Whatsapp icon Whatsapp

Manaus

A cidade de Manaus é o principal centro econômico, político e demográfico do Norte do Brasil. Está localizada em plena Floresta Amazônica, bioma de grande biodiversidade.
O Teatro Amazonas é um equipamento cultural de Manaus que foi construído durante o Ciclo da Borracha. [1]
O Teatro Amazonas é um equipamento cultural de Manaus que foi construído durante o Ciclo da Borracha. [1]

Manaus é um município da Região Norte do Brasil. É a capital e principal cidade do estado do Amazonas. Ademais, é o principal polo de oferta de comércio e serviços do norte brasileiro. A história do município está atrelada à exploração portuguesa dos rios da porção norte do Brasil. Os exploradores portugueses construíram a Fortaleza de São José do Rio Negro, iniciando assim o povoamento da região. O território de Manaus está situado em uma zona de clima equatorial, marcada pela presença de uma densa floresta, a Amazônia. O desenvolvimento da cidade culminou na mistura de diferentes povos, como portugueses, africanos e indígenas, que contribuíram de maneira ativa para o cenário cultural da região.

A cidade passou por dois ciclos econômicos distintos: o da borracha, entre os séculos XIX e XX; e o da industrialização, já na segunda metade do século XX. A Zona Franca de Manaus tornou-se o principal motor econômico manauara. Porém, o crescimento econômico resultou na expansão urbana desordenada da cidade.

O município também vivenciou um processo de explosão demográfica em razão da atratividade de grandes levas de migrantes. A sua população atual é de cerca de 2.219.580 habitantes. Vale salientar ainda que a infraestrutura urbana de Manaus apresenta deficiências, principalmente no que toca ao acesso a serviços básicos pela população.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Dados gerais de Manaus

Localização

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Amazonas.

  • Região intermediária: Manaus.

  • Região imediata: Manaus.

  • Região metropolitana: Região metropolitana de Manaus.

  • Municípios limítrofes: Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Geografia

  • Área total: 11.401,092 quilômetros quadrados.

  • População total: 2.219.580 habitantes.

  • Densidade demográfica: 158,06 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: manauara ou manauense.

  • Clima: equatorial.

  • Altitude: 92 metros.

  • Fuso horário: UTC-4.

Histórico

  • Fundação: 24 de outubro de 1669.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Manaus

A história de Manaus está atrelada à exploração da Floresta Amazônica, em especial pelo desbravamento dos rios da região pelos colonizadores portugueses. A região amazônica era considerada como estratégica por Portugal, assim como era uma região de muitas riquezas naturais, razões pelas quais houve o interesse dos portugueses em construir edificações para delimitar a região e estabelecer o seu domínio político e militar.

A fundação de Manaus é um exemplo desse cenário, já que no atual território da cidade foi construída, em 1669, a Fortaleza de São José do Rio Negro. O povoado de Barra do Rio Negro, nas proximidades da fortaleza, foi o primeiro núcleo urbano da região, que deu origem à atual cidade de Manaus. A partir do crescimento urbano do povoamento, assim como do estabelecimento de atividades econômicas, notadamente a produção de bens primários, o povoado foi elevado à categoria de cidade em 1883, com o nome de Manaus.

A cidade, a partir desse período, vivenciou um grande crescimento econômico, em razão do Ciclo da Borracha. A exploração de látex foi a principal atividade da economia local até meados do século XX, quando entrou em decadência, por causa da concorrência da borracha produzida na Ásia, entre outras questões.

A decadência econômica da cidade levou à intervenção do governo federal brasileiro, que criou, já na segunda metade do século XX, a Zona Franca de Manaus. A atração de indústrias multinacionais de bens manufaturados para a cidade contribuiu para o desenvolvimento econômico do município. Além disso, fomentou o aumento da população local. Na atualidade, Manaus é a maior cidade em população do Amazonas e o principal centro urbano do Norte do Brasil.

