Whatsapp icon Whatsapp

Clima continental

O clima continental é um clima típico de zonas afastadas das porções litorâneas do globo. A elevada amplitude térmica diária e anual é uma das características desse clima.
Paisagem natural em uma região de ocorrência do clima continental.
O clima continental é típico de áreas geográficas do hemisfério norte.

O clima continental é um clima caracterizado pela predominância de baixas temperaturas e pela ocorrência de neve. Esse tipo climático é comum em zonas do hemisfério norte, como Ásia e Europa e também na América do Norte. As grandes amplitudes térmicas são uma característica do clima continental. A fauna dessa zona climática é formada por animais resistentes ao frio, e a flora é tipicamente composta por vegetação de floresta boreal.

Leia também: Clima equatorial — é um tipo de clima que ocorre nas regiões de baixa latitude da Terra

Resumo sobre clima continental

  • O tipo climático continental ocorre em vastas áreas geográficas da América do Norte, da Europa e da Ásia.

  • O registro de elevada amplitude térmica, tanto diária quanto anual, é uma característica do clima continental.

  • A flora do clima continental é tipicamente formada por vegetações de florestas boreais de árvores bastante uniformes.

  • São espécies de animais encontradas em zonas geográficas de clima temperado: ursos, linces, cervos, renas e lobos.

  • O clima continental é dividido em seco, com predominância da continentalidade; e úmido, com forte influência da maritimidade.

  • No território brasileiro não há registro e ocorrência de nenhum dos tipos de clima continental.

Qual a localização do clima continental?

O clima continental ocorre em regiões continentais do planeta Terra. Assim, predomina-se esse tipo climático em vastas áreas da América do Norte, Europa e Ásia, notadamente regiões geográficas que se concentram em latitude medianas, ou seja, entre 30º e 60º de latitude, situadas no Hemisfério Norte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima continental

Temperatura do clima continental

As temperaturas do clima continental são bastante variáveis ao longo do ano. Esse tipo climático é caracterizado pela elevada amplitude térmica, tanto diária quanto anual, com diferenças em graus bastante consistentes.

Por sua vez, as estações do ano no clima continental são muito bem definidas, mas sempre com predominância de temperaturas mais baixas, especialmente nas porções de maiores latitude e altitude. A precipitação é bem distribuída ao longo de todo o ano, com fortes concentrações de neve, especialmente no inverno.

Flora do clima continental

A flora do clima continental é tipicamente formada por vegetações de florestas boreais, também chamadas de florestas de coníferas ou taiga. Essa formação vegetal é bastante homogênea, composta por árvores de grande porte, como os pinheiros. No geral, as plantas do clima continental são bastante resistentes às temperaturas baixas e aos invernos rigorosos.

Fauna do clima continental

A fauna do clima continental é composta por espécies de animais que possuem elevada adaptabilidade a regiões frias. As espécies locais, no geral, possuem estratégias de resistência aos períodos mais frios do ano, como hibernação e migração. São espécies de animais encontradas em zonas geográficas de clima continental:

  • ursos,

  • linces,

  • cervos,

  • renas,

  • lobos.

Três lobos andando juntos em um ambiente com neve, exemplos de animais que vivem em zonas de clima continental.
Os lobos são animais que vivem em zonas de clima continental.

Quais são os tipos de clima continental?

As definições climáticas propõem diversas classificações para os climas continentais, variando especialmente entre zonas mais quentes e/ou mais frias e zonas mais úmidas e/ou menos úmidas. Portanto, usualmente esse tipo climático é dividido em dois grandes grupos:

  • Clima continental úmido: É o tipo de clima continental que ocorre em zonas com certa influência da presença da umidade do ar, como nas proximidades de grandes corpos de água, que sofrem a ação do fator climático da maritimidade. Essas zonas possuem um clima continental um pouco mais úmido, com menores amplitudes térmicas.

  • Clima continental seco: É o tipo de clima continental que ocorre em áreas distantes de zonas litorâneas ou de grandes corpos de águas. Nessas zonas predominantemente continentais, prevalece o efeito do fator climático da continentalidade. Portanto, há uma presença menor do elemento climático umidade do ar e uma maior amplitude térmica.

Veja também: Clima subtropical — um tipo climático de transição entre as zonas tropicais e temperadas da Terra

Clima continental no mundo

O clima continental ocorre predominantemente em zonas geográficas continentais situadas ao longo do hemisfério norte do planeta. Assim, há ocorrência desse tipo climático nos Estados Unidos e no Canadá (América do Norte), na Europa e na Turquia, Rússia, Ásia Central, China, Mongólia, Coreia e no Japão (Ásia).

Existe clima continental no Brasil?

O Brasil é um país situado em médias e baixas latitudes, e quase todo o seu território está localizado no hemisfério sul, onde predomina a influência de variações climáticas como as tropicais. Portanto, não há registro no país da ocorrência de clima continental, assim como de suas variações.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.