Maritimidade e continentalidade

A maritimidade e a continentalidade são dois fatores climáticos utilizados para explicar as características do clima de localidades próximas ou distantes de corpos de água.
A maritimidade e a continentalidade são importantes fatores climáticos.

A maritimidade e a continentalidade são fatores climáticos. Eles são importantes para caracterizar o clima de uma região, visto que atuam de forma incisiva na definição dos indicadores de temperatura e umidade de uma localidade.

Enquanto a maritimidade contribui para maiores registros de umidade relativa do ar e precipitações, a continentalidade é característica de zonas mais secas, com baixa umidade relativa do ar. A maritimidade e a continentalidade também atuam na variação de temperaturas registradas em uma localidade por causa das diferentes características de retenção do calor da terra e da água.

Leia também: O que é clima?

Resumo sobre maritimidade e continentalidade

  • A maritimidade e a continentalidade são fatores climáticos que influenciam na definição do tempo e do clima das localidades geográficas.

  • A maritimidade evidencia a proximidade de uma localidade de grandes corpos de água, como mares e oceanos.

  • A continentalidade indica a distância de uma localidade geográfica de corpos de água diversos, como mares e oceanos.

  • São consequências importantes da maritimidade a presença de maior umidade e menor amplitude térmica.

  • São consequências derivadas da continentalidade o registro de menor umidade e maior amplitude térmica.

O que é maritimidade?

A maritimidade é um fator climático que indica a presença de grandes corpos de água, como lagos, mares e oceanos, nas proximidades de determinada localidade geográfica. Nesse contexto, destaca-se que a água tem maior capacidade de conservação e retenção de calor, especialmente quando comparada a superfícies terrestres. Portanto, as zonas sob influência da maritimidade possuem o registro de menores amplitudes térmicas e ainda maior presença de umidade e precipitação.

O que é continentalidade?

A continentalidade é um fator climático que indica a acentuada distância de uma determinada localidade geográfica de grandes corpos de água, como lagos, mares e oceanos. Nesse sentido, evidencia-se que as superfícies continentais, formadas por terra, possuem menor capacidade de conservação e retenção do calor, principalmente quando comparadas à água. Assim, as áreas sobre influência da continentalidade possuem maiores amplitudes térmicas e menor registro de umidade e precipitação.

As superfícies continentais possuem menor capacidade de conservação e retenção do calor.

Como maritimidade e continentalidade influenciam no clima?

A continentalidade e a maritimidade são importantes fatores climáticos que influenciam nas dinâmicas climáticas das regiões do planeta.

Nas zonas marcadas pela proximidade de grandes porções de água, como cidades litorâneas, por exemplo, a maritimidade atua de forma a contribuir para maior presença de umidade e para a formação de chuvas. Além disso, nessas regiões são registradas menores amplitudes térmicas, ou seja, diminuta diferença entre as temperaturas máximas e mínimas.

Os oceanos fornecem grandes quantidades de vapor de água por meio da evaporação.

Por sua vez, em zonas caracterizadas pelo distanciamento de corpos de água, como cidades localizadas no interior das massas continentais, a continentalidade atua de forma incisiva, contribuindo especialmente para a menor ocorrência de chuvas e para o registro de menores índices de umidade. Ademais, nessas regiões, a amplitude térmica tende a ser bastante elevada.

Maritimidade x continentalidade

Os fatores climáticos maritimidade e continentalidade refletem a proximidade ou não das localidades geográficas de grandes corpos de água. Nesse sentido, uma zona localizada próximo aos mares e oceanos, por exemplo, sofre forte influência da maritimidade enquanto uma área situada distante de grandes porções de água, como áreas continentais interioranas, sofre a atuação da continentalidade. Esses fatores interferem em aspectos importantes do tempo e do clima de uma região, como temperatura e umidade.

Leia também: Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?

Exercícios resolvidos sobre continentalidade e maritimidade

Questão 1

(UEG 2018) A média da amplitude térmica na cidade de Cuiabá (MT) durante o mês de junho é de 15,2 °C, ao passo que em Salvador (BA) é de 4,8 °C. Considerando a localização geográfica dessas cidades, pode-se afirmar que o principal fator climático responsável por essa diferença na amplitude térmica é a:

a) altitude.

b) latitude.

c) longitude.

d) pressão atmosférica.

e) maritimidade/continentalidade.

Resolução:

Alternativa E

A maritimidade influencia no registro de menores amplitudes térmicas em cidades litorâneas, como no caso da cidade de Salvador. Já a continentalidade contribui para o registro de elevadas amplitudes térmicas em cidades interioranas, como no caso da cidade de Cuiabá.

Questão 2

(PUC-RJ 2016) Em relação à maritimidade e à continentalidade, é correto afirmar que

a) as massas continentais são aquecidas e resfriadas mais lentamente do que as grandes massas que formam os oceanos.

b) as massas oceânicas afetam mais as temperaturas dos continentes quando localizadas nos litorais orientais.

c) as temperaturas diárias variam mais em cidades próximas aos litorais do que em outras, distantes deles.

d) as temperaturas nas regiões centrais dos continentes variam mais do que em cidades litorâneas.

e) as massas oceânicas e continentais não têm influência direta nas amplitudes térmicas no planeta.

Resolução:

Alternativa D

A amplitude térmica nas cidades localizadas nas regiões centrais dos continentes é mais elevada, visto que essas zonas localizam-se distantes de grandes corpos de água.

Publicado por Mateus Campos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos