Traqueia

A traqueia é um órgão do sistema respiratório situado logo após a laringe e que se ramifica em dois brônquios. Esse órgão estende-se desde a região da sexta vértebra cervical até a quinta torácica. A traqueia é formada por uma série de cartilagens em formato de C, as quais mantêm o formato de tubo dessa estrutura. A função desse órgão no sistema respiratório é garantir a passagem de ar para que ele atinja os pulmões.

Leia mais: Movimentos respiratórios – inspiração e expiração

Características da traqueia humana

A traqueia humana é um órgão que faz parte do sistema respiratório e funciona como um canal para a passagem de ar que chegará aos pulmões. Esse órgão é uma espécie de tubo que apresenta comprimento de 9 cm a 12,5 cm e inicia-se logo após a laringe, estendendo-se até a sua ramificação em dois brônquios, os quais penetram nos pulmões.

A traqueia garante que o ar seja transportado e chegue até os pulmões.

A traqueia é constituída por 20 cartilagens hialinas em formato de C. A presença de cartilagem é importante para evitar o fechamento desse canal. As porções livres desses anéis de cartilagem ficam voltadas para o lado posterior e são conectadas por meio de ligamentos fibroelásticos e músculo liso. A presença de músculos é importante no reflexo da tosse, pois sua contração reduz o lúmen da traqueia e garante o aumento da velocidade do ar expirado.

A traqueia é revestida internamente por um epitélio ciliado que garante a movimentação do muco e retirada das impurezas.

A traqueia apresenta-se revestida internamente por epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado. No seu interior, observa-se um muco que é formado pelas as secreções liberadas por glândulas seromucosas e células caliciformes encontradas nesse local. Esse muco é levado para a faringe por meio de batimentos ciliares, que atuam varrendo impurezas. Essa movimentação garante que impurezas retidas no muco sejam deglutidas. Externamente a traqueia é revestida por tecido conjuntivo frouxo, que a conecta aos tecidos adjacentes.

Obstrução da traqueia e a traqueostomia

A traqueia é um importante órgão que garante a passagem do ar em direção aos pulmões. Em algumas situações, essa passagem de ar pode ser comprometida, sendo fundamental sua desobstrução. O processo de desobstrução da traqueia é chamado de traqueostomia, e pode ser recomendado, por exemplo, em casos de obstrução das vias aéreas superiores, na presença de tumor na garganta, em algumas cirurgias de cabeça e pescoço e edema, e devido a infecções ou queimaduras.

No processo de traqueostomia, a traqueia é aberta na região do pescoço e um tubo é introduzido para facilitar a entrada de ar. Esse tubo pode ser feito de plástico ou metal. Na grande maioria das vezes, a traqueostomia é uma condição provisória, entretanto, em determinadas situações, ela pode ser definitiva.

Leia também: Tipos de respiração dos animais

Traqueia dos artrópodes

Em alguns artrópodes, como insetos, temos a chamada respiração traqueal. O sistema traqueal desses animais é constituído por uma rede de tubos de ar que se ramificam por todo o corpo do animal. Os tubos maiores comunicam-se com o meio externo e recebem a denominação de traqueias, enquanto os tubos menores, chamados de traqueólas, estendem-se pelas superfícies de quase todas as células. As traqueias desses animais são formadas por uma série de anéis de quitina, os quais mantêm essa estrutura aberta. Nesse tipo de respiração, verificamos que o oxigênio é levado diretamente até os tecidos, onde ocorrem as trocas gasosas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos