Whatsapp icon Whatsapp

Porto Velho

A fundação de Porto Velho está relacionada à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Atualmente, a cidade é o principal centro político e econômico de Rondônia.
Bandeira de Porto Velho.
Bandeira de Porto Velho.

     Porto Velho é a capital do estado nortista de Rondônia. A cidade foi fundada a partir da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A instalação da ferrovia foi fundamental para o escoamento da produção de borracha da região e, consequentemente, para o crescimento econômico e demográfico porto-velhense. O município está geograficamente situado em uma zona de vegetação de Floresta Amazônica. A economia local está baseada no setor terciário. Há ainda a presença de indústrias florestais e produção agropecuária.

Atualmente, Porto Velho possui cerca de meio milhão de habitantes, e o município é governado pela lógica dos Três Poderes. A infraestrutura local ainda não está plenamente consolidada, contudo segue como uma das mais desenvolvidas do território rondoniense. A cultura de Porto Velho é marcada pela influência dos diversos povos que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Leia também: Quais são as capitais dos estados brasileiros?

Resumo sobre Porto velho

  • A cidade de Porto Velho foi oficialmente fundada em 1914, ou seja, dois anos após o término da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

  • Porto Velho está situada na fronteira entre Brasil e Bolívia. A cidade é a única capital estadual brasileira localizada em uma região fronteiriça.

  • O principal rio de Porto Velho é o Madeira, considerado o maior afluente da margem direita do Rio Amazonas.

  • O município é o mais populoso do estado de Rondônia e o terceiro maior em população da Região Norte do Brasil.

  • A administração pública, o comércio e os serviços são as principais atividades da economia porto-velhense.

  • Além dessas, em Porto Velho ocorrem atividades de mineração, agropecuária, pesca e extrativismo florestal.

  • O território de Porto Velho é dividido administrativamente em cinco grandes zonas de planejamento, formadas por 71 bairros oficiais.

  • As principais festividades culturais porto-velhenses são o Carnaval, o Arraial Flor do Maracujá e o Círio de Nazaré.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Porto Velho

Localização de Porto Velho

  • País: Brasil.

  • Unidade federativa: Rondônia.

  • Região intermediária: Porto Velho.

  • Região imediata: Porto Velho.

  • Região metropolitana: Região Metropolitana de Porto Velho.

  • Municípios limítrofes: Lábrea, Canutama, Humaitá, Acrelândia, Machadinho d'Oeste, Cujubim, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Alto Paraíso, Buritis, Nova Mamoré.

Geografia de Porto Velho

  • Área total: 34.090,952 quilômetros quadrados.

  • População total: 539.354 habitantes.

  • Densidade demográfica: 12,57 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Gentílico: porto-velhense.

  • Clima: tropical.

  • Altitude: 87 metros.

  • Fuso horário: UTC-4.

Histórico de Porto Velho

  • Fundação: 2 de outubro de 1914.

Veja também: Macapá única capital brasileira que é atravessada pela Linha do Equador

História de Porto Velho

O território de Porto Velho era ocupado por populações tradicionais que desenvolviam atividades ligadas à agricultura de subsistência. A fundação da cidade está ligada ao Ciclo da Borracha, mais precisamente à necessidade de criação de novas rotas de transporte para exportação do látex produzido na região do Rio Madeira.

Nesse contexto, foi idealizado o projeto de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. No referido período, Porto Velho era um pequeno povoado e, mediante a construção da ferrovia, apresentou um grande crescimento econômico e demográfico. A obra da estrada de ferro foi finalizada em 1912. A fundação oficial da cidade data de 1914, dois anos após a efetiva construção da ferrovia.

Desde então, Porto Velho adquiriu uma centralidade na dinâmica econômica e logística do extremo oeste brasileiro. Porém, o declínio do Ciclo da Borracha culminou na derrocada da economia municipal. Mesmo assim, por intermédio dos ganhos provenientes da produção e transporte de borracha, a cidade ainda apresentava um protagonismo no cenário local. Logo, foi instituída como a capital do Território Federal do Guaporé no ano de 1943 e se tornou oficialmente um estado do Brasil em 1982, já com o nome atual de Rondônia. Sendo assim, Porto Velho consolidou-se como o principal núcleo urbano de Rondônia, reunindo as atividades político-administrativas do estado, além de ser o principal centro econômico rondoniense na atualidade.