Geografia de Manaus

A cidade de Manaus está situada no estado do Amazonas, na Região Norte do Brasil. O município está localizado na porção nordeste do território amazonense, mais precisamente na margem esquerda do Rio Negro. O município é muito próximo da confluência de dois dos principais rios amazônicos: o Rio Negro e o Rio Solimões, que formam o Rio Amazonas. O território da cidade é banhado ainda por vários cursos de água de menor porte.

A cidade foi fundada em uma área de planície aluvial, ou seja, formada pela deposição de sedimentos provenientes de processos geomorfológicos e hidrográficos. Portanto, o relevo local é bastante uniforme e classificado como de planície. As inundações na cidade são recorrentes, principalmente nos períodos de maior volume de chuvas.

O clima de Manaus é do tipo equatorial, caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelo grande volume de chuvas. A umidade do ar é bastante elevada e é comum a ocorrência de fortes precipitações no final da tarde em razão do calor excessivo. No geral, o verão é bastante chuvoso e o inverno é um pouco mais seco. As temperaturas elevadas são constantes ao longo do ano, e a ocorrência de massas de ar polares na região é rara.

a vegetação do território manauara é tipicamente formada pela Floresta Amazônica. A cidade encontra-se localizada em uma zona de elevada biodiversidade ambiental. No município é comum encontrar espécies de animais do bioma amazônico, porém o crescimento urbano desordenado gerou a remoção de grande parte da vegetação nativa. As manchas de vegetação mais preservadas encontram-se na zona rural da cidade.

Leia também: Queimadas na Amazônia fenômeno decorrente principalmente da ação antrópica

Demografia de Manaus

A cidade de Manaus é a maior cidade em população do estado do Amazonas e da Região Norte do Brasil. O município possui cerca de 2.219.580 habitantes. A cidade tem ainda uma densidade demográfica elevada para o padrão dos municípios nortistas brasileiros. A população manauara é caracterizada pela miscigenação, em especial de portugueses e indígenas. Além disso, o município recebeu muitos imigrantes ao longo do século XX, em razão do ciclo econômico da borracha e do processo de industrialização.

Em termos demográficos, a cidade de Manaus apresentou um elevado crescimento populacional nas últimas décadas, reconhecido, inclusive, como um processo de explosão demográfica. A motivação para esse fenômeno está ligada ao papel da cidade enquanto centro atrativo de migrantes dos estados nortistas do país, já que é o principal centro econômico e político dessa região. Ademais, a taxa de natalidade do município é positiva e a expectativa de vida vem aumentando ao longo dos anos.

O índice de desenvolvimento humano de Manaus é considerado elevado. Porém, a cidade apresenta altas taxas de pobreza. O crescimento desordenado, em termos de população e estrutura urbana, gerou consequências como a violência e a degradação ambiental. Além disso, o município de Manaus apresenta um grande índice de desigualdade social entre a sua população.

Economia de Manaus

A economia de Manaus está alicerçada na indústria de transformação e na administração pública. Os setores secundário e terciário são os principais da economia manauara. O crescimento das atividades secundárias foi fruto da criação da Zona Franca de Manaus, área voltada para a atração e instalação de empresas por meio da oferta de incentivos fiscais, a qual foi criada no município em 1967.

A Zona Franca possibilitou o desenvolvimento da industrialização de Manaus. As principais indústrias da cidade são de:

  • equipamentos de transporte,

  • petroquímica,

  • eletrônica,

  • informática,

  • eletrodomésticos,

  • brinquedos e

  • artigos de vestuário.

Vista de área industrial na Zona Franca de Manaus
A Zona Franca de Manaus é uma das principais áreas industriais de todo o Brasil.

o setor terciário tem como motor a administração pública, além das atividades de comércio, logística e serviços. A cidade é o principal centro comercial da Região Norte brasileira e concentra vários serviços ligados à educação e à saúde. Ademais, concentra um grande número de shoppings e centros de lazer. O turismo também tem crescido nos últimos anos, principalmente o ecoturismo, realizado nas áreas rurais do município.

O setor primário é o que apresenta a menor participação na economia manauara. A cidade já foi um importante centro produtor de borracha, porém perdeu participação no mercado mundial desse produto. As principais atividades primárias de Manaus estão ligadas ao extrativismo, como a coleta e beneficiamento de castanhas e açaí. A atividade pesqueira também é muito forte no município, assim como a agricultura de subsistência.

