Leopardos

Leopardos são animais mamíferos encontrados na Ásia e África e que se destacam pela presença de manchas em sua pelagem, que lembram muito às da onça-pintada. Esses animais são carnívoros e são capazes de capturar presas grandes, como antílopes. São rápidos e apresentam uma ótima audição e visão. As populações de leopardo estão ameaçadas devido à ação do homem, que destrói seu habitat e os caça como retaliação ao ataque ao gado bem como para o comércio ilegal de pele.

Leia mais: Impactos ambientais e a ação do homem

Classificação do leopardo

O leopardo é um animal mamífero pertencente à ordem Carnivora, família Felidae e gênero Panthera. A espécie do leopardo é Panthera pardus. Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), atualmente podemos considerar nove subespécies, as quais são encontradas nos seguintes lugares:

  • Panthera pardus delacouri: sudeste da Ásia, ao sul da China

  • Panthera pardus fusca: subcontinente indiano

  • Panthera pardus japonensis: norte da China

  • Panthera pardus kotiya: Sri Lanka

  • Panthera pardus melas: Java

  • Panthera pardus nimr: Arábia

  • Panthera pardus orientalis: extremo oriente russo, península Coreana e nordeste da China

  • Panthera pardus pardus: África

  • Panthera pardus saxicolor: sudoeste da Ásia

Panthera pardus é o nome científico do leopardo, um felino encontrado na Ásia e África.

Características gerais dos leopardos

Os leopardos apresentam cerca de dois metros de comprimento e podem pesar até 90 kg. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas. Além disso, os leopardos que vivem em savanas e florestas são consideravelmente maiores do que aqueles observados em montanhas e desertos.

O pescoço do leopardo é longo, suas patas são curtas, e a cauda é longa. Possuem garras afiadas, fortes e retráteis. Os leopardos são animais que apresentam um padrão de cores da pelagem bastante característico, possuindo pelos que variam do amarelo-claro ao laranja-avermelhado, com uma grande quantidade de manchas pretas espalhadas pelo corpo. Essas manchas são chamadas de rosetas.

Os leopardos são animais muito ágeis que podem atingir cerca de 60 km/h e podem saltar cerca de seis metros na horizontal e três metros na vertical. São também ótimos escaladores de árvores. É muito comum que os leopardos subam nesses locais para se alimentar, principalmente em áreas onde há muitos competidores, pois, desse modo, evitam que sua comida seja roubada.

São animais de hábitos crepusculares/noturnos. São solitários e habitam grandes territórios, os quais são marcados com fezes, urinas e marcas de garras. Comunicam-se por meio de sons como urros e rosnados. Os leopardos são presas de animais como tigres, leões, cães selvagens e hienas.

Eles não apresentam apenas um parceiro durante a vida, sendo possível verificar machos e fêmeas com vários parceiros. A reprodução pode ocorrer durante todo o ano, porém o pico da estação reprodutiva é a estação chuvosa. A gestação dura cerca de 96 dias, e, em média, dá-se à luz dois filhotes.

Eles apresentam cerca de um quilo ao nascer, e, inicialmente, ficam escondidos em tocas. Eles começam a sair da toca regularmente com seis a nove semanas de idade, quando iniciam a alimentação com alimentos sólidos. O desmame completo ocorre aos três meses, e a independência ocorre com cerca de 20 meses.

Em ambiente selvagem, os leopardos podem viver, em média, entre 10 e 12 anos. Em cativeiro, esses animais atingem de 21 a 23 anos.

Leia também: Animais silvestres – o que são, exemplos e tráfico

Habitat dos leopardos

Os leopardos são distribuídos pela Ásia e África, sendo observados em diferentes habitat. Esses animais estão em regiões de savanas, florestas, bosques, locais montanhosos e desertos.

Alimentação dos leopardos

Leopardos são animais que apresentam grande capacidade de subir em árvores. São avistados frequentemente com seu alimento nesses locais.

Os leopardos são animais carnívoros, ou seja, que se alimentam de outros animais. Eles são predadores de emboscada, atacando sua presa sem que ela tenha percebido sua aproximação. Podem se alimentar de diferentes animais, como aves, répteis e mamíferos (como roedores, antílopes, gazelas e veados). Após capturarem suas presas, onde há competição por alimento, eles as escondem sob a vegetação ou em cima de árvores.

Leopardo e pantera-negra

Panteras-negras e leopardos, diferentemente do que muitos pensam, são a mesma espécie. As panteras-negras são um caso de melanismo, em que um indivíduo possui genes que fazem com seja produzida uma maior quantidade de pigmentos. Com isso, temos um animal com pelagem preta. Acredita-se que o melanismo pode ser uma característica vantajosa para aqueles indivíduos que vivem em regiões de florestas, com maior quantidade de sombras, pois essa condição favorece a camuflagem.

Diferença entre leopardo e onça-pintada

A primeira diferença entre o leopardo e a onça-pintada diz respeito ao local onde essas espécies vivem. Enquanto os leopardos estão distribuídos pela África e Ásia, a onça-pintada encontra-se pela América do Sul e Central. Outra diferença bastante marcante diz respeito às rosetas. Nas onças-pintadas, as rosetas apresentam pontos pretos no centro, enquanto as rosetas dos leopardos não circundam pontos. Além disso, as onças são maiores e mais pesadas que os leopardos. A cauda das onças, no entanto, é mais curta do que a do leopardo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.