Whatsapp icon Whatsapp

Melancia

Consumida em todo o mundo, a melancia é uma planta da família Cucurbitaceae. Tem importante valor social e econômico.
Melancia cortada próxima a outras melancias.
A melancia é uma hortaliça-fruto pertencente à família Cucurbitaceae.

A melancia (Citrullus lanatus) é uma hortaliça-fruto pertencente à família Cucurbitaceae, da qual fazem parte outras plantas muito utilizadas na alimentação humana, como o melão (Cucumis melo), o pepino (Cucumis sativus), a abobrinha (Cucurbita pepo), a abóbora (Cucurbita máxima), entre outras.

A melancia é consumida em todo o mundo e apresenta grande importância econômica e social, sendo considerada uma das cucurbitáceas mais cultivadas em nível mundial. Seu cultivo representa cerca de 7% da área mundial reservada para a produção de hortaliças, com cerca de 67% da quantidade total produzidos na China.

Leia também: Manga — uma das frutas mais consumidas no Brasil

Resumo sobre melancia

  • A melancia é uma planta pertencente à família Cucurbitaceae e é amplamente consumida pelo ser humano.
  • Possui hábito de crescimento rasteiro e seus frutos variam quanto a formato, coloração, peso e sabor.
  • É originária das regiões secas da África tropical, e foi introduzida na América somente no século XVI.
  • No Brasil, as principais regiões produtoras de melancia são o Nordeste, Sul e Sudeste.
  • É principalmente consumida in natura, sendo também comum seu consumo em forma de sucos, geleias e doces.
  • É rica em licopeno, vitaminas e sais minerais que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características da melancia?

Melancias antes de serem colhidas, evidenciando uma de suas principais características, o crescimento rasteiro.
A melancia é uma planta com hábito de crescimento rasteiro.

A melancia é uma planta com hábito de crescimento rasteiro. O caule, formado por ramos primários e secundários, é rastejante e piloso. Ela apresenta estruturas em espiral presas ao caule, denominadas gavinhas, que auxiliam na fixação e no crescimento da planta.

As raízes formam um sistema radicular extenso, mais desenvolvido no sentido horizontal, e as folhas são geralmente grandes, com formato triangular, recortadas em três ou quatro pares de lóbulos.

Flor da melancia.
As flores da melancia são pequenas e solitárias.

As flores são pequenas, solitárias e podem ser masculinas, femininas ou hermafroditas. Os frutos variam em diversos aspectos, como o formato (redondo, cilíndrico, oval); as cores da superfície externa (variação de tons de verde, amarelo, possuindo ou não listras); o peso (de 1-25 kg); a espessura da casca; a cor da região interna (vermelho, rosa, amarelo ou branco); e o formato das sementes. Também apresentam variação no sabor.

Origem da melancia

A melancia é originária das regiões secas da África Tropical, tendo se diversificado secundariamente no Sul da Ásia. O plantio da melancia como cultivo para consumo humano se iniciou há mais de cinco mil anos, na África Central, e foi introduzido na América somente no século XVI.

Melancia no mundo e no Brasil

A melancia é cultivada em praticamente todas as regiões tropicais, subtropicais e temperadas no mundo. A China, o Irã, a Turquia e o Brasil são os maiores produtores mundiais de melancia, sendo que a produção desses países corresponde a 75% da produção mundial desse fruto. Os principais países que importam a melancia para consumo interno são Estados Unidos, Alemanha, Canadá, China e França, que, juntos, em 2018, corresponderam a mais de 50% das importações mundiais.

No Brasil, as principais regiões produtoras de melancia são o Nordeste, o Sul e o Sudeste, representando, respectivamente, 35%, 18% e 14% da produção nacional. Os principais estados produtores são Rio Grande do Norte, com 17,4% da produção, Rio Grande do Sul, com 12,6%, e São Paulo, com 12,5%. As principais variedades cultivadas no Brasil são de origem americana e japonesa, sendo as variedades pérola, crimson sweet e jubilee algumas delas.

