Regência do verbo chamar

O verbo chamar pode assumir diferentes sentidos, que determinam o tipo de regência que ele pode apresentar.
Na frase, o verbo “chamar” é transitivo indireto, tem o sentido de “recorrer” e, por isso, pede um objeto indireto

Observando os enunciados abaixo:

(1) Ele disse que chamaria a polícia para proteção dos torcedores.

(2) A professora chamou-lhe de inteligente.

Percebemos que eles possuem o mesmo verbo. No entanto, é notório que, em cada oração, esse verbo apresenta significado diferente e, por isso, pede complementos também diferentes. Em (1), o verbo chamar é transitivo direto, tem o sentido de “convocar”, “mandar vir” e necessita de um objeto direto que lhe complemente. Já em (2), o verbo é transitivo indireto, possui o significado de “qualificar” e necessita de um objeto indireto e um predicativo para complementar seu sentido.

Diante dessas análises, podemos inferir que o contexto no qual se insere determinará a regência do verbo chamar, podendo ter os seguintes significados:

a) Quando o verbo chamar possui o sentido de “fazer vir”, “convocar”, é transitivo direto e usa-se com objeto direto:

Exemplo:

Tocou a campainha chamando o síndico.

b) Quando o verbo chamar possui o sentido de “invocar”, é transitivo indireto e pede objeto indireto encabeçado pela preposição “por”:

Exemplo:

Chamaram pelo diretor.

c) Quando o verbo “chamar” possui o sentido de “qualificar”, “apelidar”, “dar nome” constrói-se:

- com objeto direto + predicativo:

Chamei-o mentiroso.

- com objeto direto + predicativo (precedido da preposição de):

Chamaram-na de florzinha.

- com objeto indireto + predicativo:

Não lhe chamam Mariquinha?

- com objeto indireto + predicativo (acompanhado da preposição de):

A professora chamou-lhe de inteligente.

Publicado por Mariana Rigonatto
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos