Albânia
A Albânia é um país da Europa localizado na península dos Bálcãs, sendo banhado pelo mar Adriático a oeste. Possui clima predominantemente mediterrâneo e um terreno acidentado, com a presença de grandes montanhas na porção leste, o que condiciona a concentração da população nas áreas opostas.
Sua economia é considerada uma das mais pobres do continente. O setor com maior participação é o terciário, com destaque para as atividades turísticas, não obstante a concentração de mão de obra dê-se no setor agrícola. Neste, o país é conhecido pela produção de frutas, azeitona e azeite.
A história da Albânia é marcada por uma série de invasões estrangeiras que perduraram mesmo após a sua independência, em 1912. Muitas influências de outros países são encontradas na sua cultura, como na religiosidade e nos idiomas e dialetos falados.
Leia também: França – país considerado como um dos principais centros culturais do mundo
Dados gerais da Albânia
- Nome oficial: República da Albânia
- Gentílico: albanês
- Extensão territorial: 28.748 km2
- Localização: Europa
- Capital: Tirana
- Clima: mediterrâneo
- Governo: república parlamentarista, sendo Ilir Meta o atual presidente (desde 2017) e Edi Rama o primeiro-ministro (desde 2013).
- Divisão administrativa: municípios
- Idioma: albanês
- Religiões:
- cristianismo (20,71%)
- bahá'í (0,25%)
- ateus (3,15%)
- não religioso (5,06%)
- População: 2.878.000 habitantes (ONU, 2020)
- Densidade demográfica: 105 hab/km² (ONU, 2020)
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,795
- Moeda: Lek (ALL)
- Produto Interno Bruto (PIB): US$ 15.059.000.000
- PIB per capita: US$ 5.223,80
- Gini: 0,332
- Fuso horário: GMT +1
- Relações exteriores:
- Fundo Monetário Internacional (FMI)
- Organização Internacional do Trabalho (OIT)
- Organização das Nações Unidas (ONU)
- Organização Mundial do Comércio (OMC)
- Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Geografia da Albânia
A Albânia é um país pertencente à Europa, situado na península Balcânica, no sudeste do continente. Limita-se, a norte, com Montenegro e, a oeste, com Kosovo e Macedônia. A sudeste, a Albânia faz fronteira com a Grécia. Com uma costa de 362 km, o país é banhado pelo mar Adriático, o qual separa o território albanês do italiano pelo Estreito de Otranto, ao sul. Ao extremo sul da costa albanesa, localiza-se o mar Jônico.
Um dos principais fatores climáticos do país é a maritimidade, condicionando clima do tipo mediterrâneo. Sendo assim, possui duas estações bem definidas: o verão, caracterizado pelas altas temperaturas e baixa pluviosidade, e o inverno, marcado pelo aumento das chuvas e queda das temperaturas, o que deixa o tempo ameno.
Com exceção da faixa litorânea, dominada pelas planícies, o terreno onde se situa a Albânia é bastante acidentado e marcado pela presença de montanhas bem como de planaltos nas porções centrais do território. A altitude média é de 700 metros. O leste do país, sobretudo nas áreas de fronteira, abriga as maiores elevações, das quais se destaca o monte Korab, com 2.764 metros de altitude.
O principal rio da Albânia é o Drin, medindo 280 km de extensão. A rede hidrográfica do país é composta, ainda, por lagos, como o Scutari, Prespa e Ocrida.
A cobertura vegetal da Albânia é formada por florestas no seu interior, como faias, pinheiros e carvalho, e vegetação de médio e pequeno porte nas áreas mais próximas da planície litorânea.
Veja também: Quais são os países da Europa?
Mapa da Albânia
Demografia da Albânia
As estatísticas da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que, no ano de 2020, a população albanesa era de 2.878.000 habitantes. Considerando-se sua distribuição espacial, a densidade demográfica do país é de 105 hab/km². A maior parte dos albaneses vive nas porções central e oeste do território, o que se deve principalmente ao relevo montanhoso das terras a leste. O país é urbanizado, com taxa de 62,1%.
No que se refere ao crescimento populacional, estimativas recentes mostram taxa de 0,28%, considerada baixa.
A expectativa de vida ao nascer pode ser considerada elevada, sendo a média de 79 anos. A população albanesa, ainda assim, é em sua maioria jovem, concentrando-se na faixa etária dos 25 aos 54 anos, com idade média de 34 anos.
A população da Albânia é composta por mais de 80% de pessoas nascidas no país, as quais pertencem a dois grupos étnicos: os Gheg, que vivem ao norte, e os Tosk, do sul. A parcela restante divide-se entre pessoas oriundas de outras etnias e países vizinhos, como romanis, gregos, macedônios, montenegrinos e outros grupos.
Bandeira da Albânia
Economia da Albânia
A Albânia é considerada um dos países mais pobres da Europa, equiparando-se à maioria dos países da península dos Bálcãs. Sua economia concentra-se no setor terciário, responsável por 54,1% do PIB, com maior participação do turismo. A agricultura e a indústria respondem por, respectivamente, 21,7% e 24,2% da economia albanesa, conforme estimativas mais recentes (2017). Apesar disso, é na agricultura que se concentra a maior parcela da mão de obra do país.
No setor agrícola, a Albânia é produtora de milho, trigo, batata, beterraba, frutas como melancia, maçã, uva e ameixa, e nozes e castanhas. O país destaca-se, ainda, na produção de azeitonas e azeites. Ainda no setor primário, a Albânia possui cada vez mais áreas destinadas à pastagem e à criação de caprinos e suínos.
Junto da produção agropecuária, as riquezas naturais, que abrangem petróleo, carvão, minério de ferro, madeira e níquel, influenciam de forma direta a composição do quadro industrial da Albânia. Diante disso, o setor secundário é voltado para a produção de alimentos, mineração, extração e trato da madeira, petróleo e produtos químicos.
Acesse também: 10 países mais pobres do mundo
Cultura da Albânia
A diversidade cultural da Albânia está diretamente atrelada ao seu processo de formação territorial, marcado por constantes invasões estrangeiras desde o século I a.C. Os dialetos e idiomas falados são um dos principais exemplos dessa composição. Da mesma forma, o perfil religioso da população deixa expressa a influência de diversas matrizes de crença (islamismo, cristianismo e o bahá'í, por exemplo).
Além das celebrações religiosas, as festas folclóricas são características do país. Uma das principais manifestações é o quinquenal Festival Nacional de Folclore na cidade de Gjirokastër, tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2005. Outros festivais semelhantes acontecem por todo o território albanês, onde há a utilização de trajes típicos e danças características de cada comunidade.
A música popular (folk) é outra importante forma de manifestação cultural da Albânia, com destaque para o estilo iso-polifônico, também considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Infraestrutura da Albânia
A matriz energética da Albânia é formada majoritariamente pela hidrelétrica, seguida de combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo em que o país dispõe de extensa rede de distribuição e elevado potencial de geração por meio das águas dos rios, enfrenta sérios problemas nesse setor no que diz respeito ao custo elevado com o qual o serviço chega ao seu consumidor final. Ainda assim, o país é um exportador de energia elétrica.
O acesso ao saneamento básico ultrapassa os 90% da população, chegando quase igualmente às populações urbanas e rurais.
Devido às suas dimensões, a Albânia dispõe de apenas três aeroportos e sistemas de rodovias e ferrovias relativamente curtos se comparados ao restante do mundo.
Créditos das imagens
[1] Truba7113 / Shutterstock
[2] Daniel Reiner / Shutterstock