Veja também: Qual é a diferença entre rural e agrário?

Infraestrutura de Manaus

A cidade de Manaus é um grande centro urbano e possui uma ampla infraestrutura, porém muito desigual entre as diferentes regiões do município. O território manauara é atendido por uma rede de rodovias, mas a principal ligação de Manaus com o restante do território brasileiro é por meio do modal aeroviário. O transporte fluvial é muito importante para o translado entre Manaus e as cidades do interior do Amazonas. As principais estruturas de transporte manauaras são o Porto de Manaus e o Aeroporto de Manaus.

Já no que toca ao acesso aos serviços básicos, como energia e saneamento, a cidade de Manaus apresenta muitos problemas estruturais, principalmente no que toca ao abastecimento de água e à coleta de esgoto. Ademais, apesar de a cidade deter os principais equipamentos de saúde e educação amazonenses, há dificuldade de acesso e de oferta de qualidade para a população. A crise de saúde vivenciada pelo município devido à pandemia do coronavírus é um exemplo da precariedade do sistema de saúde local.

O crescimento desordenado da cidade impactou diretamente na sua estrutura. A falta de planejamento urbano culminou na criação de muitas zonas habitacionais de ocupação irregular, que possuem condições precárias de moradia. A cidade está dividida em 7 zonas geográficas, que possuem um total de 63 bairros oficiais.

Governo de Manaus

A estrutura administrativa da cidade de Manaus obedece à divisão dos Três Poderes estipulados pelos documentos constitucionais do Brasil. Dessa maneira, o Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe de administração; já o Poder Legislativo é composto por um total de 41 vereadores. A ocupação dos cargos políticos do município é escolhida por meio do voto direto da população manauara de quatro em quatro anos. Há ainda o Poder Judiciário, representado pelas unidades de Justiça.

Bandeira de Manaus

Bandeira de Manaus

Cultura de Manaus

A cultura de Manaus é uma síntese dos elementos folclóricos, musicais, religiosos, linguísticos e culinários da Região Norte do Brasil. Os portugueses trouxeram várias influências, como a língua e a religião. Já os imigrantes, principalmente nordestinos, contribuíram com a música e a alimentação. A influência indígena na cidade também é muito forte, por meio de músicas, danças, artesanato e a utilização de expressões regionalistas. A cidade detém um dos principais centros de cultura do Brasil, o Teatro Amazonas, construção histórica que remete ao Ciclo da Borracha.

A cidade de Manaus possui várias manifestações folclóricas, em especial atreladas à figura mística do boi-bumbá. O Carnaval também é um festejo de destaque na cidade. Os principais gêneros musicais estão ligados aos ritmos nortistas, como o calipso, e também nordestinos, como o forró. A culinária é marcada por alimentos extraídos do bioma amazônico, como castanhas, peixes de água doce e mandioca. O esporte mais admirado na cidade é o futebol. O município de Manaus foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol Masculina, realizada no Brasil, em 2014.

Crédito da imagem

[1] Matyas Rehak / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Amazonas
Clique e veja aspectos históricos, econômicos, demográficos e geográficos do Amazonas. Entenda também como é a hidrografia, o relevo e a vegetação do estado.
O bioma Amazônia é o maior do Brasil e considerado a área de maior biodiversidade do planeta.
Amazônia
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.
Bandeira de Belém.
Belém
Saiba mais sobre as principais características do território belemense. Leia sobre a história de fundação de Belém e a sua importância para o ciclo da borracha.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Localização do complexo regional amazônico
Complexo regional da Amazônia
As características geográficas do Complexo Regional da Amazônia.
Bandeira de Porto Velho.
Porto Velho
Saiba mais sobre a história de Porto Velho. Leia sobre os principais aspectos físicos do município e veja também dados da demografia e da economia local.
Região Norte
Clique para saber mais sobre a Região Norte. Conheça os estados dessa região e suas características geográficas mais importantes.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.