Whatsapp icon Whatsapp

Vitória

A cidade de Vitória apresenta um alto índice de desenvolvimento humano. O município, localizado na Baía de Vitória, é formado por várias ilhas e uma porção continental.
Bandeira de Vitória
Bandeira de Vitória

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo. Está localizada nas margens do Oceano Atlântico, sendo formada por uma parte continental e várias ilhas oceânicas. O município possui um clima tropical, caracterizado pela ocorrência de altas temperaturas.

A cidade foi fundada pelos portugueses ao longo do processo de colonização do Brasil. No município, foram instaladas estruturas portuárias que apresentam grande importância econômica para a cidade até os dias atuais. O Porto de Tubarão, por exemplo, é um dos principais portos marítimos do Brasil e importante equipamento de infraestrutura do estado.

A cidade de Vitória é governada por meio da divisão de Três Poderes e possui cerca de 360 mil habitantes. A população da cidade apresenta influências culturais dos povos formadores da sociedade brasileira. A economia local está baseada no setor terciário, em especial nas atividades de comércio e logística. Além dessas, o turismo é uma atividade econômica importante.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo

  • A cidade de Vitória foi fundada pelos colonizadores portugueses em 1551, com o nome de Vila Nova do Espírito Santo.

  • O município de Vitória, capital do Espírito Santo, está situado na Região Sudeste do Brasil. É banhado pelo Oceano Atlântico, possui clima tropical e tipos vegetais variados, com formações de floresta tropical, mangues, restingas e vegetação litorânea.

  • A cidade de Vitória é a segunda menor em população dentre as capitais brasileiras. No contexto estadual, é somente a quarta cidade em população do território capixaba.

  • Em termos sociodemográficos, Vitória apresenta elevada qualidade de vida, baixa mortalidade infantil e alta expectativa de vida. A cidade é frequentemente apontada por veículos especializados como uma das melhores cidades em qualidade de vida do Brasil.

  • O setor terciário é o principal da economia de Vitória. A cidade conta com dois portos marítimos, que contribuem diretamente para a economia local.

  • A cidade de Vitória é formada por uma ilha principal, cerca de 34 ilhas menores e por uma parte continental. É dividida administrativamente em 79 bairros, agrupados em 8 grandes regiões.

  • A cultura de Vitória é marcada pela influência dos povos formadores do Brasil. Destacam-se os festejos de Carnaval, a arquitetura história e a diversificada culinária local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Vitória

Localização de Vitória

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Espírito Santo.

  • Região intermediária: Vitória.

  • Região imediata: Vitória.

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Vitória.

  • Municípios limítrofes: Serra, Cariacica, Vila Velha.

Geografia de Vitória

  • Área total: 97,123 quilômetros quadrados.

  • População total: 365.855 habitantes.

  • Densidade demográfica: 3.338,30 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: vitoriense.

  • Clima: tropical.

  • Altitude: 12 metros.

  • Fuso horário: UTC-3.

Histórico de Vitória

  • Fundação: 8 de setembro de 1551.

História de Vitória

O início do povoamento da região de Vitória está atrelado à fundação da então chamada Vila de Nossa Senhora da Vitória, que foi fundada em 1535 pelos colonizadores portugueses. Essa região do litoral do Espírito Santo foi escolhida para sediar o referido povoamento em razão de suas características geográficas, já que possuía ótimas condições de navegabilidade. Porém, o povoado era sucessivamente atingido por ataques de tribos indígenas e também por piratas, que utilizavam da facilidade de navegação para atacar a região. Desse maneira, os portugueses optaram por construir uma nova vila, em uma zona de ilhas oceânicas cujas características físicas possibilitavam uma maior segurança para a população. Sendo assim, foi fundada, em 1551, a Vila Nova do Espírito Santo.

Vista aérea da ilha de Vitória, Espírito Santo.
O sítio urbano de Vitória está situado em uma área do litoral brasileiro marcada pela presença de muitos morros.

A Vila de Nossa Senhora da Vitória transformou-se no atual município de Vila Velha. Já a Vila Nova do Espírito Santo foi elevada à categoria de cidade em 1823, com o nome de Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Desde então, Vitória transformou-se em um importante centro comercial do estado, em especial a partir da instalação das estruturas portuárias na cidade.

A partir do crescimento econômico, o sítio urbano da cidade passou por muitas transformações ao longo do século XX, principalmente pelo processo de aterramento de áreas litorâneas para a criação de novos bairros. A cidade também apresentou um crescimento urbano exacerbado nas zonas de encosta que formam o relevo local.

Leia também: Qual é a diferença entre cidade e município?

Geografia de Vitória

A cidade de Vitória possui uma geografia marcada pela presença do Oceano Atlântico. O sítio urbano vitoriense está situado na Baía de Vitória, sendo formado pela ilha principal, ilha de Vitória, além de cerca de 34 ilhas menores e pela parte continental da cidade. O município possui uma pequena extensão territorial, caracterizada pelo litoral recortado e pela presença de formações elevadas de relevo, os morros, que cobrem quase metade da área da cidade.

O ponto mais elevado de Vitória é o Pico do Desejado, situado na Ilha de Trindade, com cerca de 601 metros de altitude. A cidade conta também com áreas de planície litorânea, espacialmente dispostas ao longo litoral. As principais praias de Vitória são Camburi, Curva da Jurema e Castanheiras. Já os principais rios que deságuam na região de Vitória são o Rio Jucu e o Rio Santa Maria da Vitória.

Em termos climáticos, Vitória tem um clima tipicamente tropical, marcado por duas estações bem definidas, uma mais quente e úmida e outra mais amena e seca. A influência do oceano confere à cidade altos índices de umidade. A temperatura local também é considerada elevada na maior parte do ano. A ocorrência de chuvas é concentrada no verão.

Por sua vez, no aspecto vegetacional, a cidade de Vitória possui formações de mangues, restingas e vegetação litorânea. Além dessas, a vegetação de Mata Atlântica é a mais característica da cidade. Porém, o crescimento urbano acelerado gerou a remoção da maior parte desse tipo vegetacional, havendo poucos fragmentos de Mata Atlântica nas encostas dos morros que cercam a região.

Mapa de Vitória

Mapa do estado do Espírito Santo, com destaque para a localização de Vitória.
Mapa do estado do Espírito Santo, com destaque para a localização de Vitória.

Demografia de Vitória

A cidade de Vitória possui cerca de 365.855 habitantes. Em termos populacionais, é a segunda menor capital estadual em população do Brasil, logo atrás de Palmas (TO). Além disso, curiosamente, a capital do Espírito Santo é somente a quarta cidade em população do estado, atrás de Vila Velha, Serra e Cariacica, municípios vizinhos da capital. Portanto, a maior parte da população da região metropolitana de Vitória, que possui mais de 2 milhões de habitantes, está concentrada nos municípios do entorno da capital.

No que toca aos termos sociodemográficos, Vitória é comumente apontada como uma das melhores cidades em qualidade de vida do Brasil. Possui o quinto melhor índice de desenvolvimento humano dentre os municípios brasileiros, um valor muito elevado para a realidade do país. Nesse contexto, destaca-se a elevada expectativa de vida da população local. A cidade concentra uma população de renda média-alta. Porém, como característico dos municípios brasileiros, há uma grande desigualdade social entre a população local.

Leia também: Segregação urbana — marginalização de certos grupos no espaço das cidades

Economia de Vitória

A cidade de Vitória é o principal polo econômico do estado do Espírito Santo. A sua economia está baseada no setor terciário, principalmente em atividades de administração pública, comércio e serviços logísticos. As atividades portuárias presentes na cidade são uma importante fonte de emprego e renda para a população local.

Ademais, o turismo é uma atividade econômica de destaque na cidade, focado principalmente nas praias da região. Já o setor secundário possui uma participação menor na economia local, sendo caracterizado pela presença de indústrias siderúrgicas e metalúrgicas. Por sua vez, o setor primário é praticamente inexistente no município, sendo composto especialmente pela atividade pesqueira.

