Whatsapp icon Whatsapp

Usina de Itaipu

A Usina de Itaipu é uma das principais usinas hidrelétricas do mundo. Ela foi inaugurada em 1984 no rio Paraná, importante curso de água situado entre o Brasil e o Paraguai.
Usina de Itaipu.
A Usina de Itaipu é uma das maiores hidrelétricas do mundo.

A Usina de Itaipu é a maior hidrelétrica brasileira. Ela está localizada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Logo, é administrada pelos dois países, sendo chamada de Itaipu Binacional. Ela é responsável por parte importante do abastecimento desses dois países sul-americanos. A construção e operação da Usina de Itaipu causou impactos significativos nas esferas econômica, ambiental e social. Essa hidrelétrica, apesar das polêmicas, é muito importante para o abastecimento elétrico brasileiro.

Leia também: Quais são as fontes de energia que abastecem o Brasil?

Resumo sobre a Usina de Itaipu

  • A Usina de Itaipu é uma hidrelétrica binacional, localizada no rio Paraná, entre a fronteira do Brasil e do Paraguai.

  • A construção propriamente dita da Usina de Itaipu começou em 1975. A inauguração oficial da usina ocorreu em 1984.

  • Atualmente, a Usina de Itaipu está entre as três maiores usinas hidrelétricas do mundo em capacidade instalada.

  • A construção e operação da Usina de Itaipu provocou inúmeros impactos em termos econômicos, ambientais e sociais.

  • A Usina Itaipu é motivo de polêmicas em relação aos seus impactos ambientais e à comercialização da sua energia.

Onde fica e para que serve a Usina de Itaipu?

A Usina de Itaipu é uma hidrelétrica binacional, localizada no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai. Ela serve como um importante polo de energia elétrica de forma renovável por meio da utilização da força da água do rio para o acionamento das turbinas da usina. A Usina de Itaipu é responsável por parte significativa do abastecimento de eletricidade de países do Cone do Sul da América do Sul, com destaque para Brasil e Paraguai.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Usina de Itaipu

Historicamente, a Usina de Itaipu foi fruto de uma parceria estratégica entre Brasil e Paraguai, que teve sua discussão iniciada em meados da segunda metade do século XX. Inicialmente, foram estabelecidos os primeiros acordos políticos e os trabalhos de campo iniciais até que, em 1973, foi assinado entre Brasil e Paraguai o Tratado de Itaipu, que estabeleceu as diretrizes da construção e da operação da usina, além da divisão das cotas de geração de eletricidade entre os países.

A construção propriamente dita da Usina de Itaipu começou em 1975 e durou até meados de 1982. A inauguração oficial da usina ocorreu em 1984. A obra empregou centenas de trabalhadores e, ainda, utilizou grande quantidade de materiais construtivos, como ferro, aço e cimento. Em conjunto com a obra foram estabelecidos diferentes acordos entre Brasil e Paraguai sobre a utilização da energia elétrica gerada pela usina, além da mitigação dos impactos ambientais locais.

Veja também: Vantagens e desvantagens da energia solar

Características da Usina de Itaipu

Letreiro na entrada da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Itaipu é uma usina binacional, fruto de um acordo entre Brasil e Paraguai; é uma das maiores obras da nossa engenharia.[1]

Conforme dados oficiais disponíveis no site oficial da Itaipu Binacional, a Usina de Itaipu possui como características principais a presença de 20 unidades geradoras, que têm 14 gigawatts (GW) de potência instalada|1|. A usina fornece energia para quase a totalidade do Paraguai e parte importante do Brasil. Atualmente, a Usina de Itaipu está entre as três maiores usinas hidrelétricas do mundo em termos de capacidade instalada.

Impactos da Usina de Itaipu

A construção e operação da Usina de Itaipu provocou inúmeros impactos em termos econômicos, ambientais e sociais, visto que alterou profundamente a lógica física e humana local. Os pontos abaixo apresentam alguns dos impactos gerados pela Usina de Itaipu:

  • Impactos ambientais: a Usina de Itaipu provocou inúmeros impactos ambientais, visto que alterou drasticamente a lógica natural do seu local de instalação, além de parte da paisagem presente ao redor da área da usina. São exemplos de impactos gerados no meio ambiente pela Usina de Itaipu:

    • o alagamento de vastas áreas terrestres;

    • a remoção da vegetação nativa;

    • a alteração do fluxo do rio;

    • o assoreamento do rio;

    • a perda da biodiversidade local.

  • Impactos econômicos: os impactos econômicos gerados pela Usina de Itaipu possuem essencialmente um viés positivo, visto que a referida instalação da usina gerou dividendos importantes, tanto em nível regional quanto em âmbito nacional. São alguns impactos econômicos importantes ocasionados pela Usina de Itaipu:

    • a geração de emprego e renda;

    • a ampliação do volume de impostos;

    • a alteração da dinâmica da economia local;

    • a atração de novos empreendimentos.