 Foto da Praça das Três Caixas D’água.
A Praça das Três Caixas D'Água é um dos símbolos de Porto Velho. [1]

Geografia de Porto Velho

Porto Velho é a capital de Rondônia. É a maior cidade em extensão territorial do estado e está localizada no extremo norte de Rondônia. Portanto, faz limites com municípios rondonienses, amazonenses e acreanos. Além desses, Porto Velho está situada ainda na fronteira entre Brasil e Bolívia. Logo, é a única capital estadual brasileira localizada em uma região fronteiriça.

O relevo porto-velhense é do tipo plano e suave ondulado. A maior parte do sítio urbano local está assentada em uma área de planície fluvial.

A cidade está localizada nas margens do Rio Madeira, um dos principais cursos de água formadores da bacia hidrográfica amazônica, sendo considerado o maior afluente da margem direita do Rio Amazonas. Além do Rio Madeira, outros rios importantes que banham Porto Velho são Abunã, Ji-Paraná, Jacy-Paraná e Mutum-Paraná.

O clima de Porto Velho é tropical. As condições climáticas locais são influenciadas pelo forte presença da umidade. Ademais, há uma constância de altas temperaturas e grande pluviosidade, com exceção do período de inverno, entre os meses de junho e agosto, quando ocorre o período mais seco na região. A vegetação do município é tipicamente formada pela Floresta Amazônica, um dos biomas mais biodiversos do planeta.

Mapa de Porto Velho

Mapa de Rondônia com destaque para Porto Velho.

Demografia de Porto Velho

A população porto-velhense é de cerca de meio milhão de habitantes. O município é o mais populoso do estado de Rondônia e o terceiro maior em população da Região Norte do Brasil, logo atrás das cidades de Manaus e Belém. Mesmo assim, quando comparado às demais capitais estaduais brasileiras é considerado pouco povoado, já que a extensão territorial municipal é muito grande.

A cidade de Porto Velho é o principal núcleo urbano de Rondônia, mas ainda apresenta uma significativa população rural no seu território, cerca de 10% dos locais. A capital rondoniense forma, junto com o município vizinho de Candeias do Jamari, a Região Metropolitana de Porto Velho.

A localização geográfica da cidade resultou em uma formação populacional bastante diversa. A população local é constituída por descendentes de indígenas, portugueses e africanos. Ademais, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, o município recebeu muitos imigrantes, com destaque para nordestinos. Já mais recentemente, Porto Velho vem atraindo população de estados sulistas e centro-oestinos brasileiros, devido ao crescimento da atividade agropecuária na cidade. Ademais, há um grande fluxo de imigrantes internacionais, com destaque para os bolivianos. A cidade de Porto Velho apresenta um elevado índice de desenvolvimento humano. Porém, a capital rondoniense ainda apresenta grandes disparidades sociais entre a sua população.

Leia também: Quais são os desafios demográficos do século XXI?

Economia de Porto Velho

A economia da cidade de Porto Velho é ancorada no setor terciário. A administração pública, o comércio e os serviços são as principais atividades ligadas ao cenário econômico porto-velhense. Esse quadro decorre da polarização exercida pela capital de Rondônia com os demais municípios do extremo norte e oeste brasileiro, no que toca à oferta de serviços para a população.

o setor secundário apresenta uma pequena participação na economia municipal. As atividades industriais estão diretamente relacionadas ao beneficiamento de produtos florestais, com destaque para os setores madeireiro, moveleiro e alimentício.

Por sua vez, diferentemente da maior parte das capitais brasileiras, o setor primário é significativo para a economia local. Em Porto Velho, há uma forte atuação de empresas de mineração. Além disso, atividades relacionadas à agricultura, pecuária, pesca e coleta são bastante desenvolvidas na zona rural do município.

Infraestrutura de Porto Velho

A cidade de Porto Velho ainda apresenta uma infraestrutura urbana em desenvolvimento. A capital de Rondônia dispõe de equipamentos importantes para o estado, como o Aeroporto Internacional de Porto Velho, principal ligação estadual com o Centro-Sul brasileiro, e também a Hidrovia do Madeira, um importante modal de transporte de produtos primários da região. Ademais, o município possui ainda uma rede de rodovias e estradas vicinais. Em Porto Velho, o transporte fluvial ainda é muito importante para a população local, principalmente nas áreas rurais.

Foto de embarcações em Porto Velho.
O transporte fluvial é muito utilizado em Porto Velho. [2]

Por sua vez, situam-se em Porto Velho os maiores centros de saúde e educação do estado de Rondônia. A população local desfruta ainda de uma ótima cobertura de serviços básicos ligados ao acesso à energia e à comunicação. Porém, o atendimento de água e esgoto é considerado muito precário no município. O território de Porto Velho é dividido administrativamente em cinco grandes zonas de planejamento, que possuem ao todo 71 bairros oficiais. A cidade tem apresentado um forte crescimento da sua zona urbana nas últimas décadas.

Governo de Porto Velho

O governo de Porto Velho está dividido na lógica dos Três Poderes. O Poder Legislativo é composto por 21 vereadores, e o Poder Executivo, pela figura do prefeito e sua equipe. A representação de ambos os poderes é escolhida por meio de eleições diretas em âmbito municipal. Já o Poder Judiciário é formado pelas unidades de Justiça locais.

Cultura de Porto Velho

A cultura de Porto Velho é bastante diversificada, dado que a cidade recebeu um grande volume de população de diferentes origens, com destaque para africanos e europeus. Ademais, a cultura porto-velhense é fortemente influenciada pelas tradições indígenas, grupo populacional que ocupava originalmente o território municipal antes do processo de colonização. Portanto, há muitas tradições culturais, como festas e celebrações, que reúnem todas as influências dos grupos constituintes da população local.

As principais festividades porto-velhenses são:

  • o Carnaval,

  • o Arraial Flor do Maracujá e

  • o Círio de Nazaré de Porto Velho.

Na cidade ocorre ainda anualmente a Exposição Agropecuária de Porto Velho, resultado da forte presença de produtores agrícolas na região nas últimas décadas. As manifestações de teatro também são comuns na cidade, uma vez que há vários coletivos que produzem e apresentam eventos teatrais. O principal equipamento cultural de Porto Velho é o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que retrata a ligação entre a fundação da capital rondoniense e a construção da referida ferrovia.

Por sua vez, o cenário musical de Porto Velho é fortemente marcado por ritmos amazônicos, forró, sertanejo e vertentes da música eletrônica. O artesanato local tem forte relação com a cultura indígena, por meio do emprego de materiais coletados na floresta. A culinária porto-velhense utiliza muitas frutas amazônicas e peixes típicos dos rios da região. A Caldeirada de Tucunaré é um exemplo de prato típico de Porto Velho. Já no esporte, assim como no cenário brasileiro, há a predominância do futebol. Porém, Porto Velho não possui times esportivos de destaque nacional.

Créditos das imagens

[1] Vinicius Bacarin / Shutterstock

[2] A.PAES / Shutterstock     

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bandeira de Belém.
Belém
Saiba mais sobre as principais características do território belemense. Leia sobre a história de fundação de Belém e a sua importância para o ciclo da borracha.
Bandeira de Boa Vista.
Boa Vista
Conheça a história de fundação e desenvolvimento urbano de Boa Vista. Veja os principais dados geográficos, demográficos e econômicos da capital roraimense.
Capitais do Brasil
Quais são as capitais mais ricas do Brasil? E as mais populosas? Conheça as capitais dos estados e leia a história dos municípios que foram sede do governo federal.
Macapá é a capital do Amapá, estado da Região Norte do Brasil.
Macapá
Conheça os aspectos históricos e geográficos de Macapá. Veja mais sobre a população, a economia, a infraestrutura e a cultura da principal cidade do estado do Amapá.
O Teatro Amazonas é um equipamento cultural de Manaus que foi construído durante o Ciclo da Borracha. [1]
Manaus
Conheças os principais aspectos geográficos de Manaus e saiba mais sobre a Zona Franca de Manaus. Veja também dados sobre o território e a população desse município.
A cidade de Rio Branco é o principal centro político, econômico e demográfico do estado do Acre.
Rio Branco
Veja quais são os principais elementos físicos e humanos da cidade de Rio Branco. Saiba mais sobre o papel do extrativismo florestal na fundação da capital do Acre.
Rondônia
Conheça as principais características de Rondônia. Saiba mais sobre os aspectos culturais desse estado, assim como a sua ligação com a Floresta Amazônica.
video icon
História
Revolução Cubana
Assista a nossa videoaula  para conhecer um pouco da história da Revolução Cubana (1959), processo revolucionário liderado por Fidel Castro e outros guerrilheiros que visava à derrubada da ditadura de Fulgêncio Batista.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.