorvida. Esse “calor de reação” é indicado pela variação da entalpia, que é simbolizada por ΔH. Os valores das variações de entalpia são exclusivos para cada reação e costumam ser determinados experimentalmente. Podemos dizer que esse é o aspecto mais importante que deve aparecer nas equações termoquímicas, que ficam com o seguinte esquema:

Reagentes → Produtos                ΔH = Energia (em kJ/mol)

Por exemplo, para que 1 mol de água sólida sofra fusão, ou seja, passe do estado sólido para o líquido, é preciso que ela absorva 7,3 kJ, o que poderia ser expresso da seguinte forma:

H2O(s) + 7,3 kJ → H2O(l)

Mas a equação termoquímica desse processo é expressa da seguinte maneira:

H2O(s) → H2O(l)                      ΔH = + 7,3 kJ

É interessante observar que o processo contrário, que é a solidificação (passagem da água líquida para o estado sólido), ocorre com a liberação dessa mesma quantidade de energia. Esse processo é expresso da seguinte forma:

H2O(l) → H2O(s)                      ΔH = - 7,3 kJ

Isso nos informa três aspectos importantes que precisamos saber sobre as equações termoquímicas:

2.1 - Se o valor da variação da entalpia é positivo (ΔH > 0), a reação é endotérmica, ou seja, ocorre com absorção de calor. Mas se o valor da variação da entalpia é negativo (ΔH < 0), a reação é exotérmica, ou seja, ocorre com liberação de calor.

2.2 - Quando escrevemos uma equação termoquímica, precisamos indicar a fase de agregação ou estado físico em que se encontram as substâncias participantes da reação. Isso é indicado pelos seguintes símbolos que aparecem subscritos no lado direito da substância:

sólido: (s);
líquido: (l);
gasoso: (g);
vapor: (v);
solução aquosa: (aq).

É preciso indicar também a estrutura cristalina ou variedade alotrópica*. Por exemplo: C(grafite), C(diamante), S8(monoclínico) e S8(rômbico).

2.3 - Se invertermos a equação, precisamos inverter também o sinal da variação da entalpia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 - Visto que o ΔH varia em função da temperatura e da pressão, é preciso também indicar em quais condições a reação ocorreu. Se essas informações não aparecerem na equação termoquímica, é porque os valores de ΔH foram medidos nas condições-padrão, ou seja, na temperatura de 25ºC (298 K) e à pressão de 1 atm.

4 - Se aumentarmos ou diminuirmos a quantidade de matéria (mol) dos reagentes, isso não só afetará proporcionalmente a quantidade de matéria dos produtos formados, mas também a quantidade de energia que foi liberada ou absorvida na reação, ou seja, o valor de ΔH.

Por exemplo, considere a reação de formação de 1 mol de gás carbônico a partir de 1 mol de grafita com 1 mol de gás oxigênio e liberação de 394 kJ de energia. A equação termoquímica que representa essa reação química é dada por:

1 C(graf) + 1 O2(g) → 1 CO2(g) ΔH = - 394 kJ a 25ºC e 1 atm

Se dobrarmos as quantidades de reagentes dessa reação, será formado o dobro de produto e também será liberado o dobro de energia:

2 C(graf) + 2 O2(g) → 2 CO2(g) ΔH = - 788 kJ (ou seja, -394 . 2 kJ)

Mas também podemos representar essa equação da seguinte forma:

2 C(graf) + 2 O2(g) → 2 CO2(g) ΔH = - 394 kJ/mol

Observe que o valor de ΔH foi dado em kJ por mol, ou seja, é a energia liberada quando apenas 1 mol reage. Veja mais um exemplo:

Considere a seguinte reação:

2 NH4NO3(s) - 411,2 kJ → 2 N2(g) + O2(g) + 4 H2O(l)

A equação termoquímica que representa essa equação pode ser expressa por:

2 NH4NO3(s) → 2 N2(g) + O2(g) + 4 H2O(l) ΔH = - 205,6 kJ/mol de NH4NO3(s)

Quando 2 mol de NH4NO3(s) reagiram, foram liberados 411,2 kJ de energia. Então, para 1 mol de NH4NO3(s), será liberada a metade de 411,2, isto é, 205,6.

