Whatsapp icon Whatsapp

Clima semiárido

O clima semiárido é caracterizado pelo pequeno registro de chuvas. Esse tipo climático ocorre em diversas zonas geográficas, como o interior da região Nordeste do Brasil.
Paisagem seca típica do semiárido
A paisagem seca é uma característica das zonas de clima semiárido.

O clima semiárido é caracterizado pelo pequeno registro de precipitações ao longo do ano. Nesse tipo climático predomina alta temperatura e baixa umidade. A vegetação local é marcada pela presença de plantas xerófilas, muito resistentes à seca.

Esse clima ocorre em zonas de médias latitudes em várias localidades geográficas. No Brasil, há a presença do clima semiárido em todos os estados da região Nordeste, além do norte do estado de Minas Gerais. As condições climáticas adversas implicam em problemas econômicos, ambientais e sociais nas zonas de clima semiárido.

Leia também: Afinal, você sabe o que é clima?

Resumo sobre o clima semiárido

  • O clima semiárido é caracterizado pelo baixo volume de chuvas registrado ao longo de todo o ano meteorológico.

  • As vegetações do semiárido são compostas por pequenas árvores e arbustos, que têm, em geral, poucas folhas, galhos tortuosos, cascas grossas e raízes profundas.

  • No Brasil, a formação vegetacional que ocorre nas zonas de clima semiárido é chamada de Caatinga.

  • O clima semiárido ocorre em todos os continentes, com exceção da Antártica, em regiões de latitude média.

  • O clima semiárido está presente nos seguintes estados brasileiros: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

  • As dificuldades econômicas e ambientais do clima semiárido resultam no aumento da vulnerabilidade social e da imigração.

Quais são as características do clima semiárido?

O clima semiárido é caracterizado, principalmente, pelo diminuto registro de chuvas. Esse tipo climático ocorre, predominantemente, em zonas geográficas muito secas, com pequeno índice pluviométrico ao longo de todo o ano, inclusive com o registro de ausência total de chuvas, em uma grande parte do ano meteorológico. Ademais, o tipo climático semiárido registra, em geral, altas temperaturas, que são predominantes ao longo de todo o ano, assim como baixa umidade do ar e pequena amplitude térmica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vegetação do clima semiárido

A vegetação do clima semiárido é caracterizada pela presença de plantas bastante resistentes ao período de seca. A vegetação local possui mecanismos de adaptação ao solo de baixa fertilidade e à ausência de volumes de chuva, logo é formada predominantemente por plantas xerófilas.

Essas vegetações são, geralmente, formadas por pequenas árvores e arbustos, que possuem poucas folhas, galhos tortuosos, cascas grossas e raízes profundas. Essas características dificultam a perda de água dessas plantas.

Ademais, também são comuns espécies com espinhos, raízes superficiais e presença de mecanismos de armazenamento de água. No Brasil, o clima semiárido ocorre especialmente em zonas com vegetação de Caatinga.

Cactos em paisagem típica do clima semiárido
Os cactos, plantas que armazenam água no seu caule, são comuns em climas semiáridos.

Clima semiárido no mundo

O clima semiárido ocorre na faixa tropical do globo, em zonas de latitude média, na porção intermediária do planeta. Ele está presente em todos os continentes, com exceção da Antártica, em regiões geográficas caracterizadas pelo clima mais seco. Desse modo, as zonas do planeta em que ocorrem o clima semiárido são:

  • América do Norte (sul do Canadá, centro-oeste dos Estados Unidos e centro-norte do México);

  • América do Sul (Nordeste do Brasil e porções de Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Venezuela e Equador);

  • Europa (Sul da Europa, com destaque para Espanha e Ucrânia, além de partes da Turquia e da Rússia);

  • África (Centro e Sul da África, com destaque para países como África do Sul, Namíbia, Botsuana, Sudão e Etiópia);

  • Ásia (Oriente Médio e Ásia Central, além de Mongólia, Índia, Paquistão, Bangladesh, China e Rússia);

  • Oceania (oeste, norte e leste da Austrália).

Clima semiárido no Brasil

No Brasil, o clima semiárido ocorre na região Nordeste do Brasil, nos estados de:

Esse tipo climático é uma variação do clima tropical no Brasil, sendo caracterizado especialmente pelo grande período de escassez de chuvas. Ademais, o clima semiárido no Brasil é marcado pelas altas temperaturas, pela pequena amplitude térmica e pela baixa umidade do ar.

Leia também: Polígono das Secas — região brasileira marcada pela escassez de chuvas e aridez do solo

Problemas econômicos, ambientais e sociais gerados pelo clima semiárido

O clima semiárido, em razão dos longos períodos de estiagem, gera diversos impactos nas esferas econômica, ambiental e social da sociedade. Nesse contexto, destaca-se que, economicamente, o clima semiárido dificulta o desenvolvimento das atividades agropecuárias em razão da pequena quantidade de chuvas. Já em termos ambientais, ressalta-se que a ausência de chuvas e o forte calor, atrelados a ações humanas como o desmatamento, intensificam os processos de erosão e, principalmente, de desertificação dos solos situados em áreas semiáridas.

As condições econômicas e ambientais implicam no cenário social da região, visto que a dificuldade do desenvolvimento de atividades agrícolas, junto do cenário ambiental desfavorável, implica em fenômenos como o aumento da vulnerabilidade social e a intensificação da imigração.

Casebre de barro
Os casebres de barro são comuns nas zonas de clima semiárido do interior do Brasil.

Exercícios resolvidos sobre clima semiárido

Questão 1

(Vunesp 2013) Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados [...].

A vegetação e o tipo de clima predominante na região brasileira descrita no texto são

a) o domínio da Caatinga e o clima semiárido.

b) o domínio da Caatinga e o clima equatorial semiúmido.

c) o domínio dos cerrados e o clima semiárido.

d) o domínio dos cerrados e o clima tropical

e) os campos naturais e o clima subtropical.

Resolução:

Alternativa A

O clima semiárido tem como principal característica a baixa ocorrência de chuvas. Desse modo, a vegetação local apresenta diversos mecanismos de sobrevivência nesse tipo climático bastante seco, sendo classificada corretamente como Caatinga.

Questão 2

(Uece 2011) O quadro ecológico e geográfico de uma região submetida às influências de um clima semiárido deve conter as seguintes características combinadas:

a) solos espessos, rios intermitentes, vegetação xerófila e alteração química das rochas.

b) solos rasos, rios perenes, vegetação florestal e alteração física das rochas.

c) solos rasos e afloramentos rochosos, rios sazonais, vegetação xerófila e alteração física das rochas.

d) solos medianamente profundos, rios esporádicos, vegetação perenifólia e alteração química das rochas.

Resolução:

Alternativa C

O solo do semiárido reflete esse tipo climático, logo possui um subsolo muito seco, com grande presença de pedregulhos e solos poucos desenvolvidos, além da ocorrência de plantas resistentes às secas, chamadas de xerófilas.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.