Urbanização brasileira

A urbanização brasileira é um processo histórico que foi marcado pelo aumento da população urbana e da área territorial das cidades. Ocorreu de forma acelerada e desordenada.
No Brasil, o processo de urbanização ocorreu de forma acelerada e desordenada.

A urbanização brasileira é um processo histórico marcado pelo aumento da população urbana e da área territorial das cidades. O crescimento das cidades no Brasil foi historicamente acompanhado pelas atividades econômicas desenvolvidas no país. São causas da urbanização brasileira a mecanização do campo, o êxodo rural e a industrialização nacional. O processo de urbanização brasileiro aconteceu de forma acelerada e desordenada. Logo, gerou consequências como problemas urbanos, desastres naturais e desigualdade social.

Leia também: Como se deu a organização do espaço geográfico europeu?

Resumo sobre urbanização brasileira

  • A urbanização brasileira é um processo histórico marcado pelo aumento da população urbana e da área territorial das cidades.

  • O crescimento da urbanização e, consequentemente, da rede urbana brasileira deu-se especialmente no século XX.

  • O Brasil passou por um processo de urbanização acelerado e desordenado, marcado especialmente pelo êxodo rural.

  • Os brasileiros buscavam nos centros urbanos melhores condições de emprego e renda atrelada à chegada das indústrias.

  • O aumento do número de cidades no país foi acompanhado da transformação do espaço econômico brasileiro.

  • A existência de vários problemas ambientais e sociais nas cidades são consequências da urbanização do Brasil.

História da urbanização brasileira

O processo de urbanização no Brasil esteve inicialmente atrelado à colonização do país pelos exploradores portugueses, momento histórico no qual foram implementadas as primeiras vilas e cidades. A partir do crescimento econômico e demográfico da então colônia, esses pequenos centros urbanos foram expandidos, aumentando suas funções e ofertas em termos de bens e serviços. Porém, essas cidades ainda estavam essencialmente ligadas a atividades rurais e aos ciclos extrativistas do Brasil. Portanto, formavam uma estrutura urbana bastante desconexa e isolada.

O crescimento da urbanização e, consequentemente, da rede urbana brasileira deu-se especialmente a partir do século XX, principalmente com o início da industrialização do Brasil. Nesse período houve um intenso êxodo rural no país, a saída da população da zona rural para a zona urbana, contribuindo de forma maciça para o crescimento das cidades. Os brasileiros buscavam nos centros urbanos melhores condições de emprego e renda atrelada à chegada das indústrias. A construção de uma infraestrutura básica de transportes e serviços foi primordial nesse período.

Nas últimas décadas, houve uma consolidação do meio urbano brasileiro, marcado pelo crescimento da população das cidades, muito maior na atualidade do que a presente na zona rural. Assim, questões como a expansão da fronteira agrícola e a criação de cidades planejadas contribuíram para a interiorização do processo de urbanização no Brasil. Atualmente, o país possui uma estrutura urbana bastante complexa e densa, capitaneada por cidades médias e grandes que concentram boa parte das atividades econômicas, dos serviços e dos empregos.

Características da urbanização brasileira

O processo de urbanização no Brasil ocorreu de forma ativa a partir do século XX, de forma concomitante com a industrialização do país, que gerou a expansão do número de cidades e a elevação da população urbana. Nesse sentido, é importante destacar que a urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e desordenada.

O êxodo rural gerou um forte crescimento da população das cidades brasileiras e, por consequência, inúmeros problemas urbanos, principalmente porque o processo de urbanização do país deu-se com a ausência de planejamento urbano e com um crescimento rápido da população, aspectos característicos das cidades brasileiras.

Por sua vez, a urbanização no Brasil aconteceu de forma concentrada e polarizada, cenário que resultou na formação de grandes cidades acompanhadas de amplas regiões metropolitanas. Esse cenário também contribuiu para o aumento da desigualdade social e para a disparidade espacial presente nas cidades brasileiras.

Quais são as causas da urbanização brasileira?

A urbanização brasileira é um processo bastante amplo, que ocorreu de forma acelerada e desordenada, especialmente no último século. São pontos importantes que indicam as causas da urbanização brasileira:

  • A ocorrência de ciclos econômicos de produção primária, como o ciclo do café, atrelado à presença de cidades.

  • A mecanização do campo e a concentração fundiária, o que gerou desemprego no campo e atraiu moradores para as cidades.

  • A existência de um intenso processo de êxodo rural que contribuiu ativamente para o crescimento da população urbana.

  • A industrialização brasileira tardia, que culminou na atração de população da zona rural para as grandes cidades.

Mudanças causadas pela urbanização brasileira

A urbanização brasileira gerou vasto crescimento das áreas metropolitanas do país.

A urbanização brasileira gerou, ao longo das décadas, grandes transformações na paisagem urbana do país. O aumento do número de cidades foi acompanhado pela transformação do espaço econômico brasileiro, marcado na atualidade pela oferta de bens e serviços nas áreas urbanas do país.