  • Impactos sociais: a construção e operação da Usina de Itaipu gerou grandes impactos sociais, com destaque para a remoção de populações locais, que habitavam as margens da usina e as áreas que foram alagadas pela barragem. A Usina de Itaipu significou uma mudança dos modos de vida de diferentes populações da região. Ainda, a referida usina também contribuiu para a melhoria da qualidade de vida local, por meio da geração de emprego, renda e desenvolvimento de projetos sociais.

Polêmicas sobre a Usina de Itaipu

A construção e operação da Usina de Itaipu gerou inúmeros impactos ao longo da sua história. Em um primeiro momento, especialmente ao longo da sua construção, foram elencados diversos impactos ambientais e sociais da usina, como a devastação da biodiversidade local e a remoção das populações tradicionais. Por sua vez, ao longo da operação da usina, novas polêmicas foram surgindo, com destaque para a divisão entre as cotas de produção de energia entre o Brasil e o Paraguai, e ainda a venda do excedente de energia produzido pelos dois países.

Atualmente, independentemente das polêmicas quanto à Usina de Itaipu, essa hidrelétrica é considerada a principal do sistema energético brasileiro e sul-americano, logo possui importância fundamental na segurança energética regional. Para saber mais sobre essas polêmicas, clique aqui.

Saiba mais: Quais são as bacias hidrográficas brasileiras?

Curiosidades sobre a Usina de Itaipu

  • O nome Itaipu é uma referência geográfica a uma pequena ilha que existia nas proximidades da área de construção da usina.

  • A Usina de Três Gargantas (China) é a maior hidrelétrica em capacidade instalada, com um total de 22.400 MW.

  • Os estudos técnicos realizados na hidrelétrica apontam que a Usina de Itaipu possui uma vida útil aproximada de 200 anos.

  • O lago formado pelo represamento das águas para a construção da Usina de Itaipu é o sétimo maior lago artificial do Brasil.

Notas

|1| ITAIPU BINACIONAL. Perguntas frequentes. Itaipu Binacional. Disponível em: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/perguntas-frequentes#:~:text=Com%2020%20unidades%20geradoras%20e,o%20in%C3%ADcio%20de%20sua%20opera%C3%A7%C3%A3o (adaptado)

Créditos da imagem

[1] JHVEPhotos/ Shutterstock

Fontes

BARROS, R. Entenda como funciona a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Poder 360. Disponível em: https://www.poder360.com.br/brasil/entenda-como-funciona-a-usina-hidreletrica-de-itaipu/

COSTA, A. L. M. C. Itaipu Binacional. Portal Contemporâneo da América Latina e Caribe. Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: https://sites.usp.br/portalatinoamericano/espanol-itaipu-binacional

ITAIPU BINACIONAL. A história da maior hidrelétrica do mundo. Itaipu Binacional. Disponível em: https://www.itaipu.gov.br/nossahistoria

ITAIPU BINACIONAL. Perguntas frequentes. Itaipu Binacional. Disponível em: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/perguntas-frequentes#:~:text=Com%2020%20unidades%20geradoras%20e,o%20in%C3%ADcio%20de%20sua%20opera%C3%A7%C3%A3o

PEREIRA, R. Parte I: Atuação de Itaipu no Paraná vai muito além da geração de energia. Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/itaipu/itaipu-45-anos-impacto-parana/

TV BRASIL. Itaipu: a energia que move o Brasil. Canal do YouTube da Tv Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iQNI3nCnAoA

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A polêmica sobre a Usina de Itaipu
A polêmica sobre a Usina de Itaipu, O que é a Usina de Itaipu, Quando teve início a construção da Usina de Itaipu, Qual rio é usado na Usina de Itaipu, Quanto tempo durou a construção da Usina de Itaipu, Qual foi o valor da obra da Usina de Itaipu, As divergências entre Paraguai e Brasil em relação ao pagamento da energia da Usina de Itaipu.
Assoreamento
Entenda o que é o assoreamento, as suas causas e os fatores que intensificam esse problema socioambiental.
Bacias hidrográficas do Brasil
Saiba quais são as principais características das bacias hidrográficas. Veja detalhes sobre as bacias hidrográficas presentes no território brasileiro.
Causas da perda de biodiversidade
Conheça as principais causas da perda de biodiversidade e a importância da conservação de espécies.
Fontes de Energia do Brasil
Conheça as principais fontes de energia do Brasil.
Fontes de energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
Fontes de energia não renováveis
Clique aqui, saiba quais são as principais fontes de energia não renováveis e conheça suas principais vantagens e desvantagens.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Matriz energética brasileira
Saiba mais sobre a matriz energética brasileira, que representa o conjunto de fontes de energia utilizadas no país para suprir sua demanda de produção energética. O texto a seguir irá ajudá-lo a compreender como é composta a matriz energética no Brasil, quais são as principais fontes de energia usadas e como elas são distribuídas.
Paraguai
Saiba quais são as principais informações geográficas do Paraguai. Leia mais sobre os principais aspectos da demografia e da economia desse país sul-americano.
Usina de Belo Monte
Entenda as características e as polêmicas na construção da Usina de Belo Monte.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.