Por outro lado, se reduzirmos a quantidade de matéria dos reagentes à metade, os produtos e a energia liberada também diminuirão proporcionalmente:

½ C(graf) + ½ O2(g) → ½ CO2(g) ΔH = - 197 kJ (ou seja, -394 . ½ kJ)

ou

½ C(graf) + ½ O2(g) → ½ CO2(g) ΔH = -394 kJ/mol

5 - Quando todos os participantes de uma reação estão no estado padrão, ou seja, na forma alotrópica mais estável, a 1 atm e a 25ºC, a variação de entalpia é indicada por ΔH0 (variação de entalpia-padrão).

* Para tirar quaisquer dúvidas sobre variedades alotrópicas, leia o texto Alotropia.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Alotropia
Entenda o que é a alotropia. Conheça os elementos químicos que possuem alótropos e as principais diferenças entre eles.
Calores de reação
Calores de reação, variação de entalpia, Reação de neutralização, Reação de combustão, Calor de vaporização, dissolução, Calor de combustão, Calor de condensação, calor de formação.
Energia de Ligação
Energia de ligação é a energia absorvida na quebra de 1 mol de ligações, no estado gasoso, a 25°C e 1 atm.
Entalpia
Compreenda o que é entalpia, quais são os diferentes processos que envolvem o cálculo de variação de entalpia, e o que ele determina em uma reação química.
Entalpia de Combustão
A energia liberada na combustão total de 1 mol de substância é denominada entalpia de combustão ou calor de combustão.
Entalpia de Formação
Aprenda a determinar a entalpia de formação das substâncias compostas a partir de seus elementos constituintes.
Entalpia de Neutralização
A energia liberada numa reação de neutralização em que 1 mol de íons H+ reage com 1 mol de íons OH-, formando 1 mol de água, é conhecida como entalpia de neutralização.
Entalpia de Solução
Descubra porque determinadas soluções esfriam enquanto outras esquentam por meio do estudo da entalpia de solução.
Equações Químicas
Equações Químicas, ácido clorídrico, Equação Química equilibrada, balanceamento de equações, produtos, reagentes, coeficiente estequiométrico, estado físico do átomo participante, Catalisadores, aquecimento, reação reversível.
Equações químicas
Entenda o que são equações químicas, conheça os seus tipos, formas de representação e simbologia. Veja como as equações químicas são balanceadas.
Lei de Hess
Qual a relação desta lei com a variação de entalpia em reações químicas?
Reações endotérmicas e exotérmicas
Saiba tudo sobre reações endotérmicas e exotérmicas. Descubra quais as diferenças entre elas e vejas exemplos de ambas.
Termoquímica
Clique aqui, entenda o que é a Termoquímica, descubra o que ela estuda e conheça suas aplicações e sua importância.
Termoquímica e suas reações
Termoquímica, calor liberado, reação exotérmica, reação de combustão, reação endotérmica, reação química, troca de energia, reagentes, absorção de luz, calor, eletricidade, componentes, produtos, emissão de luz.
Tipos de Entalpia
Entre os tipos principais de entalpia, estão: de mudança de estado físico, de neutralização, de formação, de combustão e de solução.
Variação da Entalpia nas Mudanças de Estado Físico
Descubra qual é o valor da variação da entalpia nas mudanças de estado físico da água, incluindo as entalpias de fusão, vaporização, solidificação e condensação.
Variação da entalpia e Lei de Hess
Aprenda a determinar a variação da entalpia de uma equação termoquímica por meio da soma algébrica de equações termoquímicas e da Lei de Hess.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.