Qual é o estado físico do fogo?
O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.
Veja também: Cinco coisas que você precisa saber sobre o calor
Qual o estado físico do fogo?
O fogo encontra-se em estado gasoso, o combustível para a sua formação pode encontrar-se em estado gasoso, líquido ou sólido, mas o elemento a que se refere como resultado da reação entre as partes encontra-se em altas temperaturas e no estado gasoso. Ainda, se essa mesma mistura gasosa for submetida a temperaturas mais elevadas, pode ocorrer a ionização dos gases e acontecer de ter-se a mistura em estado de plasma.
O que é fogo?
Fogo é o sinal visual de uma reação química exotérmica (liberação de calor) que acontece pela oxidação da matéria, com a reação de combustão ocorrendo em cadeia. Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente.
O calor, nesse caso, é conhecido como temperatura de ignição ou ponto de ignição, é a energia necessária para que se dê início à reação de oxidação, em que o combustível (hidrocarbonetos, madeira, papel, plástico) reage com o comburente (oxigênio), formando uma mistura de gases, processo que emite energia no campo visível e do tipo infravermelho.
Os principais produtos da reação de oxidação são dióxido de carbono (CO2) e vapor de água. A quantidade de calor liberado na reação vai variar conforme o material utilizado como combustível, essa quantidade de calor é chamada de poder calorífero da substância.
Propriedades do fogo
- Reação exotérmica
- Mistura de gases
- Temperatura elevada
- Emissão de radiação eletromagnética
Leia também: Luz solar e a radiação ultravioleta
Estados físicos da matéria
A matéria pode adquirir quatro estados físicos: sólido, líquido, gasoso e plasma, os quais se diferenciam pela proximidade e interação das partículas.
- Sólido: partículas muito próximas e pouca energia cinética entre elas, pouca movimentação.
- Líquido: partículas mais distantes do que no caso sólido, e exite uma movimentação entre elas (energia cinética), massa de volume inalterado, que se adequá ao recipiente.
- Gasoso: maior distância entre as partículas do que no estado líquido, muita energia cinética entre elas, volume variável.
- Plasma: partículas gasosas submetidas a altas temperaturas, em que as moléculas sofrem ionização e perdem carga elétrica.