Clima continental

O clima continental é um clima típico de zonas afastadas das porções litorâneas do globo. A elevada amplitude térmica diária e anual é uma das características desse clima.
O clima continental é típico de áreas geográficas do hemisfério norte.

O clima continental é um clima caracterizado pela predominância de baixas temperaturas e pela ocorrência de neve. Esse tipo climático é comum em zonas do hemisfério norte, como Ásia e Europa e também na América do Norte. As grandes amplitudes térmicas são uma característica do clima continental. A fauna dessa zona climática é formada por animais resistentes ao frio, e a flora é tipicamente composta por vegetação de floresta boreal.

Leia também: Clima equatorial — é um tipo de clima que ocorre nas regiões de baixa latitude da Terra

Resumo sobre clima continental

  • O tipo climático continental ocorre em vastas áreas geográficas da América do Norte, da Europa e da Ásia.

  • O registro de elevada amplitude térmica, tanto diária quanto anual, é uma característica do clima continental.

  • A flora do clima continental é tipicamente formada por vegetações de florestas boreais de árvores bastante uniformes.

  • São espécies de animais encontradas em zonas geográficas de clima temperado: ursos, linces, cervos, renas e lobos.

  • O clima continental é dividido em seco, com predominância da continentalidade; e úmido, com forte influência da maritimidade.

  • No território brasileiro não há registro e ocorrência de nenhum dos tipos de clima continental.

Qual a localização do clima continental?

O clima continental ocorre em regiões continentais do planeta Terra. Assim, predomina-se esse tipo climático em vastas áreas da América do Norte, Europa e Ásia, notadamente regiões geográficas que se concentram em latitude medianas, ou seja, entre 30º e 60º de latitude, situadas no Hemisfério Norte.

Características do clima continental

Temperatura do clima continental

As temperaturas do clima continental são bastante variáveis ao longo do ano. Esse tipo climático é caracterizado pela elevada amplitude térmica, tanto diária quanto anual, com diferenças em graus bastante consistentes.

Por sua vez, as estações do ano no clima continental são muito bem definidas, mas sempre com predominância de temperaturas mais baixas, especialmente nas porções de maiores latitude e altitude. A precipitação é bem distribuída ao longo de todo o ano, com fortes concentrações de neve, especialmente no inverno.

Flora do clima continental

A flora do clima continental é tipicamente formada por vegetações de florestas boreais, também chamadas de florestas de coníferas ou taiga. Essa formação vegetal é bastante homogênea, composta por árvores de grande porte, como os pinheiros. No geral, as plantas do clima continental são bastante resistentes às temperaturas baixas e aos invernos rigorosos.

Fauna do clima continental

A fauna do clima continental é composta por espécies de animais que possuem elevada adaptabilidade a regiões frias. As espécies locais, no geral, possuem estratégias de resistência aos períodos mais frios do ano, como hibernação e migração. São espécies de animais encontradas em zonas geográficas de clima continental:

  • ursos,

  • linces,

  • cervos,

  • renas,

  • lobos.

Os lobos são animais que vivem em zonas de clima continental.

Quais são os tipos de clima continental?

As definições climáticas propõem diversas classificações para os climas continentais, variando especialmente entre zonas mais quentes e/ou mais frias e zonas mais úmidas e/ou menos úmidas. Portanto, usualmente esse tipo climático é dividido em dois grandes grupos:

  • Clima continental úmido: É o tipo de clima continental que ocorre em zonas com certa influência da presença da umidade do ar, como nas proximidades de grandes corpos de água, que sofrem a ação do fator climático da maritimidade. Essas zonas possuem um clima continental um pouco mais úmido, com menores amplitudes térmicas.

  • Clima continental seco: É o tipo de clima continental que ocorre em áreas distantes de zonas litorâneas ou de grandes corpos de águas. Nessas zonas predominantemente continentais, prevalece o efeito do fator climático da continentalidade. Portanto, há uma presença menor do elemento climático umidade do ar e uma maior amplitude térmica.

Veja também: Clima subtropical — um tipo climático de transição entre as zonas tropicais e temperadas da Terra

Clima continental no mundo

O clima continental ocorre predominantemente em zonas geográficas continentais situadas ao longo do hemisfério norte do planeta. Assim, há ocorrência desse tipo climático nos Estados Unidos e no Canadá (América do Norte), na Europa e na Turquia, Rússia, Ásia Central, China, Mongólia, Coreia e no Japão (Ásia).

Existe clima continental no Brasil?

O Brasil é um país situado em médias e baixas latitudes, e quase todo o seu território está localizado no hemisfério sul, onde predomina a influência de variações climáticas como as tropicais. Portanto, não há registro no país da ocorrência de clima continental, assim como de suas variações.

Publicado por Mateus Campos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos