Whatsapp icon Whatsapp

Lichia

A lichia é o fruto da lichieira, uma árvore originária da China que foi introduzida no Brasil em 1810. É rica em vitamina C e oferece muitos benefícios ao sistema imunológico.
Cesto com lichias.
A lichia é uma fruta de sabor adocicado bastante apreciada e benéfica para a saúde.

A lichia é o fruto da lichieira, conhecida por sua casca avermelhada ou cor-de-rosa e polpa branca suculenta envolvendo um caroço duro no centro. Rica em vitamina C, fibras e antioxidantes, oferece benefícios como fortalecimento do sistema imunológico, promoção da saúde digestiva e hidratação corporal.

Leia também: Figo — outro fruto rico em vitaminas, com alto poder antioxidante

Resumo sobre lichia

  • A lichia é o fruto da lichieira, árvore originária da China.
  • De casca avermelhada e interior com polpa branca, a lichia tem sabor adocicado.
  • A lichia é rica em antioxidantes, fibras e vitamina C.
  • Pode ser consumida in natura ou utilizada para a fabricação de geleias, sorvetes e sucos.
  • É originária da China, mas é produzida em diversos países tropicais e subtropicais.
  • Por volta de 1810, a lichia foi introduzida no Brasil no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Características e propriedades da lichia

Lichia é o fruto da lichieira, uma planta cujo nome científico é Litchi chinensis e que pertence à família Sapindaceae. A lichieira é uma árvore subtropical que pode chegar a até 30 metros de altura.

A lichia tem uma casca avermelhada ou cor-de-rosa, áspera e rugosa, que é fácil de remover. Dentro da casca, a lichia tem uma polpa branca, um pouco translúcida, suculenta e carnuda. No centro da polpa, há um caroço grande e duro, que não é comestível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benefícios da lichia para a saúde

A lichia é uma boa fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes:

  • Antioxidantes: ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células contra danos.
  • Vitamina C: pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a doenças e infecções.
  • Fibras: pode ajudar a promover a saúde digestiva, prevenir a constipação e melhorar a regularidade intestinal.
  • Hidratação: devido ao seu alto teor de água, a lichia pode ajudar a manter o corpo hidratado e a promover a saúde da pele.

Veja também: Quais são os benefícios da linhaça para a saúde?

Perigos da lichia para a saúde

Existem estudos que mostram que a lichia pode representar um risco para a saúde, porém quando ingerida em condições extremas, não sendo algo comum. Em algumas regiões onde a lichia é cultivada, ocorreram casos de encefalopatia hipoglicêmica aguda, uma condição que afetou principalmente crianças. Essa condição foi associada ao consumo excessivo de lichias por crianças desnutridas, especialmente quando consumidas com o estômago vazio.

A lichia contém substâncias que podem reduzir os níveis de glicose no sangue, o que pode levar à hipoglicemia em crianças desnutridas que consomem grandes quantidades da fruta. Um outro risco possível ocorre com pessoas que possuem algum tipo de alergia aos componentes da lichia, o que pode desenvolver alguma reação alérgica, como coceira na boca, urticária ou inchaço, após o consumo da fruta.

Utilização da lichia

A polpa da lichia é doce, com um sabor único que é muitas vezes descrito como uma mistura de uvas, morangos e melão. Ela é refrescante e pode ser consumida diretamente ou adicionada a saladas de frutas, sobremesas e coquetéis. Além de ser consumida fresca, ela também pode ser usada para fazer sucos, sorvetes, geleias e até mesmo em pratos salgados, em alguns pratos da culinária asiática.

Copo com suco de lichia cercado pelo fruto.
A lichia pode ser consumida em sucos, geleias e sorvetes.

Origem da lichia

A lichia é originária da China, onde é considerada a fruta nacional. Embora a lichia seja nativa da China, ela também é cultivada em várias regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Segundo dados de 2001, os principais produtores de lichia do mundo eram: China, Índia, Tailândia, Vietnã, Bangladesh, Madagascar, África do Sul, Nepal, Austrália, Indonésia, Ilhas Maurício, Israel, Espanha, Estados Unidos da América, México e Brasil. A China é responsável por cerca de 60 % da produção de lichia no mundo.

Saiba mais: Açaí — fruto tipicamente brasileiro que tem muitas propriedades nutricionais

Lichia no Brasil

Lichias nos ramos de uma lichieira.
A lichia é o fruto de uma árvore de origem chinesa. A lichieira foi trazida para o Brasil no início do século XIX.

Por volta de 1810, a lichia foi introduzida no Brasil através do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No entanto, foi somente na década de 1970 que começaram os plantios comerciais, principalmente no estado de São Paulo.

A década de 1990 testemunhou um aumento significativo no cultivo de lichia em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. Dados de 2008 mostram que entre 2004-2005 foi registrado o volume de 1.856 toneladas de lichia comercializado pela Ceagesp, que na época comercializava cerca de 70% da produção nacional.

Fontes

ALBUQUERQUE, Ana Christina Sagebin; DA SILVA, Aliomar Gabriel. Agricultura tropical: quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2008.

Instituto Brasileiro de Florestas. Lichia. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/lichia

 

Publicado por Nicole Fernanda Sozza

Artigos Relacionados

Ameixa
Características, tipos e benefícios da fruta para a saúde.
Araçá
Você já ouviu falar do araçá? Clique aqui e conheça mais sobre esse fruto, como ele é consumido e suas propriedades benéficas à saúde.
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Buriti
Encontrado em locais com muita água, o buriti é uma palmeira de mil e uma utilidades.
Cacau
Clique aqui e conheça mais sobre o cacau. Veja as características do cacaueiro e a importância e as propriedades do seu fruto.
Coco
Conheça mais sobre o coqueiro e o coco, um fruto muito consumido no Brasil e que apresenta muitas substâncias benéficas para a nossa saúde.
Figo
Clique aqui e conheça mais informações acerca do figo, uma fruta consumida em diversas partes do mundo. Saiba mais sobre seus benefícios e formas de consumo.
Frutos
Clique aqui e aprenda a definição e os tipos de frutos existentes!
Guaraná
Conheça a origem da fruta usada na fabricação de refrigerantes.
Linhaça
A linhaça previne doenças e melhora o sistema imunológico, além de diminuir o ritmo de envelhecimento celular. Conheça mais sobre essa semente!
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Marmelo
Características da fruta e seu emprego na culinária.
Melancia
Clique aqui e saiba quais são as principais características da melancia. Conheça seus principais benefícios.
Vegetais comestíveis
Canal que traz informações sobre diversas frutas, verduras, legumes, dentre outras peças vegetais.
Vitamina C
Você conhece os benefícios da vitamina C? Clique aqui e saiba mais sobre essa vitamina e onde ela pode ser encontrada.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!