Tipos de clima do mundo
Os tipos de clima do mundo estão relacionados aos diferentes aspectos geográficos do planeta. A divisão desses tipos climáticos ocorre, em especial, com base nas zonas climáticas globais, que possuem características distintas de temperatura e precipitação. O Brasil, por exemplo, tem a sua maior porção territorial situada na faixa tropical do globo. Os tipos climáticos estão comumente associados às coberturas vegetais de cada localidade.
Leia também: Qual é a definição de clima?
Resumo sobre os tipos de clima do mundo
-
Os principais tipos climáticos do mundo são: polar, frio, temperado, mediterrâneo, tropical, equatorial e desértico.
-
Há diversas variações dos grandes tipos de clima do planeta em razão de diferenças geográficas e climáticas.
-
O Brasil registra diferentes variações do clima tropical, como semiárido, subtropical, tropical de altitude e, ainda, o equatorial.
-
A cobertura vegetal de uma localidade está diretamente associada ao clima existente em determinada região.
-
São exemplos de coberturas vegetacionais do Brasil: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas.
Videoaula sobre os climas do mundo
Quais são os tipos de climas do mundo?
A diversidade geográfica presente no mundo, em conjunto com a atuação de diferentes elementos e fatores climáticos, contribui para a ocorrência de vários tipos de clima. Os pontos abaixo destacam os principais tipos de clima do mundo:
-
Clima polar: ocorre em regiões geográficas de elevada latitude, ou seja, acima do Círculo Polar Ártico e abaixo do Círculo Polar Antártico. Nesse clima há baixa presença de radiação solar. O clima polar registra temperaturas muito baixas. A ocorrência de neve é comum ao longo de todo o ano. Saiba mais sobre esse clima clicando aqui.
-
Clima frio: ocorre em áreas nas proximidades do Círculo Polar Ártico e do Círculo Polar Antártico. Em regiões de elevada altitude, ele é chamado de clima frio de montanha. Esse tipo climático registra baixas temperaturas e recorrentes nevascas.
-
Clima temperado: ocorre em médias latitudes, ou seja, acima do Trópico de Câncer e abaixo do Trópico de Capricórnio. Em relação à presença de umidade, esse tipo climático é classificado em continental e oceânico. O clima temperado registra temperaturas amenas, chuvas recorrentes e uma clara divisão entre as estações do ano. Saiba mais sobre esse clima clicando aqui.
-
Clima mediterrâneo: ocorre em áreas pontuais de média latitude, com destaque para a faixa banhada pelo mar Mediterrâneo, entre os continentes europeu, asiático e africano. Esse clima registra verão quente e seco bem como inverno mais ameno e úmido.
-
Clima tropical: ocorre na faixa intermediária do globo, ou seja, abaixo do Trópico de Câncer e acima do Trópico de Capricórnio. O clima tropical possui tipicamente duas estações bem definidas: uma mais quente e úmida e outra mais amena e seca. Suas principais variações: tropical de altitude, tropical semiárido e subtropical. Para saber mais sobre esse clima, clique aqui.
-
Clima equatorial: ocorre na faixa central do globo, portanto, ao longo da Linha do Equador. Esse tipo climático é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas chuvas volumosas. No clima equatorial, há o registro de elevada umidade do ar e baixa amplitude térmica. Saiba mais sobre esse clima clicando aqui.
-
Clima desértico: ocorre em áreas pontuais de média latitude, tanto na faixa temperada quanto na faixa tropical do globo. Essas zonas geográficas são marcadas pela baixa pluviosidade anual. O clima desértico registra baixa umidade do ar e alta amplitude térmica. Conheça mais sobre esse clima clicando aqui.
