Whatsapp icon Whatsapp

Clima tropical de altitude

O clima tropical de altitude é caracterizado pela influência do relevo nas condições climáticas. Ele ocorre predominantemente nas regiões serranas do Brasil.
Ponto mais alto da Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, uma das regiões de ocorrência do  clima tropical de altitude.
O clima tropical de altitude ocorre em áreas elevadas de relevo.

O clima tropical de altitude é predominante nas zonas de relevo acentuado. As principais características desse tipo climático são a elevada umidade, a diminuta temperatura e a recorrência das chuvas. Essas zonas são cobertas especialmente por vegetações tropicais. No Brasil, o clima tropical de altitude ocorre especialmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Veja também: Clima semiárido — um tipo climático caracterizado pelo pequeno registro de chuvas

Resumo sobre clima tropical de altitude

  • O clima tropical de altitude é caracterizado pela presença de umidade, pela diminuta temperatura, pela influência da altitude e pela recorrência das chuvas.

  • No Brasil, destaca-se a ocorrência desse tipo climático em zonas de relevo elevado do Sudeste e Sul do país.

  • São tipos vegetacionais encontrados nas zonas de clima tropical de altitude as florestas tropicas, como a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias, e Campos de Altitude.

  • São massas de ar que atuam no clima tropical de altitude: Tropical Atlântica, Tropical Continental e Polar Atlântica.

  • O clima tropical de altitude no Brasil é caracterizado pelo registro de baixas temperaturas, especialmente no inverno.

Quais são as características do clima tropical de altitude?

As características do clima tropical de altitude estão fortemente atreladas ao fator climático altitude, visto que as regiões de ocorrência desse tipo climático são caracterizadas pelo relevo elevado.

O elevado relevo contribui para a maior prevalência de umidade e para o registro de menor temperatura anual. Tradicionalmente, o clima tropical de altitude ocorre em regiões serranas, com altitude superior aos 800 metros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Temperatura do clima tropical de altitude

A temperatura registrada em zonas de clima tropical de altitude é menor do que em áreas de clima tropical. Esse aspecto é dado justamente pela altitude, já que quanto maior a elevação do terreno, menor a temperatura local. Portanto, são registradas temperaturas diminutas nesse tipo climático ao longo do ano, especialmente no inverno, quando as temperaturas podem chegar a menos de 10 °C.

Na estação invernal, também é comum nessas zonas a ocorrência de geadas. Por sua vez, o verão é a estação mais quente desse tipo climático, com médias que podem chegar próximo de 30 °C. Já ao longo do restante ano, predominam temperaturas medianas, em torno de 20 °C, com registro de uma amplitude térmica baixa.

Vegetação do clima tropical de altitude

A vegetação encontrada nas zonas do clima tropical de altitude é basicamente formada por florestas tropicais. No Brasil, exemplos dessa vegetação são a Mata Atlântica e a Mata de Araucária, sendo esta última uma formação típica do Sul do país. Por sua vez, destaca-se ainda a formação de Campos de Altitude, em zonas de relevo acentuado, que possuem vegetação mais arbustiva e com forte influência dos ventos.

Vegetação da Mata Atlântica, encontrada em zonas de clima tropical de altitude.
A vegetação de Mata Atlântica é encontrada em zonas de clima tropical de altitude.

Precipitação do clima tropical de altitude

O clima tropical de altitude registra uma média anual aproximada de 1.500 milímetros de chuva. A precipitação registrada nas zonas de clima tropical de altitude é bastante significativa, especialmente na chamada estação chuvosa, que dura entre a primavera e o verão. Já no inverno e no outono, os volumes de chuva caem consideravelmente.

A precipitação que atinge as zonas de clima tropical de altitude tem forte influência da umidade local e da proveniente do oceano, além da atuação de massas de ar úmidas.

Massas de ar que influenciam o clima tropical de altitude

As massas de ar, especialmente as úmidas, possuem grande influência na caracterização do clima tropical de altitude. Elas modificam aspectos climáticos importantes, como a temperatura e a umidade, e ainda interferem na ocorrência de chuvas e geadas. As principais massas de ar que atuam no clima tropical de altitude são:

  • Massa Tropical Atlântica (mTa): essa massa de ar é que mais interfere no clima tropical de altitude. Ela é caracterizada pelo registro de grandes volumes de umidade, especialmente proveniente dos oceanos, que geram índices significativos de chuva. Logo, a sua atuação ocorre comumente durante a estação chuvosa nas zonas de clima tropical de altitude.

  • Massa Tropical Continental (mTc): essa massa de ar é a única seca que atua sobre as zonas de clima tropical de altitude. Logo, ela é predominante no período mais seco desse tipo climático, visto que produz menores volumes de chuva. Ela é caracterizada pelos baixos índices de umidade e pelas temperaturas mais elevadas.

  • Massa Polar Atlântica (mPa): essa massa de ar é fria e úmida, logo atua predominantemente no inverno nas zonas de clima tropical de altitude. Ela é uma das responsáveis pelo registro de diminutas temperaturas nesse tipo climático e também pela ocorrência de chuvas duradouras. Ela é conhecida pela formação de frentes frias.

Leia também: Clima subtropical — um tipo climático de transição entre as zonas tropicais e temperadas da Terra

Clima tropical de altitude no Brasil

O clima tropical de altitude ocorre especialmente na porção centro-sul do território brasileiro. Ele é predominante em zonas serranas do país, como nos seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de áreas geográficas pontuais do Paraná.

No Brasil, o clima tropical de altitude é caracterizado pelo registro de baixas temperaturas, principalmente no inverno, pela influência da umidade e da altitude e também pelos consideráveis volumes de precipitação.

Cidade turística de Campos do Jordão (SP), situada em uma zona de clima tropical de altitude.
A cidade turística de Campos do Jordão (SP) está situada em uma zona de clima tropical de altitude. [1]

Exercícios resolvidos sobre clima tropical de altitude

Questão 1

O clima tropical de altitude sofre a influência de diversos elementos climáticos. Um fator importante para a caracterização desse tipo climático é

A) a predominância de elevadas temperaturas.

B) a ocorrência de invernos muito chuvosos.

C) o registro de grandes elevações no relevo.

D) o decaimento da umidade durante o verão.

Resolução:

Alternativa C

As zonas de clima tropical de altitude são caracterizadas pelo relevo acentuado e acidentado, com médias altimétricas superiores aos 800 metros, que influenciam na elevada umidade e na diminuta temperatura dessas regiões.

Questão 2

O clima tropical de altitude ocorre em zonas pontuais do território brasileiro, que possuem altitudes superiores aos 800 metros, como as áreas serranas do país. Um estado brasileiro que NÃO registra a ocorrência do clima tropical de altitude é

A) Minas Gerais.

B) Paraná.

C) Espírito Santo.

D) Paraíba.

Resolução:

Alternativa D

A Paraíba é um estado da região Nordeste do Brasil que possui clima predominante do tipo tropical semiárido. Os estados brasileiros de ocorrência do clima tropical de altitude são: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Crédito de imagem

[1] Alf Ribeiro / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!