Boa Vista

Boa Vista é a capital estadual mais setentrional do Brasil. O município foi um dos primeiros povoamentos situados no extremo norte do território brasileiro.
Bandeira de Boa Vista.

Boa Vista é a capital de Roraima. O município foi um dos primeiros núcleos urbanos fundados no extremo norte brasileiro. Geograficamente, está situada no Hemisfério Norte do planeta, diferentemente de todas as outras capitais estaduais brasileiras. Em Boa Vista predomina o clima Tropical, com duas estações bem definidas.

A cidade conta com cerca de 420 mil habitantes, governados pela divisão política dos Três Poderes. A economia local está baseada no comércio e nos serviços. A capital roraimense possui uma das infraestruturas urbanas mais desenvolvidas entre as capitais nortistas do país. A cultural boa-vistense é fortemente influenciada pelos descendentes de indígenas e nordestinos, que compõem a população local.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo sobre Boa Vista

  • A cidade de Boa Vista foi fundada no final do século XIX, sendo um dos primeiros povoamentos de Roraima.

  • A geografia boa-vistense é caracterizada pelo relevo plano, pelo clima Tropical e pela diversidade de sua rede hidrográfica.

  • A cobertura vegetacional de Boa Vista é formada por fragmentos de floresta tropical e de campos cerrados.

  • O território boa-vistense abriga cerca de 420 mil habitantes. A maior parte da população de Roraima mora em Boa Vista.

  • A economia de Boa Vista é baseada no setor terciário. O comércio e os serviços são os principais ramos da economia municipal.

  • A divisão administrativa da cidade de Boa Vista é formada por 56 bairros, agrupados em quatro zonas.

  • São pratos típicos da culinária boa-vistense a paçoca, o tambaqui assado e a carne de sol na chapa.

Dados gerais sobre Boa Vista

Localização

  • País: Brasil

  • Unidade federativa: Roraima

  • Região intermediária: Boa Vista

  • Região imediata: Boa Vista

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Boa Vista

  • Municípios limítrofes: Amajari, Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia e Pacaraima.

Geografia

  • Área total: 5687,037 quilômetros quadrados

  • População total: 419.652 habitantes

  • Densidade demográfica: 49,99 habitantes/quilômetro quadrado

  • Gentílico: boa-vistense

  • Clima: Tropical

  • Altitude: 90 metros

  • Fuso horário: UTC -4

Histórico

  • Fundação: 9 de julho de 1890

Veja também: Macapá – única capital brasileira cortada pela Linha do Equador

História de Boa Vista

O povoamento de Boa Vista foi um dos pioneiros no extremo norte brasileiro. A cidade foi o primeiro povoado urbano fundado em Roraima, em meados de século XIX, a partir da construção de casas e comércios nas margens do rio Branco. Logo se tornou oficialmente um município. Já no início do século XX, o povoamento da cidade, então chamada de Boa Vista do Rio Branco, intensificou-se por meio da chegada de desbravadores em busca de explorar as riquezas florestais locais. O nome da cidade, Boa Vista, foi instituído somente na década de 1930.

A cidade de Boa Vista foi fundada nas margens do rio Branco.

A partir de 1940, Boa Vista vivenciou um período de intensa reforma urbana por meio da implementação de traçados urbanísticos modernos e tecnicamente planejados. A criação oficial do estado de Roraima, em 1988, também contribuiu para a modernização do município. O crescimento da cidade foi balizado, ainda, para além das questões políticas e urbanísticas, pela chegada de muitos imigrantes, com destaque para nortistas e nordestinos. Na atualidade é uma das principais cidades da região Norte do Brasil.

Geografia de Boa Vista

A cidade de Boa Vista, capital de Roraima, está geograficamente situada no extremo norte do território brasileiro. O município é, inclusive, a única capital estadual brasileira localizada ao norte da Linha do Equador. A capital roraimense está assentada em uma região de relevo predominantemente plano.

Em termos hidrográficos, possui uma rede complexa de cursos de água, com destaque para o rio Branco, o principal da cidade. São rios importantes de Boa Vista, além do Branco, o Tacutu, Uraricoera, Amajari e Cauamé.

O quadro climático de Boa Vista é caracterizado pelo clima Tropical, ou seja, marcado pela divisão de duas estações bem definidas. Em razão da sua localização, o clima do município possui forte influência da umidade proveniente de fontes de água e de vegetação. A cobertura vegetacional do município é bastante diversa, formada pela junção de fragmentos de floresta tropical com os de campos. A cidade de Boa Vista possui fragmentos de vegetação de Floresta Amazônica, mas também zonas com formações florestais de menor porte, típicas de campos cerrados.