Veja também: Tipos de vegetação do território brasileiro
Tipos de climas do Brasil
O Brasil tem a maior parte do seu território inserida na faixa tropical do globo, portanto, registra especialmente o tipo climático tropical e suas variações, como o subtropical e o semiárido. Esse cenário é fruto de diferentes condicionantes geográficos, como os elementos e fatores climáticos. Os pontos abaixo destacam os principais tipos de clima presentes no Brasil:
-
Clima equatorial: ocorre especialmente nos estados da região Norte do Brasil, ou seja, nas localidades brasileiras próximas da Linha do Equador. Esse tipo climático tem como características as elevadas temperaturas, as volumosas precipitações, a alta umidade do ar e a baixa amplitude térmica.
-
Clima tropical: ocupa a maior parte do território brasileiro. Conforme os condicionantes climáticos, como elementos e fatores do clima, ele é dividido em clima tropical seco, com predomínio da continentalidade; e clima tropical úmido, com forte atuação da maritimidade. Há ainda o clima tropical de altitude, presente nas regiões brasileiras mais altas, que registram temperaturas mais amenas. São características do clima tropical a presença de duas estações bem definidas: uma mais quente e úmida e outra mais amena e seca. Esse tipo climático registra grande diferença de temperatura e precipitação anual.
-
Clima semiárido: é variação do clima tropical e ocorre especialmente nos estados da região Nordeste do Brasil. Esse tipo climático tem como características as elevadas temperaturas, a baixa umidade do ar e a baixa amplitude térmica. As médias pluviométricas anuais no clima semiárido são muito baixas.
-
Clima subtropical: é uma variação do clima tropical e ocorre especialmente nos estados da região Sul do Brasil. Esse tipo climático tem como características o registro de temperaturas mais amenas e a boa distribuição das chuvas. O clima subtropical possui estações do ano bem definidas e registra amplitudes térmicas anuais elevadas.
→ Videoaula sobre os tipos de clima do Brasil
Influência do clima na vegetação
A relação entre o clima e a vegetação é bastante explícita. A cobertura vegetal está intimamente ligada à existência de determinados tipos climáticos. A lista abaixo busca associar a ocorrência dos tipos de clima do mundo com a presença das vegetações do mundo:
-
Clima polar: predomínio de uma cobertura vegetal baixa e rasteira, formada por gramíneas, que resistem aos longos períodos de ocorrência de neve. Essa vegetação é chamada de tundra.
-
Clima frio: existência de vegetações de grande porte, com grande homogeneidade vegetal e que possuem grande resistência ao frio e à neve. Essa vegetação é chamada de floresta boreal ou taiga.
-
Clima temperado: presença de cobertura vegetal bastante heterogênea, formada por florestas temperadas, estepes e pradarias. No Brasil, esse tipo de vegetação e representado pelo bioma Pampa.
-
Clima mediterrâneo: ocorrência de vegetação espaçada e seca, típica de regiões de clima quente e seco. A vegetação mediterrânea é muito suscetível à ocorrência de incêndios florestais.
-
Clima tropical: registro de vastas coberturas vegetacionais das chamadas florestas tropicais. A savana é um exemplo desse tipo de vegetação. No Brasil, destaca-se o Cerrado e a Mata Atlântica.
-
Clima equatorial: predomínio das chamadas florestas equatoriais, que possuem grande biodiversidade. A Floresta Amazônica é o principal exemplo dessa cobertura vegetal no Brasil e no mundo.
-
Clima desértico: presença de pequenas formações vegetais compostas especialmente por plantas xerófilas, muito resistentes à seca. A Caatinga, no Brasil, possui muitas espécies desse tipo de planta.
Fontes
WRI BRASIL. 6 exemplos de como o clima do mundo mudou na última década. WRI Brasil. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/6-exemplos-de-como-o-clima-do-mundo-mudou-na-ultima-decada
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Clima. IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-ambientais/climatologia/15817-clima.html?=&t=acesso-ao-produto
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Clima. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/20644-clima.html
RTP ENSINA. Climas mundiais. RTP. Disponível em: https://ensina.rtp.pt/explicador/climas-mundiais/