Whatsapp icon Whatsapp

Figo

O figo é um fruto da árvore chamada figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo. A figueira, inclusive, é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, podendo medir entre 3 m e 10 m de altura. Já o seu fruto, o figo, possui formato semelhante ao de uma pera, porém um pouco menor, medindo de 3 cm a 7 cm.

O fruto era consumido, desde a Antiguidade, por povos egípcios, judeus, gregos e romanos. Até a Bíblia cita a figueira, quando Adão foi expulso do Éden e usou as folhas da árvore para esconder sua nudez.

Os maiores produtores mundiais de figo são a Turquia, o Egito e outros países do Mediterrâneo. No Brasil, ele chegou por meio dos portugueses, no século XVI, tendo destaque no cultivo a região de Valinhos, no interior de São Paulo. A região Sul do país também cultiva bastante o figo verde, destinado à indústria, na fabricação de compotas e geleias.

Leia também: Araçá – fruto suculento, doce e com certa acidez

Benefícios do figo

O figo é um fruto consumido desde a Antiguidade.
O figo é um fruto consumido desde a Antiguidade.

O figo possui uma quantidade significativa de sais minerais, com destaque para potássio, cálcio e ferro, que são muito importantes para a formação óssea e boa regulação do organismo humano. Também possui alto poder antioxidante e vitaminas A, B1, B2, C, K e E em sua composição. Tem ação laxativa suave e auxilia no combate a inflamações do sistema respiratório.

Confira outros benefícios da fruta:

  • Auxilia a reduzir o risco de câncer
  • Ajuda na constipação intestinal
  • Preserva a saúde óssea
  • Previne e controla a diabetes
  • Controla a pressão arterial

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cultivo do figo

O período de safra do figo costuma ir de janeiro a abril, sendo uma das frutas mais exportadas do país. É possível ter frutos da figueira uma a duas vezes por ano, conforme a sua variedade.

A figueira tolera temperaturas de 25 ºC a 42 ºC. O vento, em geral, não chega a ser um fator capaz de causar grandes danos a ela e seus frutos.

É muito importante que a chuva seja bem distribuída durante a época de crescimento dos figos. Períodos de grande estiagem podem causar a queda total das folhas da figueira, com resultados diretos na produção de frutas, as quais perdem a qualidade. A árvore reage à falta de água disponível no solo soltando as folhas.

No entanto, períodos prolongados de chuva também acarretam a disseminação de doenças na figueira, principalmente a ferrugem.

Em relação aos solos, a figueira possui grande capacidade de adaptação aos mais variados tipos, com restrições aos solos encharcados. Solos profundos, bem drenados e com boa capacidade de retenção de água são ideais para o cultivo do figo.

Veja também: Sapoti – planta nativa do sul do México e da América Central

Tipos de figo

Existem mais de 750 tipos de figos, que podem ser encontrados em vários tamanhos, formas e cores. Os mais comuns são os figos pretos, vermelhos, roxos, verdes e amarelos. Em nosso país, os figos verde e roxo são os mais consumidos.

A poupa do figo é a parte comestível do fruto, sendo bem suculenta e rica em açúcar, com alto teor energético. No Brasil, o consumo se dá mais pelo fruto industrializado, seco e desidratado.

Ingrediente de várias receitas, o figo pode ser consumido sozinho, em saladas, patês, doces (compotas e geleias), bolos, sorvetes, recheio de assados, molhos e outros tipos de refeição.

Publicado por Érica Caetano

Artigos Relacionados

O araticum-do-cerrado é um fruto nativo do cerrado brasileiro
Araticum-do-cerrado
Araticum-do-cerrado, fruta da mesma família da fruta-do-conde.
Os frutos pouco atraentes de Vanilla escondem um sabor inigualável
Baunilha
Você sabia que a essência de baunilha é extraída de uma orquídea? Saiba mais sobre esse condimento com alto valor agregado!
Cacau
Clique aqui e conheça mais sobre o cacau. Veja as características do cacaueiro e a importância e as propriedades do seu fruto.
Caju
Caju
Características da fruta e sua importância econômica.
Seriguela
Ciriguela
Fruta encontrada principalmente em regiões tropicais.
Jambo-vermelho
Você conhece o jambo-vermelho? Clique aqui e saiba mais sobre esse fruto, a planta da qual ele se origina e suas propriedades benéficas.
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Pitanga
Pitanga
Utilização da fruta e benefícios para a saúde.
Sapoti
Conheça mais sobre o sapoti, o fruto do sapotizeiro. Neste texto conheceremos mais sobre o sapotizeiro e sobre seu fruto.
Uva
Uva
Origem, valor nutritivo e o cultivo da fruta no Brasil.
video icon
Português
Pré-Enem | Os gêneros literários
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre os gêneros literários história e diálogos com a professora Helissa Soares!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas