Leis de Kepler

As leis de Kepler descrevem como ocorrem os movimentos dos planetas ao redor do Sol e de satélites ao redor de planetas.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol

O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), após uma vida de estudos, deduziu três leis que explicam o movimento planetário e nos fazem compreender como o universo é estruturado. As leis de Kepler podem ser utilizadas para o estudo do movimento dos planetas ao redor do Sol e do movimento de satélites naturais e artificiais ao redor de planetas.

Kepler pôde deduzir as três leis a partir de inúmeros dados astronômicos colhidos por seu antecessor, o príncipe Tycho Brahe, e por meio de suas próprias observações.

A lei das órbitas diz que a trajetória de planetas ao redor do Sol ou a trajetória de satélites ao redor de planetas possui formato elíptico (oval) e o corpo que está sendo orbitado ocupa um dos focos da elipse.

A primeira lei de Kepler não exclui a possibilidade de trajetórias circulares, já que a circunferência é um caso particular de elipse.

No caso da trajetória dos planetas ao redor do Sol, o ponto em que eles estão mais próximos da estrela é chamado de periélio, e o ponto de maior afastamento é denominado de afélio.


Veja que o movimento de translação da Terra ao redor do Sol forma uma elipse, e o Sol está em um dos focos (borda) da elipse

  • 2ª lei de Kepler – Lei das áreas

A segunda lei de Kepler diz que a linha que liga o centro do Sol ao centro dos planetas “varre” áreas iguais em intervalos de tempo iguais, portanto, podemos entender que a taxa de variação da área em função do tempo é constante para todos os planetas. Isso só pode ser possível se as velocidades de translação dos planetas forem variáveis, devendo ser maiores na região de periélio e menores na região de afélio.

  • 3ª lei de Kepler – Lei dos períodos

Em sua terceira lei, Kepler diz que o quadrado do período de revolução (T) dos planetas é diretamente proporcional ao cubo dos raios médios (R) de suas órbitas. Sendo assim, temos:

A constante em questão depende da constante da gravitação universal (G = 6,7 x 10 – 11 N.m2/kg2) e da massa do corpo que está sendo orbitado. No caso do Sistema Solar, utilizando o período de revolução dos planetas em anos terrestres e o raio médio das órbitas em unidades astronômicas, o valor da constante para todos os planetas deve ser muito próximo de 1. A tabela abaixo traz a relação da terceira lei de Kepler e os planetas do Sistema Solar.


*UA = Unidade astronômica – corresponde à distância média da Terra ao Sol

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

A Nova Teoria Gravitacional
É com base na nova teoria gravitacional que os cientistas interpretam fenômenos que ocorrem não só no Sistema Solar, mas em todo o Universo. Confira!
Campo gravitacional
Veja aqui as características básicas do campo gravitacional gerado pela Terra e como calculá-lo.
Geocentrismo e Heliocentrismo
As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.
Gravitação universal
Clique para saber tudo sobre a gravitação universal. Confira sua fórmula, relação com as leis de Kepler, história, além de exercícios resolvidos sobre o assunto.
História da Gravitação
Veja aqui um breve histórico da gravitação universal, que perpassa pelas suas diversas teorias e seus criadores.
Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal diz que duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Leis do Movimento Planetário
Você sabe o que as leis do movimento planetário representam? Confira aqui!
Primeira Lei de Kepler
Acesse e confira um resumo sobre a primeira lei de Kepler. Aprenda mais com uma introdução sobre o assunto, e verifique sua aprendizagem com exercícios resolvidos.
Satélites
Saiba mais sobre os satélites e as leis da Física que regem o seu movimento.
Segunda Lei de Kepler
Acesse o texto e saiba mais com nossa introdução sobre a segunda lei de Kepler. Reforce seu aprendizado com um resumo do tema e exercícios resolvidos.
Terceira lei de Kepler
Clique e veja a descrição da terceira lei de Kepler, sua explicação, equação associada e aplicações cotidianas.
Unidades astronômicas
Entenda o que são as unidades astronômicas de medida e como o universo é medido!
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.