Mapa de Boa Vista

Demografia de Boa Vista

A cidade de Boa Vista possui cerca de 420 mil habitantes, portanto, comporta cerca de dois terços dos habitantes do estado de Roraima. É uma das menores capitais estaduais em população do Brasil e é considerada uma cidade pouco povoada. Mesmo assim, nos últimos anos, o crescimento da população boa-vistense tem sido constante, devido ao grande fluxo de imigrantes e refugiados que se instalam na cidade.

No cenário brasileiro, Boa Vista recebe muitos indivíduos provenientes do Norte e Nordeste. Já no quadro internacional, a cidade é um dos pontos de maior concentração de refugiados que procuram abrigo no Brasil, com destaque para os venezuelanos.

A população de Boa Vista foi formada pelo processo de miscigenação entre indígenas e europeus. O município conta também com um grande número de descendentes de africanos. O perfil demográfico boa-vistense é caracterizado ainda pela presença de nordestinos, um dos principais grupos constituintes da população municipal.

Em termos religiosos, a população local é praticante, em especial, de vertentes do cristianismo, como o catolicismo e o protestantismo. Já o quadro social da cidade é marcado por bons indicadores sociais. O índice de desenvolvimento humano de Boa Vista é considerado elevado. No entanto, a cidade apresenta grandes disparidades sociais na sua população.

Veja também: Qual a diferença entre povo e nação?

Economia de Boa Vista

A economia de Boa Vista é baseada no setor terciário. A principal atividade econômica da cidade é o comércio, uma vez que o município é o principal centro comercial do estado de Roraima. A oferta de serviços também é um ponto forte da economia boa-vistense. No mais, há no setor terciário um papel importante da administração pública e um forte potencial do mercado turístico.

Por sua vez, o setor secundário apresenta uma participação diminuta na economia local. Destacam-se as indústrias de alimentos, bebidas e produtos de limpeza. No mesmo sentido, o setor primário possui pouca expressão no mercado local. A prática agropecuária está voltada para a produção de hortaliças e grãos.

Infraestrutura de Boa Vista

A cidade de Boa Vista passou por uma profunda reforma urbana ao longo do século XX. Portanto, é um município que apresenta um traçado urbano moderno e muito bem estruturado. A cidade oferece, desse modo, uma cobertura satisfatória em termos de infraestrutura e serviços públicos. Os indicadores de atendimento de luz, água e esgoto, por exemplo, são considerados adequados. Porém, com o forte crescimento urbano dos últimos anos, a cidade apresenta problemas pontuais de cobertura dos serviços públicos, especialmente nas suas zonas periféricas.

O traçado urbano da cidade de Boa Vista é considerado muito moderno.

Os dois principais equipamentos de infraestrutura urbana de Boa Vista são o Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede e a Rodoviária Internacional José Amador de Oliveira. Os modais aeroviário e rodoviário são os mais utilizados pelos boa-vistenses, inclusive para viagens internacionais.

A capital roraimense conta com os principais equipamentos de saúde e educação de Roraima, com destaque para a Universidade Federal de Roraima (UFRR). A divisão administrativa da cidade de Boa Vista é formada por quatro zonas (Sul, Leste, Oeste e Norte). O número total de bairros de Boa Vista é 56.

Governo de Boa Vista

A estrutura governamental de Boa Vista é composta pelos Três Poderes. O Poder Executivo é representado pelo prefeito e sua respectiva equipe de gestão. Já o Poder Legislativo é formado por um conjunto de 23 vereadores. Por fim, o Poder Judiciário é composto pelas unidades de justiça presentes na cidade. Os ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador são escolhidos pela população local, em eleição livre, de quatro em quatro anos.

Cultura de Boa Vista

A cultura de Boa Vista possui influência dos grupos populacionais que participaram ativamente do desenvolvimento da cidade, com destaque para os indígenas e nordestinos, além de europeus e africanos. O artesanato local, por exemplo, é bastante representativo das influências indígenas. Já a música tem inspiração nordestina por meio de gêneros como o forró, que, com o sertanejo e o brega, é muito admirado pelos boa-vistenses.

Os principais festejos culturais da cidade de Boa Vista são o Carnaval, as Festas Juninas e as diversas festividades religiosas. O principal equipamento de cultura da capital roraimense é o Teatro Municipal de Boa Vista. As atividades teatrais, de literatura e de música são amplamente praticadas no município. A culinária local é caracterizada por pratos como a paçoca, o tambaqui assado e a carne de sol na chapa. O esporte mais praticado em Boa Vista é o futebol.

Publicado por Mateus Campos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos