2. Física
  3. Astrofísica
  4. Telescópio espacial James Webb

Telescópio espacial James Webb

O telescópio espacial James Webb (JWST) será lançado em março de 2021, substituirá o telescópio espacial Hubble e ficará a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

A partir do lançamento do telescópio espacial Hubble em 1990, os estudos relacionados com a Astronomia obtiveram avanços significativos. Por intermédio das lentes do Hubble, a ciência teve a oportunidade de observar colisões entre cometas, planetas fora do Sistema Solar, grande quantidade de buracos negros, abundância de galáxias etc.

Com o interesse de avançar nos estudos referentes às origens do Universo, a NASA, agência espacial norte-americana, lançará o telescópio espacial James Webb (JWST), o substituto do telescópio Hubble. Com lançamento previsto para março de 2021, o JWST é um projeto de 8,8 bilhões de dólares que promete ser 100 vezes mais potente que seu antecessor.

Características do telescópio espacial James Webb (JWST)

1. Possui um espelho para captação de imagens cerca de 2,5 vezes maior que o do Hubble;

2. Será posicionado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em um ponto em que haja anulação entre a gravidade do Sol e da Terra. O telescópio Hubble está a apenas 600 km da Terra;

3. A enorme distância entre o JWST e a Terra impossibilitará missões para execução de possíveis reparos. Viagens tripuladas que possuam autonomia para 1,5 milhão de km não são possíveis;

4. O JWST captará a radiação infravermelha emitida por diversos corpos no espaço. Para isso, terá que evitar a interferência da radiação infravermelha produzida por si próprio, pelo Sol, pela Lua e pela Terra. Para que isso seja possível, o JWST operará em uma temperatura de -233 °C (50 K);

5. A precisão do JWST é tão grande que seria possível observar um inseto em território lunar!

6. A animação a seguir mostra como o JWST será desdobrado no espaço após o lançamento a bordo de um foguete. O espelho feito com painéis folheados a ouro será dobrado para ocupar o foguete.

James Webb

James Edwin Webb administrou a NASA entre 1961 e 1968. O projeto Apolo, que culminou na ida do homem à Lua em 1969, foi elaborado e desenvolvido durante a administração de Webb. James E. Webb morreu em março de 1992, aos 85 anos de idade.

Possibilidades

Por meio das imagens captadas pelo JWST, a NASA espera vasculhar o cosmo em busca da origem do Universo. Com as poderosas lentes, espera-se encontrar e analisar a atmosfera de exoplanetas, visualizar a formação de estrelas e galáxias e ter acesso a imagens nunca antes captadas. A varredura do espaço feita pelo telescópio buscará a detecção de ondas de infravermelho, radiações que estão fora do espectro visível e que, por isso, não são detectadas naturalmente pelo olho humano. As possibilidades de imagens e descobertas são tão distintas que Michel Shara, curador do Departamento de Astrofísica do Museu de História Natural dos Estados Unidos, disse que, frente às inúmeras possibilidades, os próximos anos serão a melhor época para tornar-se um astrônomo.

O telescópio espacial James Webb substituirá o telescópio Hubble a partir de 2021
Publicado por: Joab Silas da Silva Júnior
Radiotelescópios do Observatório Nacional do México
Radiotelescópios
Saiba mais sobre o funcionamento dos radiotelescópios: a sua função, potencialidades e características principais.
Planeta Netuno
O Trunfo da Astronomia
Saiba como se deu a descoberta do planeta Netuno.
Telescópio espacila Hubble
Lunetas e Telescópios
Você sabe quem inventou as lunetas e como elas funcionam? Descubra aqui!
A Astronomia proporcionou grandes avanços científicos
História da Astronomia
O Dia Mundial da Astronomia é comemorado em 8 de abril. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa ciência? Confira ainda os principais nomes dessa importante área do conhecimento e saiba quais foram as suas contribuições para o entendimento que temos hoje sobre os corpos celestes, como a Lua e o Sol.
O universo parece ser tão grande quanto os mistérios que o guardam
Qual é o tamanho do universo conhecido?
Clique e conheça o tamanho do universo conhecido pelo homem!
As unidades astronômicas são utilizadas para as medidas de distâncias feitas no Universo
Unidades astronômicas
Entenda o que são as unidades astronômicas de medida e como o universo é medido!
Os planetas considerados anões não possuem massa suficiente para serem considerados planetas
Planetas anões
Clique aqui e veja as características dos cinco planetas anões conhecidos em nosso Sistema Solar.
A NASA é a agência espacial estadunidense para assuntos aeronáuticos e de exploração espacial
NASA
Clique aqui e saiba mais sobre a NASA, agência espacial estadunidense responsável pelo desenvolvimento de equipamentos de aeronáutica e exploração espacial.