Whatsapp icon Whatsapp

Aceroleira

A aceroleira produz a acerola, um fruto rico em vitamina C, ferro, cálcio, fósforo, antocianinas e carotenoides.
A acerola é um fruto que se destaca pela grande quantidade de vitamina C
A acerola é um fruto que se destaca pela grande quantidade de vitamina C

A aceroleira (Malpighia emarginata) é uma planta da família Malpighiaceae do gênero Malpighia que apresenta um fruto altamente conhecido em todo o mundo pela sua grande quantidade de vitamina C. A espécie surgiu nas Antilhas, Norte da América do Sul e América Central e foi trazida para o Brasil em 1956 graças a trabalhos da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A planta apresenta inflorescências formadas por duas a seis flores de coloração, que vai do branco ao rosa. O fruto é do tipo baga drupácea e possui três sementes, que são envolvidas pelo endocarpo. O tamanho das sementes é muito variável e apresenta-se, normalmente, proporcional ao tamanho do fruto. Quando maduro, o fruto apresenta coloração variada, podendo ser encontrado nas tonalidades vermelha, roxa ou amarela.

A acerola, o fruto da aceroleira, apresenta alto teor de vitamina C (2.500 a 4.500mg/100g de polpa), uma vitamina relacionada com a diminuição de problemas cardíacos e de alguns tipos de cânceres, além de melhora na pele. Apesar do pequeno tamanho, a acerola possui um índice de vitamina C 100 vezes maior do que o de frutas cítricas. Além dessa vitamina, o fruto é fonte de ferro, cálcio, fósforo, antocianinas e carotenoides.

A acerola pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas e geleias, por exemplo. É muito usada na produção de polpas e para enriquecer sucos de frutos pobres em vitamina C. Também pode ser empregada como suplemento alimentar, bebidas para esportistas e barras nutritivas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A aceroleira desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical e, por isso, o cultivo é realizado em praticamente todo o território nacional, sendo a região Nordeste a que mais se destaca. Estima-se que no país existam 10.000 ha de área cultivada com essa planta e que os estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco sejam responsáveis por mais de 50% de toda a produção.

A aceroleira possui diferentes variedades, como acerolas doces, semidoces e ácidas. As variedades doces são recomendadas principalmente para consumo in natura. As ácidas são mais utilizadas na indústria. A semidoce, por sua vez, apresenta sabor intermediário, podendo ser consumida in natura ou industrializada.

Como existem diferentes variedades da planta, é necessário analisar algumas variáveis para realizar o plantio com fins de comercialização. A aceroleira ideal para o agricultor deve ter alta produtividade, ausência de pelos urticantes, apresentar frutos vermelhos com mais de oito gramas, ricos em vitamina C e com maior resistência para facilitar o transporte.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Abacate
Abacate
Origem, utilização e benefícios que a fruta proporciona.
Abacaxi
Abacaxi
Benefícios e o emprego da fruta na indústria e culinária.
Ameixa
Ameixa
Características, tipos e benefícios da fruta para a saúde.
Amora
Amora
As espécies mais comuns da amoreira são a amoreira-preta e a amoreira-branca. Conheça aqui o valor nutricional da amora!
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Banana
Banana
Você sabia que a banana não é um fruto, mas sim um pseudofruto? Clique e saiba mais sobre um dos alimentos mais produzidos no mundo.
Caju
Caju
Características da fruta e sua importância econômica.
O cajuzinho-do-cerrado é uma espécie nativa do cerrado brasileiro e pertence à mesma família do caju comum
Cajuzinho-do-cerrado
Espécie nativa do cerrado brasileiro, o cajuzinho-do-cerrado está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Saiba mais sobre a importância dessa espécie!
Carambola
Carambola
A carambola é considerada uma fruta de quintal, já que seu cultivo não é feito em escala. Confira aqui mais sobre essa fruta!
Cereja
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
A gabirobeira possui floração abundante, por isso pode ser utilizada como árvore ornamental
Gabiroba
Fonte de vitamina C e muito saborosa, a gabiroba é uma fruta do cerrado.
Goiaba
Goiaba
Propriedades nutritivas, terapêuticas e formas de consumo da fruta.
Kiwi
Kiwi
O kiwi possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas. Clique e conheça mais sobre essa fruta.
Laranja
Laranja
Valor nutritivo, variedades e formas de consumo da fruta.
Limão
Limão
O limão é empregado contra inúmeras doenças e problemas de saúde. Saiba mais sobre essa fruta tão popular!
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
As folhas, a casca e as raízes da mangabeira são muito utilizadas na medicina popular
Mangaba
A mangaba é uma fruta muito utilizada na culinária.
Maçã
Maçã
A maçã é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Confira!
Pêssego
Pêssego
O pêssego é o fruto do pessegueiro, árvore nativa da China. Ele evita problemas de pele e no intestino. Confira aqui alguns de seus benefícios.
O tamarindo é fruto rico em fibras e sais minerais
Tamarindo
Características, valor nutritivo e formas de consumo do tamarindo.
Uva
Uva
Origem, valor nutritivo e o cultivo da fruta no Brasil.
video icon
Geografia
Climatologia no Enem: como esse tema é cobrado?
Assista à videoaula entenda a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são os fatores que influenciam os climas do mundo. Veja como esse assunto pode ser abordado no Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.