No Brasil, existem duas formas principais de cultivo de melancia: o irrigado e o de sequeiro. O cultivo em sequeiro dispensa o uso de agrotóxicos e adubos, porém o cultivo irrigado, apesar de ser mais suscetível a pragas e doenças, exerce grande influência nos níveis de produtividade do cultivo. As regiões produtivas de melancia no Brasil apresentam relação direta com as formas de cultivo irrigado e de sequeiro.

Como consumir a melancia?

Copo com suco de melancia ao lado de pedaços de melancia.
São diversas as formas possíveis de se consumir a melancia, sendo as mais comuns in natura e como suco.

A melancia é majoritariamente consumida in natura, sendo mais comum o consumo da fruta em si, sem qualquer preparo; mas também é recorrente o seu consumo na forma de sucos, geleias, doces, molhos e em saladas. Em alguns países, é comum o preparo de picles da casca da melancia. Ainda, em países como a China e outras regiões da Ásia, consome-se a semente da melancia.

Veja também: Mamão — um fruto que pode ser consumido de várias formas

Quais os benefícios da melancia para a saúde?

A melancia é uma fonte abundante de licopeno, um antioxidante essencial que tem sido objeto de estudos associando seu consumo com a redução do risco de câncer. Ainda, a melancia é uma fonte excelente do aminoácido citrulina, muito importante na produção de outro aminoácido, a arginina, utilizada pelo corpo humano em processos de divisão celular, de cicatrização e eliminação de amônia do corpo.

Ademais, a melancia é fonte de pró-vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B, sendo também fonte de cálcio, fósforo e ferro. Ela é abundante em água, apresentando também função hidratante e antidiurética

Fontes

Dias, R.; Rezende, G. Sistema de produção de melancia. Embrapa, 2010. Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Melancia/SistemaProducaoMelancia/socioeconomia.htm.

Furlaneto, F. P. B.; Soares, A. A. V. L.; Oliveira, M. D. M. Impacto da pandemia na cultura de melancia. Instituto de Economia Agrícola, 2020. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/TerTexto.php?codTexto=14808.

Hora, R. C., Camargo, J.; Buzanini, A. C. Cucurbitáceas e outras. In: Brandão Filho, J. U. T., Freitas, P. S. L., Berian, L. O. S.; Goto, R. (orgs.) Hortaliças-fruto [online]. Maringá: Eduem, 2018, p. 71-111.

Oliveira, A.; Mendonça, A.; Mendonça, C.; Mendonça, V. A influência de diferentes substratos na produção de mudas de melancia (Citrullus lanatus). Eventos IFG, 2018. Disponível em: http://eventos.ifg.edu.br/secitecitumbiara/wp-content/uploads/sites/9/2019/05/RE-01-A-INFLU%C3%8ANCIA-DE-DIFERENTES-SUBSTRATOS-NA-PRODU%C3%87%C3%83O-DE-MUDAS-DE-MELANCIA-Citrullus-lanat.pdf.

Shami, N.; Moreirall, E. Licopeno como agente antioxidante. Revista de Nutrição, v. 17, n. 12, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/sJ6qRLvhXvkQR6CjnKgZN7K/.

Publicado por Nicole Fernanda Sozza

Artigos Relacionados

Limão
O limão é empregado contra inúmeras doenças e problemas de saúde. Saiba mais sobre essa fruta tão popular!
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Maracujá
O maracujá é muito conhecido por suas propriedades calmantes. Clique e conheça outras características dessa fruta.
Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Confira!
Melão
Propriedades nutritivas, terapêuticas e cultivo do melão.
Morango
Confira aqui as características do morango e seus benefícios para a saúde.
Pepino
Pepino, benefícios do pepino para a saúde, características do pepino, uso do pepino na culinária, origem do pepino, hortaliças, saúde.
Pêra
Você sabia que a pêra possui baixo valor calórico? Confira aqui algumas propriedades e características dessa fruta.
Pêssego
O pêssego é o fruto do pessegueiro, árvore nativa da China. Ele evita problemas de pele e no intestino. Confira aqui alguns de seus benefícios.
Uva
Origem, valor nutritivo e o cultivo da fruta no Brasil.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.