Por sua vez, houve a formação de grandes cidades e regiões metropolitanas e, mais recentemente, o aumento do papel das cidades médias na economia e na demografia do país. Ademais, a população brasileira tornou-se, no final do século XX, predominantemente urbana. Atualmente, a maior parte dos brasileiros vivem nas cidades, com destaque para as grandes metrópoles, capitais estaduais e regiões metropolitanas do país.

Veja também: Quais são as metrópoles brasileiras?

Consequências da urbanização brasileira

A intensificação da urbanização brasileira, especialmente a partir da segunda metade do último século, culminou no crescimento das cidades de forma acelerada e desordenada. Os pontos abaixo apresentam as principais consequências da urbanização brasileira:

  • A presença de uma grande disparidade social entre as cidades e regiões urbanas brasileiras.

  • O adensamento urbano ocasionado pela elevada concentração de pessoas nas cidades.

  • A ocorrência de inúmeros problemas urbanos ligados ao processo acelerado de urbanização.

  • O aumento das periferias das áreas urbanas em conjunto com a favelização das cidades.

  • A existência de vários problemas ambientais nas cidades, como enchentes e deslizamentos.

Exercícios resolvidos sobre a urbanização brasileira

Questão 1

(Uece) Assinale a alternativa que NÃO inclui elemento que caracteriza o processo de evolução da urbanização brasileira.

A) Uma concentração urbana das infraestruturas, a formação de metrópoles nacionais com importante poder de polarização e vastas periferias desassistidas.

B) O planejamento urbano como instrumento indispensável para a redução das desigualdades socioespaciais desde a formação das primeiras grandes metrópoles nacionais.

C) A tentativa de participação do Estado Federal na gestão das grandes cidades através da formação das Regiões Metropolitanas na década de 1970.

D) Uma forte pressão migratória campo-cidade, resultante de uma diferenciação territorial e socioeconômica entre espaços urbanos e rurais.

Resolução:

Alternativa B.

A urbanização brasileira ocorreu de forma bastante acelerada e desordenada, portanto não houve um planejamento urbano estratégico que contribuísse para o crescimento sustentável das cidades.

Questão 2

(UEG) Considerando o processo de urbanização no mundo atual, alguns termos como conurbação, metrópoles, região metropolitana, megalópoles, entre outros, tornaram-se muito familiares. Sobre esses conceitos, é CORRETO afirmar:

A) metrópole é a superposição ou encontro de duas ou mais cidades próximas, em razão de seu crescimento desordenado, tanto horizontal quanto vertical.

B) conurbação é o conjunto de pequenos municípios que se organizam politicamente para juntos terem maior poder de negociação e obterem maiores benefícios do governo federal.

C) o conjunto de áreas contíguas e integradas socioeconomicamente a uma cidade principal (metrópole), com serviços públicos e infraestrutura comum, denomina-se região metropolitana.

D) a cidade principal ou “cidade-mãe” que tem os melhores serviços e equipamentos urbanos do país, como escolas, hospitais, ônibus urbano, rede de água tratada, serviço de coleta de lixo e esgoto, entre outros, denomina-se megalópole.

Resolução:

Alternativa C.

A região metropolitana é uma unidade espacial que indica a formação de uma área contínua entre uma cidade principal e outras cidades que compartilham determinadas atividades econômicas, infraestruturas e serviços.

Fontes

AZEREDO, Laura. A história da urbanização brasileira. WRI Brasil, 2019. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/historia-da-urbanizacao-brasileira.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2005.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A poluição nas grandes cidades
A poluição nas grandes cidades , O que é poluição nas grandes cidades, Como ocorre a poluição nas grandes cidades , Quando iniciou a poluição nas grandes cidades, O que contribui para a poluição nas cidades mundiais.
Agreste
Saiba quais são as principais características geográficas do agreste. Veja detalhes da economia e da demografia dessa importante sub-região do Nordeste.
Arenização no Rio Grande do Sul
Compreenda como se manifesta o processo de arenização no sul do Brasil.
Clima urbano
As particularidades do clima urbano e as características gerais dos microclimas das grandes cidades.
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Sustentável, O que é Desenvolvimento Sustentável, Quais os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, As características do Desenvolvimento Sustentável, As propostas do Desenvolvimento Sustentável.
Desenvolvimento sustentável
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável. Entenda a importância desse conceito e veja exemplos de ações que promovem a sustentabilidade.
Efeitos da mecanização do campo
Entenda os principais efeitos da mecanização do campo e como as modificações técnicas no meio rural interferem em toda a dinâmica do espaço geográfico.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Industrialização brasileira
Clique e veja como foi a industrialização brasileira. Entenda o desenvolvimento industrial do Brasil, as políticas públicas criadas e sua entrada na economia global.
Lixo Urbano
O lixo urbano é um dos problemas ambientais ocasionados pelo aumento populacional. Confira!
Problemas atmosféricos urbanos
Confira quais são os principais problemas atmosféricos urbanos, bem como as suas causas e consequências.
Problemas da urbanização
Problemas da urbanização, Quais são os principais problemas da urbanização, Em que países há problemas devido à urbanização, As características dos Problemas da urbanização.
Urbanização
Clique aqui e entenda o que é urbanização e como ocorre esse fenômeno. Veja os tipos de urbanização. Confira como esse processo ocorre no Brasil e no mundo.
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!