Setor terciário

Setor terciário é o responsável por grande parte da geração de riquezas e empregos em uma economia. É composto pelas atividades de comércio e serviços.
Os shoppings são exemplos de locais que oferecem atividades terciárias.

O setor terciário é o responsável pela oferta de mercadorias e serviços. Ele é representado por atividades como educação, saúde, comércio e turismo. As atividades do terceiro setor têm como característica a grande participação na economia mundial. Além disso, é o ramo da economia que concentra a maior parte da geração de empregos. Portanto, é um setor primordial para a economia, do global ao local, uma vez que assume o protagonismo da geração de riquezas entre as atividades econômicas.

O terceiro setor é bastante diverso e dinâmico. Ele é típico de economias modernas, que possuem menor dependência de outros setores econômicos, como o primário. O Brasil possui boa parte da sua economia voltada para o setor terciário, que é o principal gerador de riquezas e de empregos no país.

Leia também: Terciarização da economia — o direcionamento do emprego e renda para o setor terciário

Resumo sobre setor terciário

  • O terceiro setor compreende as atividades de comercialização de produtos e de oferta de serviços em uma economia.

  • As características das atividades terciárias estão relacionadas à elevada participação desse setor na geração de emprego e renda em uma sociedade.

  • São exemplos de atividades terciárias: escolas, hospitais, comércios em geral, serviços financeiros e turismo.

  • O setor terciário possui grande protagonismo na economia dos países desenvolvidos e emergentes.

  • As atividades terciárias são fundamentais para a diversificação e a dinamização de uma economia.

  • Os processos de industrialização e urbanização contribuíram ativamente para o crescimento do setor terciário.

  • A economia brasileira possui um terceiro setor muito sólido, baseado na enorme oferta de comércios e serviços para a população.

O que é o setor terciário?

O setor terciário é a categoria econômica composta pelo comércio e pelos serviços. Ele integra os três setores da economia que representam as ocupações da população economicamente ativa. São eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

As atividades terciárias compreendem as trocas de produtos e serviços entre as pessoas. Elas representam uma grande parte da economia global. São exemplos de atividades terciárias os centros comerciais, os serviços diversos e as atividades turísticas.

Quais as características do setor terciário?

As atividades terciárias são baseadas nas relações de trocas, seja de produtos acabados, seja por meio da prestação de serviços. Portanto, o terceiro setor está relacionado com a comercialização de mercadorias, produzidas pelos setores primário e secundário, mas também com a realização de diversas atividades que prestam algum tipo de assistência para a população, como nas áreas de saúde e educação.

Sendo assim, o setor terciário tem como principal característica a participação ativa das atividades de comércio e dos serviços na geração das riquezas de determinada economia. Esse setor é extremamente heterogêneo, sendo formado por um conjunto de atividades econômicas responsáveis pela oferta de produtos e serviços.

O terceiro setor da economia ainda tem como características importantes a forte participação na economia global, o elevado volume de geração de empregos e a ampla diversificação das atividades produtivas. Por sua vez, é um setor que ainda apresenta muitos elementos da informalidade, principalmente em países subdesenvolvidos e emergentes.

Leia também: Trabalho na globalização: flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade

As atividades do setor terciário

As atividades do setor terciário correspondem a uma gama de comércios e serviços. Esse setor econômico é extremamente diverso, em especial, por meio de um contexto de forte capitalização da economia. Portanto, torna-se impossível enumerar todas as atividades econômicas relacionadas à realização de comércios e à prestação de serviços.

No geral, o terceiro setor é formado por todas as atividades que envolvem a comercialização de um produto e/ou serviço. Sendo assim, são exemplos de atividades do setor terciário: escolas, bancos, hospitais, supermercados, shoppings, entre outros. Destaca-se ainda a prestação de serviços realizada de forma individual, como é o caso de eletricistas, esteticistas, domésticas etc. Há também no setor terciário atividades importantes e que vêm crescendo na atualidade, como o turismo e o entretenimento.

O turismo é um exemplo de atividade do terceiro setor.

Qual a importância do setor terciário?

O setor terciário é considerado um dos mais dinâmicos da sociedade, uma vez que corresponde à grande parte da economia de determinada região. Atualmente, as atividades terciárias possuem uma importância econômica muito grande em âmbito mundial, com destaque para os países desenvolvidos e emergentes. Portanto, é um setor de destaque na geração de riqueza e, por consequência, na composição do Produto Interno Bruto de uma economia.

Ademais, o setor terciário representa um importante elo entre as demais atividades econômicas (primárias e secundárias), uma vez que é o responsável pela comercialização das mercadorias produzidas nesses segmentos. Por sua vez, esse setor também é primordial para a diversificação econômica e para a ampliação do acesso à população, principalmente no que toca aos serviços diversos. Por fim, o terceiro setor produz grande parte das vagas de emprego em uma economia.

Desenvolvimento do setor terciário

O terceiro setor é considerado estratégico nas análises econômicas mundiais, uma vez que é responsável por grande parte da produção econômica global. As atividades terciárias se desenvolveram a partir da instalação do sistema capitalista de produção, que incentivou a troca de produtos e serviços com o objetivo de lucro.

Por sua vez, processos mundiais como a globalização contribuem de maneira decisiva para fomentar a circulação de mercadorias e serviços pelo espaço mundial. Além disso, há uma grande influência na esfera cultural, por meio da mídia, que desperta na população o desejo de adquirir bens diversos.

A evolução do setor terciário ocorreu prioritariamente nos países desenvolvidos mediante a modernização das atividades agropecuárias e a saturação da produção industrial. O terceiro setor assumiu o protagonismo nos países emergentes na atualidade, resultado da modernização econômica dessas nações e da diminuição da dependência da produção primária.

Sendo assim, o setor terciário se tornou o principal motor dessas economias, com destaque para a atração de investimentos e a geração de empregos. Esse setor também influenciou no crescimento da urbanização e da informatização dos espaços mundiais.

As atividades de comércio e serviços são fundamentais para a economia mundial.

Setor terciário no Brasil

O setor terciário é o principal da economia brasileira. Os dados oficiais do Ministério da Economia do Brasil indicam que cerca de 70% do produto interno brasileiro são gerados pelas atividades do terceiro setor.

Esse protagonismo das atividades terciárias na economia brasileira é derivado de uma conjuntura econômica caracterizada pela saturação dos demais setores econômicos e pelo aumento da oferta de comércios e serviços para a população. Por sua vez, na atualidade, a expansão do setor terciário é uma tendência mundial, que cresce de forma consistente nos países emergentes mediante a diversificação e a modernização das suas economias.

O crescimento do setor terciário no Brasil foi iniciado ainda no século XX, principalmente em razão dos processos de urbanização e industrialização, que ocorreu de maneira muito rápida no território brasileiro no final do referido século. O desenvolvimento das indústrias culminou na geração de ampla oferta de serviços para o seu funcionamento.

Já o crescimento das cidades aumentou a população urbana, que necessitava de acesso aos serviços e comércios. O aumento da população, inclusive, culminou na ampliação da mão de obra disponível assim como de mercado consumidor, resultando no aumento do terceiro setor.

Leia também: Trabalho informal — a realização de atividade que gera renda, mas sem qualquer vínculo empregatício

Exercícios resolvidos sobre setor terciário

Questão 1

(UFSM 2016) Em relação ao espaço da atividade industrial no Brasil, é correto afirmar que a passagem do processo agrário para o urbano-industrial:

A) ocasionou a manutenção na distribuição espacial da população.

B) promoveu o aumento da participação dos setores secundário e terciário na formação do produto interno bruto (PIB).

C) proporcionou o aumento da participação do setor primário na formação do produto interno bruto (PIB).

D) retraiu o setor de serviços homogeneizando atividades como comércio, bancos e transportes.

E) reduziu a participação do setor terciário na formação do produto interno bruto (PIB).

Resolução: Alternativa B. A transformação da sociedade agrária para a urbano-industrial culminou no fortalecimento do setor terciário. O crescimento das cidades resultou no aumento da oferta de comércios e serviços para a população.

Questão 2

(Unicentro) A mudança da divisão regional, que ocorre periodicamente, pode ser resultado de um novo modo de interpretar o espaço geográfico ou das próprias transformações nas suas organizações derivadas da dinâmica social. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 24).

É uma característica comum a todas as regiões brasileiras

A) o IDH inferior a 0,5.

B) o uso predatório da energia eólica.

C) o crescimento vegetativo uniforme.

D) a industrialização clássica com uso de capital estatal.

E) uma grande parcela do PEA atuando no setor terciário.

Resolução: Alternativa E. O Brasil possui, em todas as suas regiões geográficas, uma grande parcela da população economicamente ativa empregada nas atividades terciárias. Esse setor é o principal da economia brasileira.

Publicado por Mateus Campos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos