Whatsapp icon Whatsapp

Figo

O figo é um fruto da árvore chamada figueira (Ficus carica), pertencente à família Moraceae, que tem origem na região do Mediterrâneo. A figueira, inclusive, é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, podendo medir entre 3 m e 10 m de altura. Já o seu fruto, o figo, possui formato semelhante ao de uma pera, porém um pouco menor, medindo de 3 cm a 7 cm.

O fruto era consumido, desde a Antiguidade, por povos egípcios, judeus, gregos e romanos. Até a Bíblia cita a figueira, quando Adão foi expulso do Éden e usou as folhas da árvore para esconder sua nudez.

Os maiores produtores mundiais de figo são a Turquia, o Egito e outros países do Mediterrâneo. No Brasil, ele chegou por meio dos portugueses, no século XVI, tendo destaque no cultivo a região de Valinhos, no interior de São Paulo. A região Sul do país também cultiva bastante o figo verde, destinado à indústria, na fabricação de compotas e geleias.

Leia também: Araçá – fruto suculento, doce e com certa acidez

Benefícios do figo

O figo é um fruto consumido desde a Antiguidade.
O figo é um fruto consumido desde a Antiguidade.

O figo possui uma quantidade significativa de sais minerais, com destaque para potássio, cálcio e ferro, que são muito importantes para a formação óssea e boa regulação do organismo humano. Também possui alto poder antioxidante e vitaminas A, B1, B2, C, K e E em sua composição. Tem ação laxativa suave e auxilia no combate a inflamações do sistema respiratório.

Confira outros benefícios da fruta:

  • Auxilia a reduzir o risco de câncer
  • Ajuda na constipação intestinal
  • Preserva a saúde óssea
  • Previne e controla a diabetes
  • Controla a pressão arterial

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cultivo do figo

O período de safra do figo costuma ir de janeiro a abril, sendo uma das frutas mais exportadas do país. É possível ter frutos da figueira uma a duas vezes por ano, conforme a sua variedade.

A figueira tolera temperaturas de 25 ºC a 42 ºC. O vento, em geral, não chega a ser um fator capaz de causar grandes danos a ela e seus frutos.

É muito importante que a chuva seja bem distribuída durante a época de crescimento dos figos. Períodos de grande estiagem podem causar a queda total das folhas da figueira, com resultados diretos na produção de frutas, as quais perdem a qualidade. A árvore reage à falta de água disponível no solo soltando as folhas.

No entanto, períodos prolongados de chuva também acarretam a disseminação de doenças na figueira, principalmente a ferrugem.

Em relação aos solos, a figueira possui grande capacidade de adaptação aos mais variados tipos, com restrições aos solos encharcados. Solos profundos, bem drenados e com boa capacidade de retenção de água são ideais para o cultivo do figo.

Veja também: Sapoti – planta nativa do sul do México e da América Central

Tipos de figo

Existem mais de 750 tipos de figos, que podem ser encontrados em vários tamanhos, formas e cores. Os mais comuns são os figos pretos, vermelhos, roxos, verdes e amarelos. Em nosso país, os figos verde e roxo são os mais consumidos.

A poupa do figo é a parte comestível do fruto, sendo bem suculenta e rica em açúcar, com alto teor energético. No Brasil, o consumo se dá mais pelo fruto industrializado, seco e desidratado.

Ingrediente de várias receitas, o figo pode ser consumido sozinho, em saladas, patês, doces (compotas e geleias), bolos, sorvetes, recheio de assados, molhos e outros tipos de refeição.

Publicado por Érica Caetano

Artigos Relacionados

O araticum-do-cerrado é um fruto nativo do cerrado brasileiro
Araticum-do-cerrado
Araticum-do-cerrado, fruta da mesma família da fruta-do-conde.
Os frutos pouco atraentes de Vanilla escondem um sabor inigualável
Baunilha
Você sabia que a essência de baunilha é extraída de uma orquídea? Saiba mais sobre esse condimento com alto valor agregado!
Cacau
Clique aqui e conheça mais sobre o cacau. Veja as características do cacaueiro e a importância e as propriedades do seu fruto.
Caju
Caju
Características da fruta e sua importância econômica.
Seriguela
Ciriguela
Fruta encontrada principalmente em regiões tropicais.
Jambo-vermelho
Você conhece o jambo-vermelho? Clique aqui e saiba mais sobre esse fruto, a planta da qual ele se origina e suas propriedades benéficas.
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Pitanga
Pitanga
Utilização da fruta e benefícios para a saúde.
Sapoti
Conheça mais sobre o sapoti, o fruto do sapotizeiro. Neste texto conheceremos mais sobre o sapotizeiro e sobre seu fruto.
Uva
Uva
Origem, valor nutritivo e o cultivo da fruta no Brasil.
video icon
Biologia
Anatomia da folha
Nesta aula vamos conhecer os tecidos que compõem a estrutura foliar, considerando sua organização e seus principais tipos. As folhas são os principais órgãos da planta para realização da fotossíntese, trocas gasosas e transpiração. Sendo assim, a anatomia da folha é de extrema importância para compreender-se os vários processos que ocorrem nessa estrutura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!