Infraestrutura de Vitória

A infraestrutura de Vitória é moderna e muito bem equipada, em termos de instalações de transporte, saneamento básico e serviços para a população. O município conta com dois portos marítimos: Vitória e Tubarão. O primeiro apresenta maiores limitações de carga em razão da sua estrutura antiga; já o segundo é um dos principais portos do Brasil, sendo responsável pela exportação de várias mercadorias, como parte dos minérios explorados em Minas Gerais.

A cidade de Vitória é o ponto de chegada da estrada de ferro Vitória–Minas, operada por uma mineradora e que oferece transportes de carga e de passageiros. A cidade conta também com um aeroporto internacional, importante equipamento para a chegada de turistas na região.

Notabiliza-se também a ampla estrutura de abastecimento de água e esgoto. A conservação de ruas, o saneamento básico e a presença de grandes vias de deslocamento intermunicipal são pontos de destaque na moderna infraestrutura da cidade.

O município conta ainda com muitas áreas de lazer e boa parte das ruas são arborizadas. Porém, os municípios da região metropolitana de Vitória apresentam condições de infraestrutura urbana adversas, marcadas pelo crescimento desordenado. A cidade de Vitória concentra ainda os principais equipamentos de saúde e educação do Espírito Santo. Em termos administrativos, o território municipal é dividido em 79 bairros, agrupados em 8 grandes regiões.

Vista da Terceira Ponte, que liga os municípios de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo.
As pontes fazem parte da moderna infraestrutura de transporte urbano de Vitória.

Governo de Vitória

O governo municipal de Vitória está dividido conforme a lógica dos Três Poderes, estipulados no regime republicano brasileiro. Portanto, há o Poder Judiciário, que são as unidades de Justiça; o Poder Executivo, composto pelo prefeito e sua equipe; e também o Poder Legislativo, formado por um total de 15 vereadores. Os representantes do Executivo e do Legislativo são escolhidos democraticamente por meio de eleições livres de quatro em quatro anos.

Cultura de Vitória

A cidade de Vitória possui uma cultura diversificada, baseada especialmente nos grupos étnicos que construíram a cidade, notadamente europeus, africanos e indígenas. A influência europeia é reconhecida por meio da arquitetura e da influência da religião na cidade. Uma grande parte dos prédios históricos municipais está ligada à religião católica. Já os museus da cidade, como Museu de Arte do Espírito Santo e o Museu Capixaba do Negro, apresentam exposições que valorizam as contribuições da população local para a construção da cidade.

A confecção de panelas de barro, em especial pelo grupo das Paneleiras de Goiabeiras, é uma atividade muito tradicional na cidade. Em Vitória, a culinária é marcada pela utilização de alimentos típicos da região, sendo os pratos mais apreciados a torta capixaba e a moqueca capixaba. A cidade possui ainda algumas festividades. A maior delas é o Carnaval, que conta com blocos e desfiles de escolas de samba. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Belo Horizonte.
Belo Horizonte
Saiba mais sobre a história da construção de Belo Horizonte. Veja dados sobre a geografia, a demografia e a economia de um dos principais centros urbanos do Brasil.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Mapa da Região Centro-Sul do Brasil
Complexo Regional Centro-sul
Os aspectos físicos, hidrográficos, climáticos, econômicos e populacionais da região centro-sul.
Espírito Santo
Conheça os aspectos geográficos do Espírito Santo. Saiba mais sobre o processo de ocupação histórica e de desenvolvimento econômico desse pequeno estado sudestino.
Região Sudeste
Conheça os principais aspectos geográficos da região Sudeste do Brasil. Entenda a importância política dessa região, assim como o seu dinamismo econômico.
Bandeira do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
Conheça as principais características geográficas do Rio de Janeiro. Veja mais sobre os principais dados demográficos, econômicos e culturais da Cidade Maravilhosa.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.