Reações com óxidos ácidos

As reações com óxidos ácidos ocorrem quando esses compostos interagem com bases, sais, água e óxidos básicos, o que resulta em novos óxidos ou outras substâncias inorgânicas.
O ácido sulfúrico pode ser obtido a partir de reações com óxidos ácidos

As reações com óxidos ácidos são fenômenos químicos nos quais esses óxidos participam ativamente como reagentes, mas com propriedades ácidas.

De forma geral, os compostos que mais frequentemente reagem com os óxidos ácidos são:

Veja as particularidades dos óxidos ácidos e das reações químicas que os envolvem.

→ Óxidos ácidos

Os óxidos ácidos são compostos binários (dois elementos químicos), e um de seus elementos deve ser obrigatoriamente um ametal, que se liga a um radical orgânico qualquer.

OBS.: O único óxido ácido que é formado por um metal é o óxido de crômio VI, cuja fórmula é CrO3.

Os óxidos pertencentes a essa classificação apresentam como principal característica a sua natureza ácida, o que faz com eles atuem como se fossem verdadeiros ácidos durante uma reação química.

→ Reações dos óxidos ácidos com a água

Sempre que um óxido ácido é misturado com a água, como há interação química entre eles, ocorre uma reação química que tem como produto um ácido inorgânico. Veja alguns exemplos:

  • Reação do dióxido de carbono com a água:

CO2 + H2O → H2CO3

  • Reação do dióxido de enxofre com a água:

SO2 + H2O → H2SO3

Se os óxidos ácidos forem anidridos (são os casos de óxidos ácidos com nitrogênio e cloro), sempre serão formados dois ácidos inorgânicos diferentes. Veja um exemplo:

Exemplo 1: Reação entre o anidrido nitroso-nítrico com a água

N2O4 + H2O → HNO3 + HNO2

Como o próprio nome do óxido indica, quando reagir com água, formará o ácido nitroso e o ácido nítrico.

Exemplo 2: Reação entre o anidrido cloroso-clórico com a água

2 ClO2 + H2O → HClO3 + HClO2

Como o próprio nome do óxido indica, quando reagir com água, formará o ácido nitroso e o ácido nítrico.

→ Reações dos óxidos ácidos com óxidos básicos

Quando um óxido ácido reage com um óxido básico, forma-se um sal inorgânico. Veja exemplos:

Exemplo 1: Dióxido de carbono com o óxido de cálcio

CO2 + CaO → CaCO3

No sal resultante, o cátion do óxido básico (no caso, o cálcio) interage com o ânion carbonato, que é originado pelo óxido ácido quando interage com a água.

Exemplo 2: Pentóxido de difósforo com o óxido de prata

1 P2O5 + 3 Ag2O → 2 Ag3PO4

No sal resultante, o cátion do óxido básico (no caso, a prata) interage com o ânion trivalente (NOX -3) fosfato, que é o ânion trivalente PO4 e é originado pelo óxido ácido quando interage com a água.

→ Reações de óxidos ácidos com bases

Quando um óxido ácido reage com uma base inorgânica, um sal inorgânico e água são formados. Veja exemplos:

Exemplo 1: Dióxido de enxofre com o hidróxido de sódio

SO2 + 2 NaOH → Na2SO3 + H2O

O sal formado terá o cátion (proveniente da base) sódio (pertencente à família IA e, por isso, com NOX +1) interagindo com o ânion bivalente (carga -2) sulfito (SO3), que é originado pelo óxido ácido quando interage com a água.

Exemplo 2: Óxido de crômio VI e hidróxido de potássio

CrO3 + 2 KOH → K2CrO4 + H2O

O sal formado terá o cátion (proveniente da base) potássio (pertencente à família IA e, por isso, com NOX +1) interagindo com o ânion bivalente (carga -2) cromato (CrO4), que é originado pelo óxido ácido quando interage com a água.

→ Reações de óxidos ácidos com óxidos anfóteros

Quando um óxido ácido interage com um óxido anfótero, o óxido anfótero atua como se fosse um óxido básico, logo, o produto dessa reação sempre é um sal inorgânico.

Exemplo 1: Trióxido de enxofre e óxido de zinco

SO3 + ZnO → ZnSO4

O sal formado terá o cátion (proveniente do óxido básico) zinco (pertencente à família IIB e, por isso, com NOX +2) interagindo com o ânion bivalente (carga -2) sulfato (SO4), que é originado pelo óxido ácido quando interage com a água.

Exemplo 2: Dióxido de nitrogênio e óxido de chumbo IV

4 CO2 + 2 PbO2 → Pb2(CO3)4

O sal formado terá o cátion (proveniente do óxido básico) chumbo IV (indicado pelo nome como sendo o de carga +4 e, por isso, com NOX +4) interagindo com o ânion bivalente (carga -2) carbonato (CO3), que é originado pelo óxido ácido quando interage com a água.

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos Relacionados

Aplicação dos óxidos
Óxidos, peróxido de hidrogênio, água oxigenada, clarificadores, alvejantes, óxido de cálcio, anti-séptico, Dióxido de carbono, Óxido de Cálcio, Óxido Nitroso, Dióxido de Enxofre, Monóxido de Carbono.
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Classificação dos óxidos
Classificação dos óxidos, compostos binários, oxigênio, Óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos mistos, peróxidos, carga elétrica, caráter iônico, caráter covalente, ametais.
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
Nomenclatura dos ácidos
Você sabe qual é a nomenclatura dos ácidos? Leia o texto e entenda como é feita essa nomenclatura. Veja as regras usadas para nomear os ácidos.
Nomenclatura dos óxidos
Clique e conheça as regras de nomenclatura utilizadas para realizar a nomenclatura de óxidos (iônicos e moleculares).
Reações químicas com óxidos
Clique e aprenda quais são as reações químicas que envolvem a participação dos óxidos e os possíveis produtos formados em cada uma delas.
Sais
Saiba o que são os sais. Conheça suas características e propriedades. Aprenda a formação da nomenclatura desses compostos assim como seus usos.
Óxidos
Aprenda mais sobre os óxidos, suas classificações, nomenclatura, aplicações e curiosidades. Confira também exercícios comentados sobre o tema.
Óxidos Básicos
Entenda o que são óxidos básicos, suas propriedades, aplicações e exemplos principais, como o óxido de potássio, de cálcio e de sódio, além do óxido nitroso.
Óxidos anfóteros
Conheça a classificação dos óxidos em óxidos anfóteros, veja exemplos e como eles se comportam.
Óxidos ácidos
Definição dos óxidos ácidos, exemplos, fórmulas, reações que participam, ocorrência no cotidiano e sua contribuição para as chuvas ácidas.
Matemática
Função Seno
Nesta aula veremos como é o gráfico de uma função seno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos